Divulgação de blogs: ranking do Google e análise do MyBlogLog e FixolaS

Criado por Letícia Castro em em 26/07/2008

Chegamos ao post número seis. Há seis sábados, o Babel.com analisa as redes de divulgação para blogs e hoje é a vez de tirar as dúvidas para quem quer ter posição de destaque nas buscas do Google. Além disso, mais dois indexadores para fazer o cadastro e aumentar a visibilidade do seu blog. No final, o ranking atualizado com os sites de melhor resultado para o Babel.com. Veja a série completa em “Melhorando o seu blog”, na barra lateral.

Como inserir um blog no Google e otimizar o ranking nas pesquisas

O Google é a maior rede de pesquisas da internet. Ter um site/blog e não constar no Google é quase como não existir online. No entanto, ter um bom posicionamento nas pesquisas não é tarefa tão difícil assim. Para começar, faça sua inscrição no sistema aqui. É necessário ter uma URL válida. Após o cadastro, um robô começará a fazer a varredura das páginas do site/blog. Uma vez reconhecido, o endereço passa a aparecer nos resultados das pesquisas.

É bom lembrar que os sites cadastrados não aparecem na primeira página do Google instantaneamente. Pode demorar até uma semana, inclusive, para que o endereço passe a constar nas listas do Google. A partir daí, conseguir um ranking melhor fica por conta do editor. Algumas dicas podem ajudar a otimizar a ascensão de um site na fila dos resultados. No caso dos blogs, para alcançar a tão sonhada página inicial, vale a pena seguir estes passos básicos:

. postar comentários em blogs com número elevado de visitas e bem posicionados no ranking do Google: o seu blog “pega carona” na popularidade do parceiro e começa a figurar nos resultados que ele apresenta. Não se esqueça de convidar o blogueiro para conhecer o seu trabalho, a maioria sempre retorna a gentileza.

. comentar em fóruns dos mais variados assuntos também garante retorno na certa.

. trocar links com o maior número possível de blogueiros: outra medida que garante usufruir da visibilidade do outro. É uma troca, já que, conforme aumenta a popularidade do seu blog, ele leva consigo os demais no ranking também.

. escrever sobre temas atuais ou relevantes de interesse geral: como as Olimpíadas de Pequim em agosto, por exemplo. As pesquisas mais freqüentes costumam ser sobre os assuntos em evidência no momento.

. inserir o blog em todos os indexadores que cruzarem o seu caminho: até nos que, aparentemente, não geram muitas visitas. Nunca se sabe quando a movimentação dos usuários vai mudar e o indexador secundário de hoje pode se tornar o mais visitado amanhã. Confira a série completa do Babel sobre o assunto.

. divulgar, divulgar e divulgar: esta é uma ação que não pode ser relegada para o segundo plano. Desenvolva sempre novas maneiras de promover o seu blog. Quanto mais conhecido, mais fácil será encontrá-lo nas páginas do Google.

A experiência do Babel com o Google começou tímida. Demorou quase um mês para constar na primeira página. Além disso, o nome, neutro em qualquer idioma, quando pesquisado sem os complementos “.com” ou “pontocom”, não aparecia nas primeiras páginas. Nas pesquisas com os complementos, os resultados também não eram satisfatórios. Hoje, aparece na quarta página, na busca pelo termo “babel” (considerando o filme homônimo, estrelado por Brad Pitt e um sem-fim de blogs mundo afora) e na primeira página, como Babel.com (terceiro resultado) e Babelpontocom (primeiro resultado).

MyBlogLog: é a rede social para blogs do Yahoo!. Semelhante ao Technorati e ao diHITT, o MyBlogLog permite que o blogueiro construa uma rede social extensa de blogs de seu interesse, através de comunidades, tags e widgets para promover-se. Disponibiliza também ferramentas para que o usuário saiba o número de acessos e de onde vieram. Este serviço conta com uma versão mais aprimorada, o MyBlogLog Pro Stats, que é vendida para os usuários. Tem atualizador automático via feed que funciona com um certo atraso. É uma comunidade que funciona bem para blogs em inglês, entre os mais populares do site.

