Tem dor de cabeça? Saiba como a massagem pode prevenir e ainda aliviar esse mal

Criado por Letícia Castro em em 12/07/2013

dor-de-cabeca-massagem
Estudo realizado pela Universidade de Granada, na Espanha, dá conta de que 12% dos brasileiros sofrem de dores tensionais na cabeça. As razões podem ir desde uma febre ou qualquer outro processo inflamatório ou lesão na região, hipoglicemia até problemas dentários e sempre têm uma origem física e emocional. A boa notícia é que a massagem pode não apenas curar o mal, como ajudar na prevenção da dor.

Segundo o massoterapeuta Pedro Vasco, sócio-proprietário do SPA & Cia, de Brasília, “se a massagem for feita regularmente, as crises frequentes de enxaqueca podem até não voltar mais’’. Para a massoterapia, fisicamente, a massagem alivia toda a musculatura próxima à base do crânio, pescoço e ombros. Esse procedimento impede os músculos de pressionar os nervos que são responsáveis pela dor de cabeça. No aspecto emocional, a massagem estimula a liberação de endorfinas, que aliviam o stress e relaxam o indivíduo.

Além disso, o procedimento pode ainda estimular a circulação sanguínea e linfática, aumentar a imunidade, melhorar os estados de depressão e disposição e intensificar a capacidade de raciocínio da pessoa. “Devemos reforçar a massagem nos músculos mais tensos e contraturados’’, acrescenta Pedro.

Tratamentos alternativos também valem a pena, diz o massoterapeuta, devido ao fato de que medicamentos industrializados podem viciar algumas pessoas. Como exemplo, ele sugere a massagem ayurvédica. “A técnica indiana não só tem a finalidade de aumentar a quantidade de oxigênio e glicose para o cérebro e músculos de uma forma geral, como melhora o poder de concentração do paciente submetido ao procedimento além de uma melhoria no estado geral (físico e emocional) do cliente”.

Para potencializar o resultado terapêutico da massagem, é preciso submeter-se a uma sessão de 80 minutos, recomenda Vasco. Vale destacar que o tratamento não é indicado para pacientes que sofram de deficiência cardíaca ou doenças do aparelho circulatório, além de pessoas que estejam vivenciando algum tipo de processo inflamatório.

Imagem: Dreamstime

Comentários (1)
  1. Rosemary comentou, em 21/05/2014:

    Eu gostaria muito de obter maiores informaçãoes sobre as técnicas de massagens para enxaqueca, pois meu namorado passa mais de uma semana sofrendo eu ñ aguento mais ver ele nessa situação. Sofre muito, toma város remédios e nada passa só qdo bem quer.esse mê teve que se submeter fazer um anlgésico para aliviar a dor pois já ñ aguentava mais.Me ajudem por favor!
    Anciosa aguardo resposta.Obrigado!

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60