Mais da metade dos brasileiros tem excesso de peso, revela pesquisa

Criado por Letícia Castro em em 23/05/2014

obesidade balança excesso peso

da Redação

A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, indica que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e, atualmente, 17,5% da população é obesa. O número de sobrepesos supera o levantamento de 2012, que apontou 48,5%, e 2006, primeiro ano de pesquisa (43%). Os homens são a maioria em excesso de peso em comparação com as mulheres: 54,7% contra 47,4%.

Problema recorrente, a obesidade tem sido fortemente combatida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em diversos países. O nutrólogo do Comitê de Especialidades da Unimed Porto Alegre Paulo Henkin alerta para os problemas de saúde causados em decorrência do excesso de peso. “A obesidade está diretamente correlacionada com as doenças crônicas não transmissíveis, também chamadas de DANT’S – Infarto, Derrame, Diabetes, Pressão Alta e vários tipos de câncer como o de mama e de intestino”, afirma. Segundo Henkin, é preciso conscientizar mais a população dos atuais índices de obesidade e peso elevado, divulgando e informando sobre os riscos que a doença pode trazer, desde a infância.

As pessoas podem melhorar os seus hábitos alimentares buscando informações com profissionais da área, como médicos e nutricionistas, para compreenderem o que é uma alimentação saudável. Contudo, é preciso ter cuidado com as fontes de informação, já que muitas “dicas” disseminadas na internet são infundadas. “O tratamento contra obesidade é único para cada pessoa, pois cada ser humano tem um organismo diferente”, ressalta Henkin.

Para o nutrólogo, a consequência do aumento de peso é a sobra de energia. Todo alimento possui energia e tudo o que se faz provoca um gasto energético. “Para emagrecer a regra básica é comer de forma equilibrada, sem excessos e aumentar o gasto energético através de uma atividade física“, conclui.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60