O Babel ainda não obteve resultados expressivos através do MyBlogLog. No entanto, o potencial da rede deve ser utilizado ao máximo, pois a comunidade é numerosa e, com dedicação, pode gerar boa visibilidade para quem publica posts em inglês. Com uma média de 22 milhões de visitas diárias, tem cerca de 275 mil cadastrados, o que o torna bem atraente para uma divulgação mais ampla entre os blogs estrangeiros.

FixolaS: é um indexador de Portugal bem parecido com o Linkk, no Brasil, com as mesmas funcionalidades. Nele, o usuário pode enviar notícias que serão votadas pelos demais até serem promovidas à página inicial. Desenvolvido pelo webdesigner Francisco Costa, o site chegou a ficar fora do ar e agora retorna, remodelado, alcançando grande popularidade entre os blogueiros locais e daqui.

É possível subir posts em outros idiomas, mas os mais prestigiados estão na página principal em português. Para o Babel, o Fixolas ainda não gerou o resultado esperado, trazendo a primeira visita somente no segundo dia, após o cadastro. No entanto, é um excelente meio de visibilidade entre os blogueiros portugueses e brasileiros que apreciam a mútua interação.

Ranking atualizado do Babel com as redes analisadas até o momento. Note a oscilação desde a semana passada:

9o. Digg
10o. Central dos Blogs
11o. Dignow
12o. Portal dos blogs
13o. MyBlogLog
14o. FixolaS
15o. Technorati
16o. del.icio.us

Semana que vem: como indexar os blogs no Yahoo!, Live Search do MSN e análise do OuviDizer. Continuem acompanhando!

Aqui se fala português
Comentários (37)
  1. bertonie-JVinee comentou, em 26/07/2008:

    PRIMEIRO COMENTÁRIO!!!
    :)
    Me amarrei na análise do Google. Já me cadastrei lá, apesar das palavras difíceis do seu texto [Bertonie ainda está com raciocínio lento].
    Gostei muito das análises, e tou me cadastrando pouco a pouco em todos que você recomenda.
    Parabéns pela popularidade do seu blog.
    xD
    ABRAÇOS

    Responder
  2. Lucas Fernandes comentou, em 26/07/2008:

    Letícia,

    Cheguei de viagem à pouco e vim conferir a série. Confesso que estava aguardando as dicas sobre o Google, o óraculo da web. Bem, espero testar todos os sites de indexação e redes sociais, seguindo assim suas dicas.

    Parabéns pela série! Uma das mais criativas e úteis da blogosfera.

    Beijos e até mais.

    Responder
  3. Luciano comentou, em 26/07/2008:

    Oi, Letícia!
    Apesar de não ser dono de nenhum blog venho acompanhando a série para poder aplicá-la um dia.
    Parabéns pelo empenho e trabalho nas análises dos sites de “ajuda” aos blogueiros.
    Beijos e mais uma vez parabéns pela inovadora série!

    Responder
  4. Nathalia... comentou, em 26/07/2008:

    É sempre um prazer ler seus ensinamentos.
    No meu caso o google é disparado o que mais de dá visitas, existem muitas técnicas que o próprio google ensina, utilizando as ferramentas que estão disponíveis para quem usa o google analytics.
    Grato pelo comentário feito no meu blog.

    Responder
  5. Betinha comentou, em 26/07/2008:

    Recebi o seu comentário no meu blog, e desde já peço desculpa pelo meu atrevimento de postar sua poesia no meu blog sem sua autorização, é que não resisti, achei simplesmenta bela, mas uma vez perdão, da próxima vez eu o faço OK? rsrsrs… É um prazer fazer turismo em seu blog,já faz parte da minha rotina virtual. Beijos.

    Responder
  6. Wander Veroni comentou, em 26/07/2008:

    Oi, Letícia!

    Como já sou suspeito para falar do seu trabalho, assim como Luciano, não me canso de dizer que a sua série de reportagens é a mais bem feita que já li sobre o assunto.

    É uma prestação de serviço na blogsfera e que, até hoje, não vi em nenhum grande veículo que cobre informática/tecnologia fazer tão bem feito.

    Cadastrei a URL do Café no Google, coisa que não tinha feito ainda.

    Vlw pelas dicas!!!

