Dia Internacional do Idoso: Dicas para viver e envelhecer com saúde

Criado por Letícia Castro em em 01/10/2014

dia-internacional-idoso-envelhecer-saude

da Redação

A maturidade é a fase ideal para relaxar, curtir, descansar e ser feliz. E para que estes bons momentos sejam possíveis, ter uma alimentação saudável é mais do que essencial. Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado hoje, a médica nutróloga Débora Froehner, diretora da clínica Nutrocare e coordenadora da terapia nutricional do Hospital do Idoso Zilda Arns, dá dicas sobre dietas na terceira idade. “Nunca é tarde para começar a cuidar da saúde. Basta pequenas mudanças nos hábitos alimentares para manter o corpo em equilíbrio”, orienta.

Com o avanço da idade a mudança de paladar torna-se algo inevitável. Dificuldade de deglutição e muitas vezes perdas dentárias acabam por eliminar alimentos mais consistentes da dieta. De acordo com a especialista, o ideal para a idade é apostar em alimentos mais macios e de fácil mastigação como legumes ralados ou fatiados finos, folhas refogadas e carnes com molhos naturais, como o de tomate. Incluir derivados de leite, lentilha, ervilha, soja e ovo às receitas também são formas de enriquecer os pratos com proteína de boa qualidade.

Para Débora Froehner a hidratação não podem ser esquecida: “O consumo deve ser de no mínimo oito copos de água por dia”. Fazer suco de frutas cítricas, águas saborizadas com fatias de frutas, leite, iogurte e gelatinas também são ótimas opções. “Vale lembrar que qualquer fruta é bem vinda, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de açúcar que cada uma delas contém”, esclarece a médica.

Veja mais dicas no programa Pronto Atendimento, da TV Cultura, no qual o geriatra Félix Guimarães explica como é possível alcançar a terceira idade com saúde e longevidade:

Escreva um comentário