Virais do YouTube: publicidade que se tornou mania nacional

Criado por Letícia Castro em em 07/07/2008
A American International Group Retirement Services (AIG) é uma das maiores companhias de previdência privada dos Estados Unidos. Há pouco mais de seis meses, lançou uma campanha publicitária intitulada “Live stronger, retire stronger” (algo como, “Viva com mais vigor, aposente-se mais fortalecido.”) que mostra atitudes que os americanos devem tomar, a fim de obter um padrão de vida melhor e preparar-se para uma velhice amparada que, segundo cálculos da organização, pode durar até mais de 30 anos, naquele país.Os spots publicitários são multitemáticos e veiculam idéias do tipo “Animais de estimação acrescentam 7 anos a sua vida.”, “Diminuir o stress, 15 anos a mais.” e tudo é ilustrado com uma série de anúncios, potencialmente amadores, extraídos de vídeos caseiros do YouTube. Transformar vídeos de sites como o YouTube em propaganda, aliás, é a mais nova tendência da publicidade norte-americana, que já criou spots do gênero inclusive para marcas como a BMW. E o sucesso da campanha da AIG tem provado que o tiro é certeiro. Os comerciais com o tema “laughing babies” (“bebês rindo”), que propagam o conceito que rir faz bem para a saúde (e garante 8 anos a mais de vida, segundo o anúncio), tornaram-se virais por toda a internet e se constituíram em uma mania nacional entre os americanos.

Entre os mais famosos, está o do bebê Ethan, com pouco mais de nove meses na época (cerca de seis meses atrás). No anúncio, Ethan contagia o telespectador ao rir às gargalhadas por rasgar papel junto com o pai, que também se diverte a valer com as reações do garotinho. Na versão editada de aproximadamente 30 segundos, omite-se as muitas cabeçadas que o bebê dá, em um carrinho colocado ao seu lado, quando se descontrola pela graça da brincadeira. Tudo à vista do pai, que não o socorre e continua rindo. Se o bebê de fato se machucasse, seria cruel, no entanto, são essas imagens prosaicas, que poderiam fazer parte da coleção de vídeos de qualquer família, que capturam o telespectador e podem torná-lo um possível cliente da AIG, por identificação.

Veja abaixo, o vídeo comercial da AIG com o pequeno Ethan. Note a mensagem “+8”, no canto da tela, reafirmando o conceito de que o simples ato de rir pode prolongar a vida.

Esta é a versão original, sem cortes e supostamente tirada do YouTube. Comercial à parte, Ethan é um bebê adorável.

Aqui se fala português
Comentários (25)
  1. Wander Veroni comentou, em 07/07/2008:

    Oi, Letícia!

    Mais uma excelente pauta, minha amiga! Nossa que achado….hehehehe…mto bacana!

    O YouTube é a grande menina dos olhos para quem quer deixar a sua marca conhecida. Só espero que a família do jovem Ethan tenha ganhado uma quantia satisfatória pelo uso da imagem.

    Bjs,

    =]
    _________________________________
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  2. A.Amorim comentou, em 07/07/2008:

    Olá Leticia,

    Eu gostaria de ver o pai do garoto rir assim na hora que ele estiver dormindo e o gorotinho pegar sua carteira e rasgar todos os seus dólares. rs pois para o Ethan, rargar papel é pura diversão.

    E realmente, boas risadas fazem muito bem!

    Abraço!

    Responder
  3. SILVIA comentou, em 07/07/2008:

    Oi minha filha,

    Esse video me trouxe lembranças e muitas saudades.Ri o tempo todo e enquanto eu ria, as lágrimas desciam pelo meu rosto. Lágrimas de saudades do tempo em que vocês riam assim. POR QUE É QUE OS FILHOS CRESCEM NÉ?.
    Parabéns pela escolha do texto e por esse momento saudosista que proporcionou a nós mães de filhos crescidos. AMO VOCÊ!

    beijos do meu coração para o seu coração

    su mamita

    Responder
  4. Sammyra Santana comentou, em 07/07/2008:

    amiga… vim agradecer as palavras tão necessárias!
    serviram como bálsamo e,acredite, fiquei mais forte depois que li vc!

    Um beijo mais que gigante!

    Responder
  5. Letícia Castro comentou, em 07/07/2008:

    Mã, foi a senhora a inspiração para o post, se não tivesse me mandado o maluquinho do Ethan por e-mail, este post não tinha nascido. Eu é que agradeço, né???

    E, quanto às risadinhas, ah vá, eu continuo rindo assim, não continuo não? hehehe

    Meu beijo mais carinhoso.

    Tu hijota.

    Responder
  6. Gilberto Puppet comentou, em 08/07/2008:

    SÉRIO que esta era uma propaganda? NÃO SABIA?

    Os virais invadiram o PLANETA.
    Beijos!

    Responder
  7. Rodrigo comentou, em 08/07/2008:

    Eu sempre to muitas risadas com esses videos de crianças *-*

    Responder
  8. Bella... comentou, em 08/07/2008:

    há tempos que curto os virais pela internet à fora.

