À sombra dos deuses: os super-atletas de Pequim e suas marcas espantosas

Criado por Letícia Castro em em 20/08/2008
Michael Phelps (EUA): Se existe um homem-peixe, ele atende por esse nome. A estrutura corporal de Phelps parece ter sido primorosamente talhada para esportes aquáticos: extensão entre a cabeça e o umbigo superior à média humana, braços excepcionalmente longos para a altura – 1,93m – e com envergadura de 2,01m, pernas desproporcionalmente mais curtas e pés compridos – 29,8cm, o equivalente a calçados número 48. Os traços favoráveis e o talento inegável fizeram com que o norte-americano se sagrasse o maior campeão olímpico de todos os tempos. São 14 medalhas de ouro no total: oito em Pequim (o maior número em uma única edição) e seis em Atenas, em 2004. Os recordes acompanham as medalhas: oito em Pequim (sete mundiais e um olímpico) e sete em Atenas (três mundiais, dois olímpicos e dois americanos – um deles com a medalha de bronze). Phelps também detém a assombrosa estatística de 17 títulos mundiais, entre os anos de 2001 e 2007. E ainda tem o tempo a seu favor. Com apenas 23 anos, se mantiver a boa forma física, deverá competir em, pelo menos, mais duas olimpíadas.

Yelena Isinbayeva (Rússia): “Eu não tenho limites. O céu é o meu limite.” Com essas palavras, Yelena Isinbayeva definiu a façanha de alcançar a marca de 5,05m, na disputa de salto com vara feminino, em Pequim. A atleta russa já havia garantido a medalha de ouro, mas continuou saltando para quebrar o próprio recorde mundial, de 5,04m, estabelecido em 27 de julho deste ano. Menos de um mês mais tarde, Yelena consegue a proeza e bate, pela 24ª. vez em sua carreira, a cobiçada marca. A segunda colocada, a norte-americana Jennifer Stuczynski, não chegou nem perto de Isinbayeva e ficou com a prata ao saltar 4,80m. Bi-campeã olímpica (2004 e 2008), Yelena é a primeira mulher a conseguir ultrapassar a barreira dos 5m e é considerada a maior atleta da categoria de todos os tempos.

Usain Bolt (Jamaica): Há quem diga que o nome pode determinar a vida de um indivíduo. Para Bolt (do inglês “raio”), isso parece ser verdade. O jamaicano, nascido em 21/08/86, incendiou a pista de atletismo do Ninho de Pássaro por duas ocasiões nestas olimpíadas. No último sábado, venceu a prova dos 100m rasos, pulverizando o próprio recorde de 9s72, atingido em maio deste ano, em Nova York. A nova marca: incríveis 9s69. Quatro dias depois, o Hermes jamaicano repete a proeza: novo recorde mundial nos 200m rasos. Desta vez, baixou a marca do americano Michael Johnson, em Atlanta-96, de 19s32 para 19s30. E com folga. Bolt sobra na pista, brinca, olha para os lados e se dá ao luxo de reduzir o ritmo perto da linha de chegada. É um fenômeno que, com a pouca idade, ainda fará muita história nos próximos jogos olímpicos.


Fotos: Michael Phelps, Sports Illustrated, Yelena Isinbayeva, Site Oficial das Olimpíadas e Usain Bolt, Site Oficial das Olimpíadas

Aqui se fala português
Comentários (5)
  1. Wander Veroni comentou, em 20/08/2008:

    Oi, Lê!

    Excelente abordagem sobre os Jogos. De atletas a semi-deuses…vencendo o seu próprio limite. Outro dia, li na net a biografia do Phelps e fiquei impressionado como ele, que era um garoto desengonçado e zoado até falar chega na escola conseguiu dar volta por cima e ser o atleta destaque de Pequim 2008.

    Adorei seu comentário lá no Café! Teve até assinatura do Luciano junta…gostei d+!

    Bjs,

    =]
    ____________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  2. Luciano comentou, em 20/08/2008:

    A matéria sobre os super-atletas de Pequim e suas marcas espantosas está incompleta!
    Encontrei uma omissão!

    Calma, eu explico:

    Faltou a editora do Babel!

    Vc também é uma super-atleta, e deve estar fazendo muita ginástica para dar conta desta quantidade de Posts de qualidade e de atualizar o seu quadro original de medalhistas de ouro diariamente!

    Vc está batendo todos os recordes!
    Sucesso!
    Beijos

    Responder
  3. SILVIA comentou, em 21/08/2008:

    Oi filhota,

    Endosso o que o Lu disse acima em você ser uma super-atleta e já, por conta própria vou te dando a medalha de ouro, te subindo ao pódio e cantando o hino nacional com a mão no lado esquerdo do peito, ah e tem mais, com aquela coroinha linda de flores em volta da sua cabecinha. As roupas já estão ficando apertadas de tanto ORGULHO viu!!.

    beijocas com muito amor e muitas saudades!!!!

    tu mamita

    Responder
  4. All3X comentou, em 23/08/2008:

    O blog Babel.com está incrível, e mostra que Babel sabe juntar em um só lugar informações sobre tudo o que acontece ao redor do mundo. Sabe como ninguém unir todo o pensamento útil em poucas palavras.
    Parabéns, fico um pouco constrangido, mas gostaria que fizesse um visita ao meu blog ainda iniciante.
    Valeu,
    All3X

    Responder
  5. Luly comentou, em 26/08/2008:

    Gostei dos destaques!

    Vamos torcer pra um brasileiro chegar lá também!

    http://www.rosas-inglesas.blogspot.com

    Responder

Escreva um comentário