Série Jornalismo Literário por Matinas Suzuki: A primeira metade do século 20 e as grandes publicações – Parte 3

Criado por Letícia Castro em em 11/12/2010

“Hiroshima”, “A Sangue Frio” e “Filme”: leituras obrigatórias
Se você não está acompanhando a série “Jornalismo Literário por Matinas Suzuki” aqui no Babel, ainda há tempo de ler a parte 1 e a parte 2 e ficar por dentro do que é o jornalismo literário e como se consolidou ao longo dos anos.

O gênero, que se originou há mais de três séculos, não tem nada a ver com crítica ou resenha de obras literárias, escritas por famosos autores. O jornalismo literário é uma forma de jornalismo que narra acontecimentos factuais, portanto, verdadeiros, em uma linguagem e estilo muito próximos daqueles utilizados pela literatura em si.

O jornalista Matinas Suzuki Jr. é atualmente o responsável no Brasil pela curadoria e publicação das obras mais significativas do jornalismo literário mundial, através do projeto de mesmo nome lançado pela editora Companhia das Letras. Dessa forma, ninguém melhor do que o próprio Matinas para contar aos leitores do Babel o que é o gênero, com seus pormenores e detalhes curiosos dos livros e de seus autores.

Deu para ter uma noção do que trata essa série do BABEL.com? Então, siga adiante e assista a terceira parte da entrevista exclusiva com Matinas Suzuki sobre jornalismo literário. Neste capítulo, além de saber como o estilo foi se consolidando na primeira metade do século 20, você terá a oportunidade de conhecer alguns dos maiores títulos para formar a sua bibliografia essencial de narrativa de não-ficção. Vamos ao vídeo:

Na semana que vem: O New Journalism e o movimento que abalou as estruturas da escrita jornalística nos anos 60!

Ei, você!

Quer ficar por dentro de tudo o que rola aqui no Babel? Siga-me no Twitter! Se quiser, também podemos ser amigos no Facebook! Eu vou adorar!

Ah, a sua praia é o vídeo? Então, inscreva-se no nosso canal no YouTube e assista mais feras do jornalismo e outros bambas. Te espero por lá!

Aqui se fala português.
Comentários (4)
  1. Principe Encantado comentou, em 11/12/2010:

    Esta série realmente tem se mostrado excelente, como tudo aquilo que você nos apresenta, vamos aguar dar o New Journalism, que será também uma ótima reportagem para todos.
    Abraços forte

    Responder
  2. LETÍCIA CASTRO comentou, em 11/12/2010:

    Obrigada, Príncipe! Só vc mesmo. :)

    Ah e não revele a sua identidade, veja o meu comentário lá no diHITT. rs

    Uma beijoca carinhosa pra vc.

    Responder
  3. LISON COSTA comentou, em 11/12/2010:

    Que Post Fantástico!
    Amiga Letícia:
    Com sinceridade, para mim, é uma verdadeira viagem ao mundo jornalístico, aprendi mais um pouquinho. Vou precisar ler o Post anterior, para alcançar toda a essência da explanação do mestre Matinas Suzuki.
    Parabéns por mais um Post de extrema qualidade e conteúdo!
    Abraços,
    LISON.

    Responder
  4. LETÍCIA CASTRO comentou, em 11/12/2010:

    Não adianta, amigo é melhor coisa do mundo e eu me derreto pelos meus. :D

    Um beijão pra vc, Lison!

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60