Android sai do celular e invade mundo dos eletrônicos

Criado por Letícia Castro em em 31/07/2014

eletronicos-android

da Redação

Carros, geladeiras, TVs, equipamentos agrícolas, aparelhos médicos, e odontológicos. Android, que já é líder entre sistemas operacionais em dispositivos móveis, traz novas funcionalidades para os mais variados eletroeletrônicos.

Presente em aproximadamente 80% dos celulares e tablets, segundo a ABI Research, o Android caminha em passadas largas para ser o sistema operacional mais usado do mundo, dado que o mercado apresenta uma tendência de queda para a venda de pcs e expressiva alta para dispositivos móveis. No entanto, essa não é a única área em que o sistema do Google avança. Cada vez mais, o Android tem sido a escolha de fabricantes para controlar os mais diversos dispositivos eletrônicos.

Cada vez mais objetos têm se tornado “smart”, afirma o consultor Matthew Mombrea. “O Android tem ganhado vida fora dos dispositivos móveis em equipamentos que necessitam de uma interface com o usuário mais amigável e funções “multimedia”, afirma. Lançamentos de produtos de diversas áreas têm sido constantes e comprovam essa tendência.

Câmeras fotográficas que permitem o compartilhamento de fotos em redes sociais; Carros com interfaces multimídias que integram GPS, entretenimento, música, internet, redes sociais e telefone; Geladeiras que têm tela sensível ao toque e sistemas inteligentes para economia de energia, controle da validade dos alimentos armazenados e até capazes de oferecer receitas baseadas nos ingredientes que ocupam as prateleiras. Os exemplos são incontáveis.

De acordo com Mombrea, o uso de sistemas operacionais nestes dispositivos sempre existiu. “Todo o dispositivo que tenha uma eletrônica que controle funções possui um sistema, o que chamamos de sistema embarcado, ou seja, um sistema desenhado com uma função específica para controlar um dispositivo. A diferença é que o mercado agora está exigindo sistemas embarcados cada vez mais inteligentes, por isso o Android tem surgido como opção”, conta ele.


Startup de Campinas é pioneira no desenvolvimento de Android embarcado

Pioneira na implantação do sistema operacional Android em diversos equipamentos, a PhiInnovations não só acredita como aposta forte no crescimento da área. Segundo Rafael Coutinho, engenheiro de sistemas e sócio da empresa, há diversas vantagens no desenvolvimento dessa plataforma. “A interface já é conhecida e validada pelo usuário, portanto, a navegabilidade é amigável para o público. Além disso, há total liberdade de personalização e o tempo de desenvolvimento é reduzido, pois aproveita os recursos já disponíveis no Android, como multimídia, geolocalização, entre outros”, afirma ele. Como outras vantagens, Coutinho cita, ainda, “a possibilidade de integração com aplicações de mercado, como instalar Facebook e Twitter no Android da geladeira, por exemplo, e a maior disponibilidade de profissionais capacitados a desenvolverem nessa plataforma”.

Entre alguns exemplos, a PhiInnovations já desenvolveu o sistema para Set Top Box de TV, aparelho que transforma uma TV convencional em SmartTV, adicionando recursos como internet TV, navegador Web, jogos e compras diretamente na TV, além de uma  geladeira, que controla a validade dos alimentos, organiza e compartilha suas listas de compras, e ainda gera receitas com itens que estão dentro dela. A startup também aplicou o sistema do Google em aparelhos nas áreas de saúde, agrícola, segurança, automação e fitness, sempre buscando uma melhor interface com o usuário final e a inserção de novos recursos.

“Quem mais sai ganhando nessa busca incessante por novas tecnologias são os consumidores, pois essas soluções inteligentes visam a tornar o dia a dia do usuário mais prático, confortável e eficiente. O que antes parecia um sonho distante já começa a marcar presença na casa e na vida das pessoas, com equipamentos cada vez mais inteligentes e independentes”, afirma Coutinho.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60