Rankings do Google: Atingir os primeiros lugares do buscador exige investimento

Criado por Letícia Castro em em 26/06/2013

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Aparecer nas primeiras posições de sites de busca, no meio de uma miríade de conteúdos criados todos os dias na internet, não é automático. Segundo Márcio Rodrigues, especialista em gerenciamento de links patrocinados certificado pelo Google em Jundiaí, é preciso investir em gerenciamento de SEO (do inglês “search engine optimization”) e personalizar o site seguindo padrões reconhecidos pelos buscadores. O que significa que a aparência por si só não basta para atrair novos clientes. “É indispensável manipular os mecanismos de busca, falando a mesma linguagem deles. Sem isso, o site ficará perdido em meio a milhares de concorrentes”, afirma.

Além de subir no ranking dos resultados das pesquisas por meio da otimização do site, outra ferramenta importante para o mesmo fim é a utilização de links patrocinados, anúncios em texto com título, descrição do produto ou serviço oferecido e a URL direcionando para o site de origem. Eles permitem que uma marca apareça com destaque nas buscas online.

Utilizar esse tipo de divulgação tem atraído a atenção de pequenos e médios empresários de modo geral, pois a propaganda é gratuita até um visitante clicar sobre o anúncio. Esta é a garantia de que o investimento trará resultados. A tarifação mais comum para quem anuncia no Google é baseada no conceito de custo por clique (CPC) que distribui uma parte do lucro com a publicidade entre a empresa e os afiliados que gerarem tráfego para o site.

A necessidade de aparecer com destaque nas buscas feitas pela internet se intensifica cada dia mais, pois, conforme levantamento da empresa WordStream, a publicidade é a principal fonte de recursos do Google. A receita da companhia ultrapassou os US$ 50 bilhões em 2012, segundo balanço divulgado em janeiro deste ano, e ficou à frente, pela primeira vez, dos ganhos publicitários obtidos por jornais e revistas nos Estados Unidos.

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