Seu filho quebrou o dente. E agora?

Criado por Letícia Castro em em 30/07/2013

crianca_quebrar_dente_o_que_fazerSegundo a odontopediatra Camila Magalhães, “quando uma criança quebra um dente numa queda, a porção fraturada deve ser guardada em um recipiente com água, soro ou leite, e ela deve ser levada imediatamente ao dentista que, em muitos casos, poderá reimplantar esse dente”. A dra. Camila explica ainda que o dente é uma estrutura viva e, sempre que houver um acidente, precisa ser mantido em meio úmido para garantir a hidratação.

O mesmo procedimento é indicado em casos de fratura dental. A medida se aplica tanto aos dentes chamados “decíduos” (de leite) como aos permanentes. Mas, só resolve se o dente for reimplantado em até duas horas: “quanto menor o tempo, maior o sucesso do procedimento”, explica a profissional.

O que fazer quando a criança quebrar o dente

Caso o traumatismo realmente ocorra, veja como proceder:

- Não toque na área da raiz, lave com água, sem esfregar.
- O dente pode ser levado dentro da boca mesmo, para ajudar que a saliva o conserve até a chegada ao hospital, ou ser colocado em um vasilhame com soro ou leite.
- Nunca embrulhe o dente em um lenço ou papel, pois desidrata.
- Não puxe dentes de leite, caso algum tenha entrado na gengiva.
- Procure o dentista em no máximo duas horas, para garantir o reimplante.

Veja também o que diz a odontopediatra Sandra Lunardelli, que destaca qual deve ser a atitude a tomar no caso de queda total tanto do dente de leite, como do permanente:

Escreva um comentário