Casamentos modernos: uma nova forma de união?

Criado por Letícia Castro em em 06/05/2014

casamento-maio-casais-modernosPsicólogo fala sobre casamentos modernos no século XXI

da Redação

O mês de maio é considerado o mês das noivas, devido a uma tradição praticada por países do hemisfério norte que associam a chegada da primavera com a feminilidade e o romantismo. Nessa ocasião muitos casais optam pelo casamento da igreja e no cartório para realizarem um sonho ou até mesmo oficializar a relação de maneira formal.

Mas, se a ideia romântica permanece, a prática tem perdido força, pois com o passar dos anos e a liberdade feminina obtida nas últimas duas décadas, muitos casais têm optado pela praticidade matrimonial.

Para o psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami, o crescimento desse tipo de “união” é sinal da evolução social que envolve todas as idades, sexo e nacionalidades, permitindo que os mesmos conheçam seus parceiros, obtendo uma noção mais específica do que é relacionar-se diariamente.

Segundo Bez, com essa experiência o casal pode ver se está disposto a dar o próximo passo, testar sua individualidade dentro do relacionamento sem perder a cumplicidade, ver se convivem bem ao administrar todos os âmbitos da relação. “Incluindo a vida sexual, que deve ser satisfatória para ambos com qualidade e entrega, podendo concluir assim se essa pessoa é o companheiro (a) ideal”, afirma.

“Outra vantagem dos relacionamentos modernos, é que, se não há escritura lavrada em cartório e, em uma eventualidade de rompimento o estress pós-separação é menos traumático por não envolver o lado psicológico em lidar diretamente com as frustrações ocasionadas pela separação tradicional”, diz o psicólogo.

Veja alguns questionamentos fundamentais que você e sua cara-metade podem se fazer para testar a qualidade do relacionamento:

1 – Nessa prévia experiência, vocês são felizes?

2 – Cuidado para não sair desta zona de conforto, estabilizando-se nessa relação.

3 – Nesse período de experiências você percebe mais defeitos e divergências do que o oposto?

4 – Ele ou ela é o companheiro (a) que você realmente queria?

5 – Há parceria em relação às tarefas de cada um no lar?

6 – Existe comum acordo, em relação ao pagamento das despesas do lar?

7 – Está feliz com a cumplicidade praticada no casal?

8 – Conseguem, dentro de uma postura conjugal, manter a sua individualidade?

9 – A vida sexual é satisfatória?

10 – A rotina conjugal agrada ou entendia?

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60