O inverno chegou, mas você não precisa ganhar peso por isso. Veja dicas de especialista

Criado por Letícia Castro em em 04/07/2013

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Lá vem o frio e todo mundo começa a se preocupar, pois a sensação de que a fome aumenta é grande. Estudos mostram que uma aceleração no metabolismo é normal nessa época, já que, para se adapatar às temperaturas mais baixas, o corpo pede mais alimentos. O que não pode acontecer é comer em exagero por isso. É possível sim fazer escolhas saudáveis que ajudem a manter a balança em equilíbrio.

Quem afirma é a endocrinologista Tatiana Cunha, especialista em obesidade, nutrologia e antienvelhecimento, e que já atendeu a algumas celebridades, como a atriz e educadora física Solange Frazão. Veja o que, segundo a médica, fará bem para a sua saúde neste inverno:

- Manter o metabolismo funcionando constantemente, fazendo refeições de três em três horas, dando preferência a alimentos leves, como frutas, legumes, etc.

- Abusar das sopas: “As sopas feitas com legumes, verduras,  folhas e ervas são uma ótima pedida. Além de muito saborosas, são de fácil digestão e muito saudáveis”, aconselha Tatiana.

- Tomar chá: Estudos realizados pelo King´s College, de Londres, comprovaram que beber pelo menos uma xícara de chá por dia reduz em 44% o risco de ter um ataque cardíaco.

- Trocar os doces por frutas assadas para driblar a vontade de ingerir açúcar no frio.

- Prestar atenção ao consumo de água. Segundo a especialista: “Como não sentimos muita sede no inverno, consequentemente não bebemos água. Mas, precisamos beber no mínimo 2 litros de água por dia, pois nesta época do ano nossa diurese (fabricação de urina) aumenta e para não comprometermos nossos rins e ajudarmos eles a funcionar, só com água mesmo”.

- Utilizar temperos termogênicos (como pimenta, canela e gengibre), para manter o metabolismo acelerado e o corpo aquecido.

- Evitar molhos brancos que costumam ser muito calóricos. Substitua por um molho simples de tomate.

- Preferir alimentos ricos em fibras por proporcionarem maior sensação de saciedade nesta época em que é natural sentir mais fome.

- Continuar se exercitando normalmente. “Além de aquecer o corpo, você conseguirá chegar no verão em forma e com saúde!”, afirma a médica.

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