Copa 2010: Vuvuzela É Eleita A Musa Da Copa

Criado por Letícia Castro em em 04/07/2010


Ela, ela, ela, a Vuvuzela

Pelo menos, aqui no BABEL.com, não foi a vulgaridade da bela paraguaia Larissa Riquelme, nem a atitude impositiva da jornalista espanhola Sara Carbonero, a eleita musa da Copa 2010. A coqueluche, a pequena notável e, diga-se, muito barulhenta, foi ela: a vuvuzela. Presente em absolutamente todos os cenários que envolvem o Mundial, pelos quatro cantos do planeta, ninguém escapa ao corneteio estridente do instrumento símbolo da torcida do campeonato. Ela, a vuvuzela, é, hors concurs, a figura mais representativa e o que levaremos na memória quando o torneio finalmente chegar ao fim, no próximo 11 de julho.

Segundo a Wikipédia, a vuvuzela “é um aerofone de cerca de 1m de comprimento, usada por torcedores em jogos de futebol. As vuvuzelas ganharam forte exposição na mídias devido à Copa do Mundo 2010 (…) e a função sonora que exercem para comemorar gols ou durante a partida.” Para nós, brasileiros discípulos de Dartagnan, é o famoso cornetão, que nas mãos desse inesquecível torcedor, ainda anima as partidas que o Brasil disputa, mais especificamente, a seleção masculina de vôlei.


Origem da Vuvuzela


Surpreendente, na verdade, é saber que a vuvuzela tem uma origem antiga, entre os povos ancestrais africanos, que a entoavam para a convocatória de suas reuniões tribais. O ancestral direto é uma espécie de berrante de origem kudu, de nome ixilongo ou mhalamhala, dependendo da região e alguns modelos são feitos de lata, diferentes das barulhentas vuvuzelas em plástico, popularizadas na Copa da África. Aliás, a palavra “vuvuzela” significa “fazer barulho” ou “chuveiro”, em idioma nativo e para este Mundial, estima-se que foram vendidas mais de um milhão de unidades.

 

A Vuvuzela na Internet

Como não poderia deixar de ser, o zunido da vuvuzela também invadiu os meios online. O YouTube disponibilizou, desde o início do campeonato, um dispositivo no seu player em formato de bola de futebol que, quando apertado, emite sem parar o ruído ensurdecedor do instrumento.

Ainda no YouTube, você encontra a música oficial da Vuvuzela, composta pela banda sul-africana Sergeant Fu, especialmente para a Copa 2010.

Aqui se fala português.
Comentários (9)
  1. Edegard comentou, em 09/07/2010:

    Vai deixar muita saudade da África e de seus habitantes.
    Ótima matéria e informação.
    Abraços

    Responder
  2. Mayara Caparroz comentou, em 09/07/2010:

    Olá! (Eu estava sumida, mas voltei!)

    Ótimo texto, comadre!
    Olha só que legal, conheci mais sobre a história da famosa vuvuzela.
    A única coisa boa da seleção brasileira ter saído da Copa 2010, foi que o barulho insessante das vuvuzelas, aqui no Brasil, sumiram! hahaha.
    Contudo, jamais esqueceremos dessa “coisinha” barulhenta, rs.

    Beijos, Lê!

    Responder
  3. Max Martins comentou, em 12/07/2010:

    Oi, Letícia!

    Que bom ler um texto seu de novo.

    Pensei que a Jabulani seria a “bola da vez” mas, com certeza, das Vuvuzelas ninguém vai esquecer. Tomara que ela não apareça em 2014, pois é muito irritante.

    Forte abraço.

    Responder
  4. Jeferson comentou, em 13/07/2010:

    Apesar de ser um som bem irritante, eu achei bacana, pois mostrou a força da cultura africana, que apesar das inúmeras tentativas de barrar as vuvuzelas nos estádios elas permaneceram até o fim.

    Antes de criticar as vuvuzelas, devemos pensar que elas representam muito para o povo de lá. E proibí-las seria como proibir os bumbos e tambores tocando ritmo de samba na copa de 2014.

    Pensem nisso.

    Um belo texto.

    Abraços

    Responder
  5. Cecília comentou, em 13/07/2010:

    Letícia,ela realmente marcou a Copa…acredito que mesmo tendo um som irritante irá deixar saudades.
    Bjos

    Responder
  6. TEIA comentou, em 14/07/2010:

    Vamos ver se no brasil essa moda pega !Espero que não rsrs!
    Até mais.

    Responder
  7. Ana Lucia Nicolau comentou, em 14/07/2010:

    Oi Letícia,realmente,essa copa será lembrada principalmente pelas vuvuzelas….
    abs

    Responder
  8. Patricia comentou, em 15/07/2010:

    Realmente a vuvuzela foi a musa da copa!
    Adorei seu artigo e o fato de termos leitura de qualidade em outros idiomas também é muito bom.
    Parabéns pelo blog.

    Responder
  9. J.F. Souza comentou, em 15/07/2010:

    É a primeira vez que eu apareço por aqui! Gostei do texto. Mas essa Vuvuzela é imsuportável!

    Responder

Escreva um comentário