    Responder
  9. Livia Queiroz comentou, em 08/07/2008:

    kkkkkkkkkkk

    ki lindo o Ethan….
    mto fofo adoreiii

    Responder
  10. amandaedalete comentou, em 08/07/2008:

    Quem onda rsrsrs
    gostei o video, bebê é tão fofinho que butininho oO kkkkkkkkkk
    B-jus

    Responder
  11. infox comp comentou, em 08/07/2008:

    Show hein…

    Muito bom o post!!!

    http://infoxcomp.blogspot.com

    Responder
  12. amandaedalete comentou, em 08/07/2008:

    Oi Léticia voltei aqui.
    Tipo é sério Léticia ver se vc manda mesmo a foto para a promoçaõ do meu blog do dia do amigo:)
    Vou ficar esperando seua foto.
    B=jus

    Responder
  13. Fithos comentou, em 08/07/2008:

    Viver com mais vigor é o que todos precisam> Mais uma tacada do you tube.
    Hmmm..
    Espero que minha aposentadoria seja fortalecida. Ultimamente tenho vivido com tanto vigor.

    Responder
  14. Lucas Fernandes comentou, em 08/07/2008:

    Os virais invadiram o planeta e o garoto Ethan alegrou meu dia! Concordo com você. Que lindo e adorável é esse bebê.

    A propaganda é sedutora, trabalha com emoções e principalmente, com um momento único na nossa vida: a infância. As gargalhadas alegres e inocentes desta época, ajudam a retardar o envelhecimento. Uma ação quase inconsciente.

    Parabéns Letícia. Mais uma pauta excepcional, agradável e surpreendente!

    OBS: Seu blog está linkado no blog Sem Fronteiras.
    ___________________________________
    Confira – China sem fronteiras – Os caminhos de Beijing 2008

    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    Responder
  15. infox comp comentou, em 08/07/2008:

    Eu de novo!!!

    Obrigado pela visita!!!

    http://infoxcomp.blogspot.com/

    Responder
  16. Y a s h a comentou, em 08/07/2008:

    Que fofo!
    Ainda me pergunto quanto vale um sorriso (?) … Sempre me fascinam.

    beijo.

    Responder
  17. patrick comentou, em 08/07/2008:

    kkk quer rir mais
    Vive mais


    Angu com Taioba

    Responder
  18. Grupo Saber Viver comentou, em 08/07/2008:

    Ainda naum existe um código de ética regente da veiculção de imagem de propaganda de crianças!

    Muito pertinente o debate.
    ps: Obrigado pela visita.
    http://gruposaberviver.blogspot.com/

    Responder
  19. bob.loco Ah ViDa Eh lOcA mAnO!!! comentou, em 09/07/2008:

    mto bom, eh mesmo mto contagiante

    hehehe
    adorei o garoto mandou bem

    abraços

    Responder
  20. carteirodopoente comentou, em 09/07/2008:

    Olá Leticia
    muito legal !!!
    @h!br@ços,
    tadeu filippini

    Responder
  21. Lucas Catta Prêta comentou, em 09/07/2008:

    Oi Letícia!
    Thanks for remembering our birthday!

    Oww, que LINDO esse bebê! Só as risadinhas valem a pena!
    O que você disse sobre o YouTube acho bastante interessante mesmo – não só campanhas comerciais são lançadas lá, mas hoje, os virtuais candidatos à Casa Branca têm um canal próprio de divulgação no site, o governo britânico tem, enfim, enfim…

    Beijo e novamente, parabéns pelos posts!

    Responder
  22. André comentou, em 09/07/2008:

    O You Tube, é realmente uma grande fonte para publicitários, encontra-se de tudo lá, daria pra fazer outras tantas campanhas, com outros temas, mas esse de qualidade de vida, é um tema muito procurado ultimamente, é o da moda, vamos dizer assim, por isso o sucesso.
    Parabéns pelo Blog, adorei.
    Beijos.

    Responder
  23. Kátia Regina de Brito comentou, em 09/07/2008:

    Oi Letícia,

    Eu tinha uma visão muito positiva dos norte americanos em relação a publicidade. Imaginava que eles eram mais criativos e revolucionários no quesito propagandas. Usar vídeos do youtube para mim é muito amador e pior deturpam a realidade.
    Nem preciso dizer que você escreveu muitíssimo bem né?

    Beijossss

    Responder
  24. Luciano comentou, em 09/07/2008:

    É o molequinho tem nome de personagem de filme de ação e leva jeito na frente das câmeras.
    Pelo jeito ele terá que decidir se estará mais para Missão Impossível ou para Agente 86,ahahah
    Muito legal!
    Parabéns!
    Beijos

    Responder
  25. Renata Emy comentou, em 25/07/2008:

    Ahhh eu ví este vídeo na tv… E postei faz tempim tb! Fofo né?

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60