Eleições SP: Kassab supera Marta e confirma expectativa

Criado por Letícia Castro em em 26/10/2008


Kassab com Serra, no primeiro discurso oficial do prefeito reeleito após o resultado oficial das eleições (Foto: Folha de SP)

Com 60,72% dos votos, Gilberto Kassab (DEM) foi confirmado reeleito como prefeito de São Paulo neste domingo. A candidata Marta Suplicy (PT) terminou a campanha com 39,28% da votação. A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 1.700.000 votos a favor do democrata: 3.790.558 contra 2.088.329. Por volta das 18h, Marta Suplicy reconheceu a vitória do adversário e fez um telefonema para parabenizá-lo.

O apoio do atual governador do estado, José Serra (PSDB), à campanha de Kassab tem sido veiculado como o real motivo para a vitória no pleito. Desde o 1o. turno, Serra não escondeu a preferência pelo candidato do DEM, vice-prefeito em sua gestão e que assumiu a prefeitura quando este resolveu concorrer para governador em 2006. O apoio do tucano gerou desconforto no partido em virtude da candidatura de Geraldo Alckmin, relegada a segundo plano por Serra.

Marta Suplicy, em pronunciamento sobre a derrota nas urnas (Foto: Google News)
A figura politicamente desgastada de Marta Suplicy também teve peso relevante no desfecho do pleito. O eleitor paulistano ainda não estava refeito de uma série de questões mal resolvidas na administração da ex-prefeita, como a cobrança de múltiplas taxas, entre elas, a do lixo, responsável pelo alto nível de impopularidade recebido pela candidata. As contínuas viagens ao exterior e um não posicionamento firme contra a política do mensalão acabaram por minar a imagem de Marta.

Nem mesmo o apoio declarado e explícito do presidente Lula que, repetidas vezes invadiu a programação de TV do eleitor da capital para declarar sua adesão à campanha da companheira, foram suficientes para um bom resultado nas urnas. Aliás, desde as eleições para prefeito em 2004, quando Marta Suplicy foi derrotada por José Serra, o PT não emplaca vitória em cargos majoritários na capital, nem no governo do estado, ficando atrás também na votação para presidente da república. No berço político de seu representante maior, o partido tem amargado duras derrotas. O eleitorado paulista parece determinado em sua rejeição e convicto de suas razões.

Aqui se fala português
Comentários (16)
  1. Wander Veroni comentou, em 26/10/2008:

    Oi, Lê!

    A corrida eleitoral aí em Sampa também pegou fogo, né! Mas foi erro do PT em insistir na Marta, como vc lembrou, está muito desgastada pelas várias ações que ela fez no passado. Além disso, já tá na hora da Marta tirar o Suplicy do nome…hehehe…espero que o Kassab faça uma boa administração aí. Aqui em BH a coisa está feia…a candidatura que venceu esconde um debate político bem maior.

    Ah, tô te seguindo no diHiTT!

    Beijão,

    =]

    ——————-
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  2. =) Festa das Cores comentou, em 27/10/2008:

    Oi Lê ((de Lê pra Lê)) rsrs
    passa no meu blog… tem um selo pra voce!
    sucesso sempreee…
    e parabéns!!

    Responder
  3. Aquela tal de brito comentou, em 27/10/2008:

    Obg pelo comentario no meu blog ;)
    nossa ela perdeu feio msm
    aqui onde moro pra quem eu votei tbm perdeu feio ;/
    mas é assim sempre tem que ter um perdedor.
    beeijos;*

    Responder
  4. Júlio Oliveira comentou, em 27/10/2008:

    Pois é, a derrota de Marta foi grande viu…

    Se veotasse em Sampa veu voto era do Kassab.

    Abraço e sucesso.

    Responder
  5. Mente Inquieta comentou, em 27/10/2008:

    Olha com tudo isso que vc citou o barco afundou mais ainda qdo ela começou a atacar o Kassab, eu analisando os debates achei q ela tinha melhores resoluções para o problema de SP mas, diante da campanha dela, torcia para ele nos debates, ela ganhou minha antipatia.

    Gosto muito da maneira q escreve.

    Bjão.

    Assim que puder visite o Coerência Contraditóriahttp://coerenciacontraditoria.blogspot.com

    Responder
  6. greatdj comentou, em 27/10/2008:

    Acho mega engração essa história do Serra com o Kassab, sempre achei estranho o cara apoiar o Kassab que é de outro partido com o Alckmin lá.
    hahah

    O pior de tudo deve ser reconhecer a derrota, coitada da Marta.

    Responder
  7. Michell Niero comentou, em 27/10/2008:

    Foi a vitória do marketing eleitoral. Kassab foi literalmente montado pela assessoria dele e ganhou. Foi a derrota de quem precisa mudar marketeiro. De uma candidata que conseguiu arrecadar ainda mais ressentimento da classe média que na eleição anterior.

