Quais os documentos necessários para cada tipo de viagem?

Criado por Letícia Castro em em 04/02/2014

documentos-viagens-quais

da Redação*

Ao planejar uma viagem, além das passagens, hospedagem e todo o roteiro, é importante checar a necessidade de certos documentos, principalmente no caso de destinos internacionais, a fim de evitar problemas no embarque ou desembarque.

Em voos nacionais, é preciso portar pelo menos um documento de identificação válido. Pode ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um passaporte brasileiro, Carteira Profissional ou, para pessoas com idade entre 0 e 18 anos, a Certidão de Nascimento. Os menores que viajam sem a companhia dos pais ou guardiões legais precisam apresentar uma autorização autenticada.

Quem informa é o site do ViajaNet, portal específico para compra de passagens e hospedagens, que lembra também que, para viagens internacionais, as exigências mudam dependendo do destino. Países da América do Sul, como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia, devido a um acordo do Mercosul, não requerem a apresentação de passaporte. O documento é aceito, mas quem não tem pode apresentar a carteira de identidade ou CNH, desde que estejam em bom estado e tenham no máximo dez anos de emissão. A Certidão de Nascimento nestes destinos não é válida para menores de idade, é preciso o passaporte.

Em viagens para os demais destinos do mundo, é necessário contar com um passaporte válido e verificar a exigência de vistos consulares, que devem ser marcados com bastante antecedência. A procura é grande para países como Estados Unidos, Inglaterra e Espanha, que são rigorosos na concessão. Por isso, é importante confirmar as exigências do país antes de comprar a passagem.

Algumas localidades, como países da África, ainda exigem que o turista tenha se vacinado recentemente contra doenças específicas. As mais comuns são contra a Febre Amarela e a Tríplice Viral.

Lembre-se de levar para a viagem a documentação completa para comprovação de reservas de hospedagem. Com tudo em mãos, fica mais fácil aproveitar a viagem sem surpresas desagradáveis.

*Nota: A expressão “da Redação” aparecerá no BABEL.com sempre que indicar a republicação de matéria recebida através de assessoria de imprensa. O texto passará por revisão, antes de ser apresentado aos leitores deste blog.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60