Aplicativos: Como os apps internos têm ajudado empresas a aumentar produtividade

Criado por Letícia Castro em em 19/05/2014

aplicativos-corporativos-appsda Redação

A lógica dos mercados de apps para iPhone, Android e Windows Phone é simples: os desenvolvedores disponibilizam seus aplicativos e qualquer pessoa pode fazer uso dos mesmos. Quanto mais downloads, melhor. Entretanto, há uma categoria que poucos conhecem e que deve movimentar cerca de US$40 milhões em 2014, segundo um estudo da Tata Consultancy: são os aplicativos corporativos, utilizados dentro das empresas para otimizar processos e melhorar a comunicação interna. Apenas as pessoas autorizadas têm acesso.

As organizações começaram a investir nesse recurso e perceberam que desenvolver um aplicativo para uso próprio não serve apenas para fazer comunicados para colaboradores, mas também para agilizar etapas do fluxo de trabalho que antes poderiam levar mais tempo. Sobretudo com aqueles funcionários que precisam se deslocar muito. “É verdade que os recursos possíveis dentro de um aplicativo corporativo são inúmeros. Mas o que deve ser disponibilizado nas plataformas móveis é apenas o necessário para o trabalho na empresa”, esclarece Henrique Velloso, da desenvolvedora de aplicativos Tokenlab.

A empresa de mineração Ferrous foi uma das que encomendaram da Tokenlab um aplicativo interno para as demandas da corporação. O responsável pela gestão e tecnologia da informação , Antônio Minier, notou a diferença no trabalho antes e depois da adoção do aplicativo dentro da Ferrous. Ele relata um avanço na velocidade da tomada de decisões e liberação de documentos. “Hoje eu consigo aprovar de casa, de Londres, na China ou de Nova York aqueles documentos relacionados à compra e medição de serviços. Esse cenário era impossível há pouco mais de um ano”, compara Minier, que admite que a adoção desse tipo de ferramenta é um diferencial para quem quer ganhar competitividade.

Outro setor que tem aderido à tecnologia móvel tanto para o relacionamento interno entre colaboradores quanto para o público final é o de saúde. “A minha equipe também desenvolve aplicativos desse tipo para a indústria farmacêutica e laboratórios de análises clínicas. Outras ideias nesse ramo estão chegando”, conta Velloso. Essa evolução no ramo fez com que a Tokenlab apostasse nesse segmento de aplicativos, o qual foi decisivo para que a empresa atingisse um crescimento de 400% em 2013.

Quando perguntado o porquê de terem optado por um aplicativo corporativo dentre outras alternativas pesquisadas, Minier é rápido: “Foi uma exigência e uma pressão grande dos nossos funcionários. Nós precisamos conseguir informação rápida e confiável na nossa mineradora. A gente muda o cenário, saindo da realidade da TI tradicional. Não ficamos mais presos no ‘T’ de tecnologia, que nem todo mundo, e focamos principalmente no ‘I’, de informação”. No site www.tokenlab.com.br é possível conferir alguns exemplos de aplicativos corporativos desenvolvidos no Brasil.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60