XXIX Jogos Olímpicos: a loucura dos chineses pelo 8

Criado por Letícia Castro em em 29/03/2008
poster-olimpiadas-2008Pequim, 08 de agosto de 2008. Às 8:08h da noite (horário provável, ainda não oficial), terá início a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A data e a hora, escandalosamente propositais, foram escolhidas simbolicamente para representar a grande massa supersticiosa, milenar e com fome de galgar os degraus que ainda a separam das grandes potências do mundo atual.

Nada casual, portanto, é a repetida presença do número 8 e a insistência feroz com que o Comitê Olímpico Chinês brigou para sediar a primeira Olimpíada do país neste ano. Deixou para trás Toronto
, Paris, Istambul e Osaka e teve que se explicar perante muitos grupos independentes que objetaram, argumentando sobre o frágil sistema de direitos humanos da China, o que a tornava não merecedora da honraria. O governo prometeu demonstrar, durante o evento, que a grande nação está tentando entrar no novo milênio com ideais diferentes e, para tanto, instituiu a frase “Nova Pequim, Grande Olimpíada”, como lema.

O 8 na numerologia chinesa
Para a cultura chinesa, o número 8 é sinônimo de coisa boa. A idéia está na semelhança do som entre a palavra “oito” (?), algo como /bã/ e o vocábulo /fã/ (?), que significa riqueza e prosperidade. Em alguns dialetos regionais, como o cantonês, “oito” (baat) e “fortuna” (faat) se confundem. Além disso, o número 88 também é muito parecido com o shuang xi (“felicidade em dobro”). Trata-se de um desenho decorativo muito popular feito a partir de dois ideogramas estilizados (?) que querem dizer “alegria” ou “felicidade”.A adoração pelo 8 não é moda de ocasião. Há histórias malucas sobre a prática, comum entre eles. Conta-se que, uma vez, na cidade de Chengdu (sudoeste da China), vendeu-se um número de telefone, de dígitos 8888-8888, por mais de 270 mil dólares. Já um homem em Hangzhou (leste do país) pôs a placa de seu carro, A88888, à venda por mais de um milhão de yuans (unidade da moeda chinesa). Até o famoso peixe dragão, espécie rara e muito valorizada, tem sempre vários números oito em seus chips de identificação.

Com a proximidade dos jogos, os chineses estão literalmente “going wild” com o 8. Jornais locais noticiaram que há uma expectativa de cerca de 18 milhões de nascimentos para o ano, por todo o país. Parece que as niang (mãe, em chinês) esperaram, de caso pensado, para dar à luz em 2008 os famosos “bebês olímpicos” e há um número crescente de pedidos de cesarianas para o 08 de agosto. Em Xangai, mais de 120 mil casais vão se casar nesse mesmo dia, considerado o melhor da década, e os hotéis da cidade já apresentam lotação esgotada, com festas de casamento para a data.

Curiosidades à parte, com uma Olimpíada em ano terminado por 8, o governo chinês, muito astuto, prontamente se viu diante de uma boa oportunidade de divulgar bem o país. A China certamente vai precisar de todos os bons agouros que o número puder trazer, pois a situação com o Tibet continua sem solução e as promessas de boicote de países como a França ameaçam ofuscar o brilho do evento. Ao que tudo indica, com ou sem o oito, os jogos de Pequim prometem grandes emoções até que se realizem, de fato, na curiosa data.

Comentários (12)
  1. Luciano comentou, em 29/03/2008:

    Só os chineses mesmo.
    Muito rico o texto, que ao mesmo tempo informa e ensina (as palavras chinesas).
    Continuarei acessando e aprendendo.
    P.S.: creio que é este o caminho do blog.
    Parabéns!

    Responder
  2. Silvia comentou, em 29/03/2008:

    Parabéns pela escolha do tema, instrutivo além de tudo, pois eu mesma não sabia essa predileção dos chineses ao número 8. Espero que nas Olimpíadas eles tenham o mesmo sucesso que estão tendo nos negócios.
    Valeu baby!!!!!

    Responder
  3. Gilmar Costa comentou, em 01/04/2008:

    Tomara que esses jogos olímpicos possam pôr um basta na luta armada entre a China e o Tibet.
    Como é costumeiro, durante a realização dos Jogos Olímpicos, as nações em disputa bélica selam a PAZ. Vamos torcer! Gostei do blog.

    Responder
  4. Edson Carlos de Oliveira comentou, em 07/06/2008:

    Interessante matéria.

    Gostaria apenas de deixar um comentário secundário ao foco principal do artigo.

    Um dos problemas do governo chinês é que ele segue o velho princípio marxista: “moral é coisa de burguês”. Logo, não acredito em nenhuma promessa que venha oficialmente do governo Chinês.

    Além do mais, um elogio meu a essa ditadura arcaica seria uma traição para com meu irmãos de fé católica que são perseguidos e presos pelo atual regime.

    Parabéns pelo blog Letícia.

    Edson
    http://conservadoredai.blogspot.com

    Responder
  5. Alexandre Brendim comentou, em 07/08/2008:

    Olá Letícia,

    Bem legal o post, já tinha ouvido falar da semelhança do número 8 com boa sorte em um programa esportivo.

    Gostaria de lhe pedir permissão de postar uma parte do seu texto no blog do meu salão que é especializado em dia da noiva.

    Queria postá-lo amanhã e com a devida referência ao seu site

    Obrigado

    Alexandre Brendim
    alexbrendim@yahoo.com

    Responder
  6. Anonymous comentou, em 07/08/2008:

    Olá, fiquei muito feliz em saber que o número 8 significa tudo isso para os chineses, pq eu achava que eu tinha muita sorte por ter nascido em um ano bissexto, mas agora tenho certeza que ter nascido no dia 08/08 não foi por acaso. Amanhã faço aniversário 08/08/08, acho que terei muita sorte. hehehe. Um abraço.

    Responder
  7. Anonymous comentou, em 07/08/2008:

    Ah, o anônimo aí em cima sou eu: Antonio Marcos H. de Andrade.

    Responder
  8. Rodrigo comentou, em 12/08/2008:

    muito interessante, justo nesse ano que vivemos o 08/08/08! Realmente vivemos num mundo cheio de surpestições curiosas!! abraço

    http://midiaculturaletc.blogspot.com/

    Responder
  9. João Marcos comentou, em 12/08/2008:

    Bem legal,mas um pouco fanático.Será que lá eles tem superstições com o 13?
    Mais uma das inúmeras tradições de um país tão rico culturalmente como a China.

    Adorei seu blog!
    http://clicktudonet.blogspot.com

    Responder
  10. LUCAS DE OLIVEIRA comentou, em 12/08/2008:

    numerologia!

    ashuahusah

    bom o post!

    Lucas de Oliveira

    Responder
  11. Cristopher comentou, em 26/08/2008:

    Muito bom o post, muita gente por aí falou do número 8 e tudo mais, que é superstição lá na China, mas poucos colocaram os fonemas em chinês…

    João Marcos, o 13 para os chineses é o número 4, lá hospitais não possuem o 4ºandar e outras bizarrices pois a fonética de 4 (ti) é muito parecida com “Morte”(Shi).

    Responder
  12. jc8 comentou, em 20/05/2014:

    eu nasci no dia 8 do 8 se eu for na china vou ser reverenciado em dobro.

    Responder

Escreva um comentário