    Bjão,

    =]

    Responder
  7. Fran comentou, em 26/07/2008:

    OOi, Letícia!
    Eu abri bocão de susto aqui quando li seu comentário. Não é todo dia que se tem alguém que escreve tão bem e sobre assuntos tão úteis elogiando seus textos, né? Obrigada! ^^

    Embora eu não tenha nenhuma grande pretensão com meu blog, ter leitor pros meus devaneios é sempre muito bom. Suas dicas vão me ajudar! ^^

    Volto aqui, com certeza.

    A gente pode pensar em parceria, se quiseres. Eu adoraria! ^^

    bom final de semana!
    beijos!

    Responder
  8. PlanetaCelular comentou, em 26/07/2008:

    Caros Amigos

    excelente matéria.

    sou o responsável pelo Cineplaneta.blogspot, gostaria de ser parceiro do seu blog.

    por favor entre em contato

    abs
    Paulo Araujo

    Responder
  9. Lizzie comentou, em 26/07/2008:

    Não conheço nenhum dos dois…Ai,ai…Eu tenho um certo problema com esses rankings!

    Beijocas
    Saudade imensa
    http://www.lizziepohlmann.com

    Responder
  10. Eninha e Pedro Campos comentou, em 26/07/2008:

    Leticia ,
    Parabéns pelo seu trabalho , parabéns pelo blog. Muito legal e muito útil.

    Eninha
    Ps Apereça:
    http://wwwoqueeisso.blogspot.com/

    Responder
  11. Fran comentou, em 26/07/2008:

    Babel no Buffet! ^^

    boa noite, Letícia!

    ;*

    Responder
  12. Juan Trasmonte comentou, em 26/07/2008:

    Lelê, mais uma e a séria continua ótima.
    Na minha experiência pessoal, o motor de busca do Google é, disparado, o que traz mais gente para o meu blog. Mas isso aconteceu depois que meu blog foi juntando informação como para aparecer nas buscas das pessoas que, aliás, são insólitas as vezes.
    Besos!
    Me deixa usar esse espaço para pedir que venham mais pessoas ao blog para participar na luta contra a segregação dos ciganos na Itália.
    Valeu!

    Responder
  13. Jéssica comentou, em 27/07/2008:

    Olá!
    Estou comentando porque realmente achei adorável o seu blog!
    Parabéns, beijos!

    Responder
  14. Leandro Vitor comentou, em 27/07/2008:

    Parabéns pelo post, um dos mais esclarecedores que já li em blogs! Eu vou te adicionar em meus favoritos do meu blog e vir aqui sempre que possível.
    Um abraço

    Responder
  15. Mizé comentou, em 27/07/2008:

    Olá. Obrigado pelo seu pedido de amizade no Dhitt.
    O seu post reune boas dicas, e é bastante esclarecedor. Alguns dos sites que recomenda ainda não conheço. Obrigado por partilhar.
    Gostei bastante do seu blog e vou voltar.
    Mizé.

    Responder
  16. klub24 comentou, em 27/07/2008:

    Ola Leticia.

    Bom post. Com tanto agradecimento, só pode ser boa matéria.

    Perguntas:

    Devemos adicionar nossos posts em todos eles, ou de alguma forma é interpretado como SPAM mais tarde?

    Têm links nofollow? Ou existew algum que tenha dofollow?

    Obrigado pela resposta (se responderes) e sucesso para o teu blog.

    Grande abraço para ti e para todos os teus leitores.

    Artur

    Responder
  17. Gustavo comentou, em 27/07/2008:

    Letícia,
    parabéns pela série, estava escrevendo sobre o mesmo assunto, cheguei a escrever uns 5 posts sobre algumas redes, mas depois que comecei a ler as suas desisti…rsrs…
    sucesso.

    Responder
  18. blog comentou, em 27/07/2008:

    Letícia, fiquei sabendo que existe uma fórmula de manter-se sempre nas primeiras posições do google.
    Já ouviu falar sobre isso?

    Não sei exatamente como fazer, mas há muitos sites que, mesmo não merecendo (não tendo tantas visitas/mês), estão sempre entre as primeiras.
    há forma de burlar, então.

    Valeu o serviço.
    Abraços

    Responder
  19. Lu comentou, em 27/07/2008:

    Parabéns pelo blog!!

    Voltarei mais vezes.

