É inverno: Quais cuidados você deve ter com a pele?

Criado por Letícia Castro em em 26/06/2013

cuidados_pele_inverno
Temperaturas mais baixas e tempo seco deixam a pele mais sensível e ressecada

Manter a pele hidratada durante o inverno é um desafio. O clima típico da estação, caracterizado pela menor incidência de chuvas e temperaturas mais rigorosas, contribui para o ressecamento do órgão que requer maior atenção durante o período. De acordo com a médica dermatologista Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é simples contornar a situação com o uso do hidratante adequado. “Existe uma variedade enorme de hidratantes no mercado, porém o importante é que tenham uma alta capacidade de retenção de água”, diz.

Christiana aconselha preferir os hidratantes de consistência mais ‘pesada’, como as pomadas. No entanto, a dermatologista lembra que nem todo mundo se adapta a este tipo de produto, por ser mais difícil de espalhar pelo corpo. “Algumas pessoas acham que a pele fica melada”, explica a médica. Hidratantes contendo ácido lático e ureia devem ser evitados porque podem provocar ardência em peles sensíveis como de crianças pequenas e idosos.

Que cuidados tomar?

“Dermatite seborreica e o eczema da dona de casa são alguns dos problemas mais comuns apresentados pelos pacientes no inverno”, comenta a médica Christiana Blattner, explicando que o movimento nos consultórios de dermatologia é maior durante o período. Os sintomas podem ir desde a coceira forte e vermelhidão até o surgimento de feridas.

A dermatite incide com mais frequência nas regiões do couro cabeludo, sobrancelhas, barba, peito, costas e dobras da pele de pessoas com peles ressecadas. Já o eczema da dona de casa surge devido ao uso de produtos de limpeza em pessoas com peles sensíveis. “No inverno as pessoas usam muito água quente, que retira a gordura da pele deixando-a mais sensível à ação de produtos como o detergente”, lembra.

O aumento no número de consultas nesta época também se deve à realização de alguns tratamentos estéticos específicos, como o peeling. Segundo Christiana, “no inverno, evitar o sol é um pouco mais fácil e a recuperação acaba sendo mais simples, com menos risco de irritação”.

A depilação a laser e o rejuvenescimento facial também são muito procurados no inverno. O primeiro porque o paciente precisa não estar bronzeado e deve evitar o sol por 15 dias após a aplicação e o último porque o laser atua em profundidade, atingindo a segunda camada da pele. Clareamento de manchas, melhora da textura da pele e suavização de cicatrizes são algumas das indicações mais comuns para este tipo de procedimento que precisa da redução à exposição ao sol para o total sucesso.

Veja as dicas da dermatologista para manter sua pele saudável durante a estação:

.Usar hidratante e protetor solar diariamente para proteger a pele contra o envelhecimento precoce e o câncer

.Evitar banhos muito quentes e prolongados, pois a água quente retira a gordura da pele, tornando-a mais sensível

.Usar protetor labial para evitar ressecamento

.Não diminuir o número de lavagens dos cabelos, principalmente os oleosos, já que lavá-los ajuda a diminuir o excesso de oleosidade, mantendo os fios saudáveis

.Usar luvas ao manusear produtos de limpeza que possam ser abrasivos, como detergente e sabão em pó

Imagem: Thinkstock/Getty Images

Comentários (4)
  1. Cláudia Bittencourt Caldas comentou, em 26/06/2013:

    Excelentes dicas, adorei

    Responder
  2. Letícia Castro comentou, em 26/06/2013:

    Obrigada pela visita, querida! Beijocas!

    Responder
  3. Lucas comentou, em 26/06/2013:

    Ótimo artigo!

    Responder
  4. Letícia Castro comentou, em 28/06/2013:

    Obrigada, Lucas! =)

    Responder

Escreva um comentário