Dia das Mães Renner: Quando Uma Propaganda Acerta Em Cheio O Seu Objetivo

Criado por Letícia Castro em em 30/04/2010

Qual é o objetivo último da publicidade? Se você pensou “concretizar uma venda”, acertou em cheio. E foi isso o que fez a nova campanha publicitária das Lojas Renner para o Dia das Mães, e você já vai entender o que digo.

Realizado pela produtora O2, com a direção de Cesar Charlone (indicado ao Oscar por “Cidade de Deus” e responsável por mais trabalhos de peso como “Ensaio Sobre A Cegueira“), o filme de 60 segundos (aqui você verá a cópia original), que está sendo exibido desde o dia 21 de abril pela Rede Globo, traz como tema uma jovem em um consultório médico à espera do resultado de um exame de gravidez. Diferentemente dos tradicionais spots do gênero, a protagonista, Ana, fica sabendo, no final, que ainda não está grávida, mas, como toda mulher, tem o seu imaginário povoado de todas as cenas que compõem a experiência materna e exclama com firmeza, diante da negativa: “Mas, eu não vou desistir”.

E por que esse comercial consegue acertar em cheio o seu objetivo? Segundo Luciane Franciscone, da divisão de Marketing Corporativo da Renner: “Queremos atingir todas as mães, mesmo as em pensamento”. Esse é exatamente o mérito da campanha. As mulheres trazem dentro de si, desde a mais tenra idade, o sonho de ser mãe e, depois que se tornam adultas, dividem-se, ainda que inconscientemente, entre as que já são e as que ainda tentam ser. A propaganda da Renner é muito competente, pois consegue alcançar todas as suas clientes em potencial, fazendo com que cada uma delas se veja retratada (e, portanto, identificada) ao longo do filme, tanto de um lado como do outro da experiência.

Agora você pode estar pensando: sim, é muito bom, mas por que você está dizendo que este comercial é capaz de se converter em uma venda? Pois bem, então aí vai o meu depoimento. Como ainda não vivi este momento, adoro assistir as propagandas comemorativas dos Dias das Mães, mas sempre me senti excluída. Este ano, enquanto pensava no presente que ia comprar para a minha mãe, fiquei em dúvida: Renner ou C&A? Como sou cliente das duas redes, tenho o cartão de ambas, logo, seria fácil afunilar minhas opções entre uma e outra. E, esta é a razão deste post. Agora só falta esperar para que a minha mãe não o leia e a Renner se prontifique a dar um descontinho bem bacana. :D

Comentários (15)
  1. Jorge Fortunato comentou, em 30/04/2010:

    Olá Letícia
    Vi a propaganda da Renner e num primeiro momento não gostei. Sei lá. Pensei tb naquelas que não podem engravidar. Agora vendo o post, até achoq ue tiveram boa intençao. Atingir as futuras mamães, que sonham com bebês e o momento de serem chamadas de mãe. É pode ser.
    O fato é que, infelizmente, todas essas datas são mais comerciais do que tudo; seja dia das mães, pais, filhos, natal etc e tal.
    beijos

    Responder
  2. Max Martins comentou, em 01/05/2010:

    Oi, Letícia!

    Ainda não havia visto o comercial, mas achei muito bem bolado. Tocou no ponto principal: toda mulher quer ser mãe (ou quase toda, algo beirando 100%). Outra coisa, o Brasil está muito bem servido de profissionais nesse ramo. Não é raro vermos campanhas e propagandas muito bem feitas.
    Um forte abraço!

    P.S. Desconto da Renner? Acho que não…rs

    Responder
  3. Wander Veroni comentou, em 01/05/2010:

    Oi Lê!

    Que propaganda linda! E digo mais: eles conseguiram fazer um curta e não, simplesmente, um comercial. Creio que toda mulher – ou até mesmo homem, que sonha em ter filhos se já pegou imaginando como será quando vc tiver os seus.

    Parabéns a Renner e a O2 pela sensibilidade. Ficou sensacional!!!