    Confira tb o meu:

    curiososecia.blogspot.com

    Abs

    Responder
  20. Butterfly Girl comentou, em 27/07/2008:

    Oiee!

    Muito bom o blog e adorei as dicas…vou usar algumas!!
    Pena q precise de muitaaaaaaaaaaaaa dedicação e tempo…para divulgar um blog, e ficar em destaque nas buscas do google…mas a gente tenta mesmo com pouco tempo,pra isso!

    Bju bju!

    Responder
  21. Douglas Lopes comentou, em 27/07/2008:

    boas dicas valew

    Responder
  22. Fabio comentou, em 27/07/2008:

    lgl…. vou inscrever meu bliog em alguns

    Responder
  23. Edu França comentou, em 27/07/2008:

    Inscreverei o Baião, não exatamente o porquê, mas vou!!!

    Responder
  24. Marcelo comentou, em 27/07/2008:

    Não entendo muito bem como funcionam os mecanismos de busca, mas sei que seguem alguma lógica como você relatou. Achei o texto bem esclarecedor.
    Aliás, vou colocar novos links no meu blog e vocês estão na lista dos que serão inseridos esta semana. Não troco links, só coloco aquele que considero ter qualidade. Não se sinta coagida a inserir o link do saco de filó. Não é essa a intenção.
    Um abraço

    Marcelo Leite

    Responder
  25. Thaís Abdala :) comentou, em 27/07/2008:

    Nossa que legal *-*
    Depois passa lá no meu, beijos ‘

    Responder
  26. Victor Valente comentou, em 27/07/2008:

    cara muito bom esse topico

    eu estava procurando isso e n encontrava
    pena q estou sem tempo pra ver isso

    mas ja botei nos meus favoritos pra voltar aqui e ler com calma

    Responder
  27. Raphael Rickes comentou, em 27/07/2008:

    Muito legal essa analise do google.
    Parabéns pelo blog!
    \0/

    Responder
  28. Douglas Lopes comentou, em 27/07/2008:

    Estes links no final do post são me muito úteis, já tinha lido a matéria hoje cedo =]

    Responder
  29. LUCAS DE OLIVEIRA comentou, em 27/07/2008:

    grande prestação de serviços para a blogosfera!

    parabens, teu blog é muito interessante!

    abçs

    Lucas de Oliveira

    Responder
  30. Lucas Fernandes comentou, em 28/07/2008:

    Opa,

    Letícia, depois passa lá no Sem Fronteiras para receber um presentinho. Até mais.

    Responder
  31. Selene Valdragon comentou, em 29/07/2008:

    muito legau cara
    principalmento pq por mais q alguem escreva um blog pra si mesmo ainda assim quer q ele seja visitado
    XD voltarei

    Selene Valdragon

    Responder
  32. Raela Migliesi comentou, em 29/07/2008:

    Muito boas as suas dicas de divulgação de blogs. Verdadeiramente úteis.
    Eu estava mesmo precisando de umas dicas.
    Obrigado por visitar meu blog!

    Responder
  33. escaravelhoandarilho comentou, em 13/08/2008:

    Muito legal o post.
    Obrigado pela dica.
    Nçao conhecia alguns dos sites, e gostei de cnhece los.
    Obrigado novamente.
    Abraço.
    http://escaravelhoandarilho.wordpress.com

    :)

    Responder
  34. Francisco Costa comentou, em 08/09/2008:

    Olá!
    É só para avisar que o FixolaS agora conta com novas funcionalidades.
    Fica a conhecer as novidades do FixolaS.
    Cumprimentos.

    Responder
  35. www.yogabrasil.org comentou, em 03/02/2009:

    Namaste! Obrigada de coração pelas dicas, estamos tentando divulgar um movimento de mídia independente e união da comunidade de yoga no brasil. Se você pudesse fazer a gentileza de apoiar e manter esse comentário no seu blog seria de profunda ajuda…pois a causa é sincera e honesta!
    Abraço!
    Equipe Portal Yoga Brasil
    http://www.yogabrasil.org

    Responder
  36. telescopio(marcioplay2cell) comentou, em 05/07/2010:

    é muito interessante seu assunto Letícia,estas dicas são de grande ajuda para nós valeu!

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60