Primavera pede cuidados com os olhos: Veja como prevenir alergia ocular

Criado por Letícia Castro em em 14/10/2014

primavera-cuidados-olhos-alergia-ocular

da Redação

A primavera está no ar e, com ela, alguns problemas podem atacar os mais sensíveis. Um destes problemas é a alergia ocular, que ocorre quando o olho entra em contato com substancias que lhe causam alergia , como ácaros, poeira, pelos e, na estação das flores, o pólen. Mas o que fazer neste momento?

Dr. Renato Tolazzi, médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) , explica que quando isto ocorre, é normal os olhos ficarem vermelhos, inchados, e até sensíveis a luz. “Acontece também lacrimejamento e até, em alguns casos, alguma secreção, mas o sintoma mais comum de todos é, disparado, a coceira”, enumera o Dr. Tolazzi.

Esta é uma doença multifatorial, e o médico indica exames para determinar qual é a causa específica da alergia. “Temos que identificar os causadores destas crises. Podem ser os já conhecidos pólen e poeira, comuns nessa época do ano, mas também o uso de lentes de contato, o cloro das piscinas, os pelos dos animais e até mesmo corantes e conservantes dos alimentos”, explica ele.
Parece conjuntivite, mas não é.

É preciso encontrar o que causa a alergia, pois os sintomas são similares aos da conjuntivite – olhos vermelhos, lacrimejamento, secreção e pálpebras inchadas. “Um médico oftalmologista pode determinar com precisão o que pode estar causando esses sintomas. É bom deixar claro que a alergia ocular, principalmente nas pessoas que sofrem de alergia em outras partes do corpo como a asma e a renite, pode ocorrer isoladamente. O oftalmologista é o profissional mais indicado para receitar toda e qualquer medicação após detectar qual é a causa”, finaliza o especialista.

Algumas dicas do Dr. Renato Tolazzi para evitar agentes causadores da alergia ocular:

1. Mantenha o ambiente sempre livre de pó, bem arejados e com boa exposição ao sol para evitar bolor

2. Cuidado com objetos que acumulem poeira (cortinas, tapetes, carpetes, bichinhos de pelúcia…)

3. Procure forrar travesseiros e colchões com capas impermeáveis

4. Tente usar pano úmido para retirar a poeira

5. Exponha roupa de cama ao sol com frequência

6. Evitar locais com muito pó, fumaça ou com odores fortes

7. Lavar roupas guardadas a muito tempo antes de usá-las

8. Tente evitar animais domésticos e de estimação que soltem muitos pelos. Se puder tosar, melhor

9. Cuidado ao manusear plantas com flores dentro de casa

10. Filtro do ar condicionado, no carro, em casa ou escritórios, sempre limpos

11. Evite a tentação de coçar os olhos, que estimula mais ainda a alergia.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60