    Beijos,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  4. Cris Ferreira comentou, em 01/05/2010:

    Eu geralmente não ligo muito para essas propagandas de dias mães. E na verdade, só resolvi prestar atenção nesta devido ao post.
    Eis que lá pela metade do vídeo me peguei com lágrimas nos olhos. Ele descreve exatamente o porquê da minha vontade de um dia ser mãe.
    Eu também, depois dessa, escolheria a Renner.
    Beijo.

    Responder
  5. Leila Franca comentou, em 01/05/2010:

    Oi,

    Ainda não tinha visto essa propaganda. Gostei porque realmente retrata todos os momentos emocionantes que temos com nossos filhos nos tempos atuais.

    bjs

    Responder
  6. Massoterapeuta no rio de janeiro comentou, em 01/05/2010:

    Achei legal o comercial e um outro foco seria que ser mãe é antes de tudo um sonho realizado e ser filho é a realização de um sonho .

    É claro que esta imagem pesa bastante no consumo , porque no Brasil ainda estamos no começo , mas no resto do mundo a imagem de uma Empresa , como ela trata seus funcionários , meio ambiente e outros fatores sociais , pesa muito para o consumidor na hora da compra .

    Responder
  7. Rosana Madjarof comentou, em 01/05/2010:

    Letícia,

    Muito legal essa propaganda da Renner, e o vídeo ficou incrível mesmo.

    O que as lojas não fazem para afastar a concorrência… rsss

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    Responder
  8. Roniel A. comentou, em 01/05/2010:

    Amiga Letícia, muito criativa essa propaganda da Renner. O vídeo ficou muito bem feito. Abraços. Roniel.

    Responder
  9. PAIXONADO comentou, em 02/05/2010:

    Linda e emocionante a mensagem de amor e percistencia da mãe,
    valeu e parabéns por postar algo tão legal de se ver.

    Responder
  10. Catarino comentou, em 02/05/2010:

    A capacidade de contar uma história em poucos segundos é o que torna as propagandas tão interessantes, este é um ótimo exemplo.
    VivercomSaúde

    Responder
  11. Principe Encantado comentou, em 03/05/2010:

    Muito legal o vídeo que a Renner homenageia as mães.
    Abraços forte

    Responder
  12. Jr Vilanova comentou, em 06/05/2010:

    Estimada letícia,

    Estou passando pra te informar que o Blog ‘Cotatos Imediatos’ está oferecendo a você um selo especial, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido! Nos faça uma visita hoje e saiba mais!

    Um abraço.
    Jr.

    Responder
  13. simone areias comentou, em 09/05/2010:

    Letícia: Tenho que te PARABENIZAR e te AGRADECER por essa idéia! As propagandas do Dia das Mães são muito tocantes e mostram o verdadeiro valor que uma mulher que dá a vida a uma criança tem. Mas e as outras mulheres? Principalmente aquelas que – assim como eu – tentam ser mãe todo mês, anos a fio. Eu não sei se vou conseguir expressar meu sentimento em relação a isso, mas vou tentar. Me sinto muito diminuída diante de qualquer mulher que é mãe, principalmente nesse período em que tudo gira em torno do dia das mães. De repente aparece uma propaganda que lê meu sentimento, que entende o que sente uma mulher como eu, não tem preço! Chorei muito quando vi o comercial, fiquei bastante emocionada, e só tenho a agradecer, pois ouvir: Adota! E não: Continue tentando!… Não que eu tenha nada contra adoção, pode até ser que eu opte por isso caso não consiga… a criança vai ser amada do mesmo jeito! Mas ainda vou continuar tentando, assim como Ana! Obrigado!!!!!!

    Responder
  14. Massoterapeuta no rio de janeiro comentou, em 10/05/2010:

    Amiga ,
    Para provar o meu respeito e admiração, deixei em meu blog um selo para você. Se puder, gostaria que desse uma olhada:
    http://massoterapeuta-no-rio-de-janeiro.blogspot.com/2010/05/sunshine-award.html
    Grande e carinhoso abraço,

    Francisco
    Massoterapeuta rj

    Responder
  15. Brasil Desnudo comentou, em 20/06/2010:

    A propaganda, principalmente vínculada na mídia televisiva, quando bem elaborada, onde atinge de cheio seu público alvo, tende há ter esse efeito.

    Marcio rj

    Responder

Escreva um comentário