Babel nas eleições: informações pontuais para quem vai votar

Criado por Letícia Castro em em 05/10/2008
Neste domingo, celebramos mais uma rodada de cidadania e, outra vez, vamos às urnas para escolher prefeitos e vereadores. São mais de 5 mil municípios por todo o país que esperam pela decisão de cerca de 126 milhões de eleitores. Lembrando que no estado brasileiro o voto é obrigatório para os cidadãos de 18 a 70 anos, o Babel reuniu algumas informações úteis para quem ainda não compareceu às zonas eleitorais.

O horário da votação começou às 8h da manhã e se estenderá até às 17h.

Para votar, o eleitor deve levar o seu título eleitoral ou qualquer outro documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de habilitação, etc.)

Caso ainda não saiba onde votar, a página do TSE na internet disponibiliza a relação dos locais. Basta consultar o número da zona eleitoral no título de eleitor.

Nesta votação, serão escolhidos prefeitos e vereadores por todo país. O primeiro voto é para vereador e pode ser dado a um vereador em particular, digitando cinco números, ou à legenda, com apenas os dois primeiros números correspondentes ao partido (45 para o PSDB, 13 para o PT, etc.). Em seguida, deve ser feita a escolha para prefeito, na qual basta digitar os dois números correspondentes ao partido de sua opção.

Caso o eleitor esteja viajando no dia da eleição, pode justificar a ausência do voto dirigindo-se ao cartório eleitoral mais próximo e/ou até num prazo de 60 dias, no cartório de sua zona eleitoral. Se perder o prazo, pagará uma multa de 33 Ufirs (R$ 35,11) ou valor ainda maior, de acordo com a decisão do juiz. A não justificativa de voto é considerada infração pelo código eleitoral brasileiro.

Lembre-se: celulares ou qualquer outro tipo de comunicador eletrônico devem estar desligados durante o processo de votação.

Caso a cidade tenha mais de 200 mil habitantes, há possibilidade de 2o. turno, portanto, o eleitor deve escolher entre dois candidatos e esperar pelo resultado final que determinará a realização do novo pleito.

Bom voto!

Aqui se fala português
Comentários (6)
  1. Wander Veroni comentou, em 05/10/2008:

    Oi, Lê!

    Assim q recebi o feed vim aqui no Babel. Informações super úteis para os eleitores. Eu mesmo tive que votar com o RG pq tinha esquecido o título em casa…hehehe…rs. Bom voto, Lê!

    Bjão e excelente domingo pra vc!

    ———–
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  2. Rodrigo Piva comentou, em 05/10/2008:

    Prestação de Serviço do Babel, parabéns, Lê :-)

    Eu madruguei e fui o 3º na minha seção. Missão cumprida. Espero que as pessoas tenham bastante consciência e votem “para melhorar”, não “por votar”.
    Beijão

    Responder
  3. Luciano comentou, em 05/10/2008:

    Vamos exercitar o nosso direito ao voto direto e secreto.
    Dizem que somente com o exercício é que se pode alcançar a perfeição.
    Sei que as opções, quase sempre, não são as melhores, mas nos resta aprender com a teoria do “erro e acerto”.
    PArabéns pelo texto!
    Viva a democracia!

    Responder
  4. Didi comentou, em 06/10/2008:

    Olá. Você comentou várias vezes no blog dos Conquistadores, então hoje estou apenas passando para avisar você sobre o lançamento do novo blog. Faça uma visita e deixe seu comentário para colocar o seu blog em nosso novo banco de dados de blogs visitantes. O blog é melhor visualizado em Firefox.

    http://www.conquistadoresde.info

    obrigado.
    Didi

    Responder
  5. carla m. comentou, em 07/10/2008:

    Comadre, desanimada eu fui votar às 16 hs.

    Mas suas dicas foram importantes, afinal, a moça aqui tava quase se desesperando por que não lembrava onde tava o título… quando já tinha me resignado em votar com o Rg, graças à tua informação, lembrei!

    e quando tem post novo?

    beijocas!!!

    Responder
  6. All3X comentou, em 07/10/2008:

    Valeu, foi bom colocar essas notas por aqui.
    Agora é esperar que nos próximos quatro anos alguma coisa possa melhorar com nosso ato.
    Valeu,
    All3X

    Responder

Escreva um comentário