Saúde dos pets: Casa limpa e antipulgas protegem cães e gatos

Criado por Letícia Castro em em 16/09/2014

caes-gatos-pulgas-protecao

da Redação

A pulga, por menor que seja o seu tamanho, causa muitos danos aos pets. Justamente por isso é que existem os medicamentos antipulgas, cujas aplicações servem para reduzir a infestação não só das inconvenientes pulgas, mas de todos os ectoparasitas como o carrapato.

Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita de Curitiba, Rhea Cassuli Lima dos Santos, o uso do antipulgas evita que as pessoas que dividem o mesmo ambiente com o animal sejam picadas. “Além disso, evita as doenças que as pulgas, carrapatos e outros ectoparasitas podem transmitir para o animal e para o ser humano”.

Existem diversas maneiras de fazer o controle das pulgas e outros parasitas, cada uma mais adequada a cada caso específico. As mais recomendadas são: os comprimidos, as pipetas (spot on, top spot ou pouron) e os sprays. Recomenda-se consultar o veterinário para que ele possa indicar qual o produto ou forma mais indicada para a necessidade do paciente.

De acordo com Rhea, a recomendação é que as aplicações sejam feitas mensalmente e de forma regular para evitar nova infestação por ovos que ainda permaneçam no ambiente.

Ambiente limpo sempre

Mas de nada adianta aplicar o antipulgas se o ambiente não estiver higienizado. Nos primeiros 30 dias após a aplicação, as pulgas tendem a morrer ao entrar em contato com a substância na pele do animal ou ao sugar o seu sangue com o medicamento.

Porém, segundo a veterinária, essa picada já pode gerar problemas, no caso dos cães alérgicos, ou mesmo chegando a transmitir algumas doenças como no caso dos carrapatos (mesmo que não se fixem). “Após o prazo de efeito do antipulga o animal pode sofrer nova infestação por parasitas que ainda estejam no ambiente, por isso, é importante eliminar os parasitas do ambiente também”, conclui Rhea.

As pulgas se reproduzem com uma velocidade muito rápida, então, mantenha o antipulgas em dia e o ambiente sempre limpo. Não se esqueça da orientação do médico veterinário, pois só ele poderá indicar o melhor produto para a necessidade do seu amigão!

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60