    O problema é que é possível analisar esta eieição sem falar de programa político. É muito triste isso,mas a gente não é besta. Tanto é que a taxa de abstenção foi enorme, suficiente inclusive para que a Marta ganhasse.

    Creio que as eleições terminaram de maneira melancólica para que esperava (como eu) uma grande mudança. Vamos lá para mais quatro anos de continuismo.

    Responder
  8. Pedro Junior comentou, em 27/10/2008:

    Ops ela perdeu feio, não sou de SP assim então não posso dizer mt coisa mas assim pelo q vi ele parecer ser um ótimo administrador possa ser q eu esteja enganado, pois não moro na cidade assim não acompanho td…

    t+
    abraços

    O que é o nada?

    Responder
  9. Fidalgo comentou, em 27/10/2008:

    pra mim, nenhum dos 2 presta!

    Responder
  10. catarino comentou, em 27/10/2008:

    Parece que o povo não acreditou que só os candidatos apoiados pelo presidente da república seriam bons.

    Responder
  11. Edu França comentou, em 28/10/2008:

    As eleições paulistas são termômetro e o sinal da orientação da política nacional. Kassab ter ganho em segundo turno é sinal de muita vida resistente do PT, mas a voz da marta é insuportável, não quem aguente! Esse Kassab é figura nova na política nacional, ele tbm é novo, mas tem um apoio forte da FIESP, quem tem a FIESP em SP não precisa nem Deus.
    José Serra é um político profissional, meio atrapalhado nas realções por ser demasiado ambicioso e sem carisma, mas é competente. Isso só não chega pra ser político a outdoor, haja visto o Marco Maciel, que publicamente é inexpressivo, mas nos bastidores tem mais poder que qualquer um possa imaginar, eu vejo o papel do Serra assim, mas ele é vocacionado ao estrelato banal, ele quer ser amado pela multidões, mas se atrapalha na hora de falar, tem gestos desconecxos, explica mal seus projetos, mente mentira dos outros e gagueija nas suas verdades. Coitado, precisa ser mais humilde e reconhecer que precisa de alguém que faça da imagem dele um símpatico de fim de semana, político pra ganhar eleição no MUNDO, tem que despertar a vontade de o convidar para passar um fim de semana com nossa família, tem que parecer um sujeito agradável. O Serra passa a imagem de que subir no mesmo elevador com ele por 3 andares é suplício eterno, segundo de tortura turca!
    Outra coisa, muito importante, a Marta ainda tá dando pro argentino?

    Responder
  12. Marcio Sarge comentou, em 28/10/2008:

    São Paulo é um grande circo político, parece que nada aqui é levado a sério.
    Kassab ganhou notoriedade nessas eleições promovendo políticas que a Marta implantou, pouco fez. Tinha as costas quentes, apadrinhada por Serra, uma personagem que mais lembra os coronéis do sertão onde o poder tem que ser alcançado a qualquer preço.
    Menti e usa a mídia, essa sempre contrária a todo o resto, e se sai bem.
    Agora Kassab como um bom cão leal já faz campanha presidêncial de seu padrinho.
    Bem feito ao PT que apostou na Marta, essa já queimada por alguns erros que fez, e todo mundo sabe que quando se é do PT vão sempre se lembras dos erros nunca dos acertos.

    Responder
  13. Aline comentou, em 28/10/2008:

    Fiquei feliz com o resultado, pois ele foi o meu candidato…

    Chega de PT !!!

    beijos !!!

    Responder
  14. Felipe Lessa comentou, em 29/10/2008:

    Interessante…mesmo não sendo petista, eu era um dos que acreditava na superação da Marta em Sp. Depois de ler e acompanhar aqui um pouco de seu trabalho..descobri a razão de não ter entrado. Bacana. Para falar a verdade, eu estava mais atento ao cenário político aqui no Paraná.
    Voltarei mais vezes. Alias, haha, a receita publicada recentemente…é apenas uma receita ou algo mais jornalístico? Acho que entendeu. Por aqui o Requião utilizou essa das receitas quando foi proibido de fazer propaganda pessoal na TV PR Educativa.

    Responder
  15. transeuropeexpress comentou, em 29/10/2008:

    Sinceramente….a Marta não era a candidata dos meus sonhos….Agora o que me deixa encucada é porque o Brasil é o único país em que pobre vota em partido de direita….

    Responder
  16. Tio Sam comentou, em 15/11/2008:

    A cara da Marta me faz rir,nem sei pq.
    Mas se ela perder mais uma eleição,ela pode virar comediante rsrsrsrs.

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60