É possível ficar cego por uso excessivo do computador?

Criado por Letícia Castro em em 28/06/2013

visao-computador-problemas

Você sabia que as muitas horas que passa na frente do computador podem prejudicar seriamente a sua visão? Estudos recentes mostram que esse tipo de esforço visual, quando em excesso, aumenta consideravelmente o risco de glaucoma. Segundo o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, os olhos foram feitos para o desempenho de tarefas variadas, em que podem mudar a distânica focal e executar suas funções com fontes de luz alinhadas corretamente. “O uso do computador não se encaixa nesta descrição”, afirma o médico.

Quando usamos o computador, dois conjuntos de músculos trabalham para ver a tela de forma clara. Um, convergindo os olhos para o mesmo ponto e o outro, fazendo flexão para focar adequadamente os raios de luz do computador para a retina. “Você já sentiu sua visão turva quando olha para longe da tela? Esta sensação pode ser um espasmo dos músculos ciliares travados, causando uma perda temporária de visão à distância. Outros sintomas associados a este esforço visual podem incluir visão embaçada, incapacidade de se concentrar corretamente na tela ou até mesmo uma dor de cabeça”, observa o oftalmologista Eduardo de Lucca (CRM-SP 70.723), que também integra o corpo clínico do IMO.

A taxa de intermitência irregular, ou seja, quando não piscamos de 12 a 15 vezes por minuto, frequência considerada ideal para a perfeita lubrificação dos olhos, é outro problema que se percebe quando a visão parece estar arranhada. Os usuários de computador têm a tendência de mostrar esse índice reduzido para menos da metade.

A qualidade da luz proveniente da tela também contribui para a deterioração da visão com o tempo. “Em termos mais simples, é como se você estivesse olhando para uma lâmpada por horas a fio. Sem contar o fato de que as telas de LCD de hoje são quase todas iluminadas com luz fluorescente, que é impiedosa com os olhos”, alerta de Lucca.

 

Já ouviu falar da Síndrome da Visão do Computador?

muito-tempo-diante-computadorEla afeta de 150 a 200 milhões de americanos ou 90% dos usuários que trabalham mais de três horas por dia no computador. Não temos dados similares a estes no Brasil. O OSHA, órgão americano semelhante ao Ministério do Trabalho, registra a moléstia como sendo a primeira causa das reclamações de doenças relacionadas ao trabalho. O The National Eye Institute anunciou recentemente dados que mostram um aumento de 66% na prevalência de miopia nos 25 anos desde o advento da criação do computador pessoal.

Algumas medidas, no entanto, podem ser tomadas para aliviar ou diminuir a tensão ocular durante o uso do computador. Veja uma lista de cuidados que você pode adotar para proteger sua visão:

1. Reorganize o seu local de trabalho para ter uma estrutura adequada para a utilização do computador.

2. Endireite sua postura, regulando a altura da cadeira e a distância que estará do computador. O recomendado é ficar de 50 a 60 cm longe do monitor.

3. Acerte o ângulo de visão e a iluminação do local: “Em um esforço para melhorar a qualidade da luz, muitas vezes, os usuários colocam a máquina perto de janelas ou de outras fontes de luz mais naturais. No entanto, a iluminação inadequada pode causar problemas devido ao brilho da tela, provocando a constrição da pupila, o que torna a tela mais difícil de ser vista”, explica o oftalmologista Eduardo de Lucca

4. Faça intervalos de dez minutos a cada uma hora para descansar os olhos. O Instituto Joyce de ergonomia, localizado em Seattle, nos Estados Unidos, aconselha os seguintes exercícios durante as pausas: bocejar e piscar os olhos para auxiliar na lubrificação, alternar o foco, olhando entre as pontas dos dedos com o braço estendido, um ponto distante e de novo as pontas dos dedos, com o fim de relaxar os músculos oculares e, finalmente, cobrir os olhos com as mãos enquanto respira profundamente para aliviar o cansaço na região.

Imagem: IRPC (Flickr), Nick Stubbs (Dreamstime)

Escreva um comentário