4 dicas para curtir o verão sem alergias nem coceiras

Criado por Letícia Castro em em 12/01/2015

cuidados-pele-verao-alergia-coceira

da Redação

Alergias, incômodo e vermelhidão são subprodutos nada agradáveis das altas temperaturas da estação. As mais comuns são relacionadas à sudorese – miliárias ou brotoejas.

O suor entope os poros da pele, e surgem ‘bolinhas vermelhas’ de água. Há, ainda, as dermatites derivadas do contato com metais e roupas sintéticas.

“Também neste caso, o segredo é a prevenção. Use roupas leves, de algodão; fique em ambientes frescos e ventilados; não manuseie frutas cítricas (principalmente limão) ao sol; use repelente e coloque telas na janela para afugentar os insetos”, recomenda Syllene Nunes, consultora de Medicina Preventiva da Central Nacional Unimed.

Confira os tipos mais comuns de alergias e saiba como se prevenir:

· A dermatite de contato pode surgir com o uso de metais de bijuterias ou alguns tecidos sintéticos, o que causa irritação. Usar acessórios feitos a partir de compostos naturais e roupas de algodão evitam o problema

· Picadas de insetos também são uma queixa comum. A melhor prevenção é usar inseticidas de baixa toxidade, repelentes com formulação em gel e instalar telas para afugentar principalmente os mosquitos e pernilongos

· Brotoejas ou miliárias que surgem com a sudorese e entope os poros da pele são muito comuns em crianças e bebês. Para prevenir a recomendação é usar roupas leves e ficar em ambientes frescos e ventilados. Tomar banhos rápidos durante o dia também ameniza a reação da pele dos pequenos, que ainda está em processo de formação

· Para evitar reações da pele ao calor a recomendação é usar produtos hipoalérgicos, hidratantes a base de gel (não oleosos) além de buscar hidratação, especialmente com água.

Veja, a seguir, nesta matéria do jornal SPTV, mais conselhos do especialista em alergia pela Unifesp Raul Emrich Melo sobre como cuidar da pele ao sol neste verão:

Escreva um comentário