Ter governança corporativa faz empresa crescer ainda mais

Criado por Letícia Castro em em 19/03/2015

governanca-corporativa

da Redação

Você acha que uma empresa familiar com anos de existência, já consolidada no mercado e com experiência nas mais variadas áreas possíveis não precisa implementar um plano de governança corporativa? Se você pensa assim, melhor rever os seus conceitos, pois modernizar a gestão é um grande passo rumo ao sucesso.

Quer um exemplo? A Prodiet Nutrição faz parte de um grupo curitibano que atua no mercado da saúde há cerca de 30 anos. Hoje, a Prodiet Nutrição Clínica usa tecnologia nacional e foca suas atividades na área de alimentos para fins especiais.

“É uma empresa pertencente a um grupo de várias empresas da mesma família. Todo o processo de governança corporativa ganha corpo a cada dia que passa”, afirma Eduardo Valério, diretor-presidente da JV
alério, escola de negócios responsável pelo trabalho realizado na gestão da companhia.

Mudanças recentes
Há cerca de dois anos, a empresa mudou a sua gestão por completo e hoje executa a governança corporativa todos os meses.  O presidente da Prodiet, Armando Tortelli, explica quais foram as melhorias na implementação das ferramentas corporativas. “Passamos um importante momento discutindo muitos assuntos de rotina e de operações, pois o sistema de governança ainda nos era extremamente novo. Na medida em que avançamos, fomos trazendo os temas de grande ênfase ao nosso negócio, que é a captação financeira e os investimentos”, diz Tortelli.

A governança apresentou para todos os envolvidos o que era preciso fazer. “Descobrimos o quanto a companhia deveria planejar, escrever, conhecer os pormenores de riscos, envolver setores-chave da empresa para que sejamos uma empresa que tenha a condução para um crescimento sustentável”, explica o presidente da Prodiet.

Níveis hierárquicos
Atualmente, a Prodiet está constituída da seguinte maneira:
- Presidente do conselho, mesmo ainda sem o CAD oficializado, mas já regido por instrumentos inscritos;
- Diretoria Executiva, responsável por toda gestão da Prodiet;
- Diretoria comercial, Diretoria de Operações e Controller (são os membros fundamentais de suporte à Diretoria Executiva);
- Gerências;
- Coordenadores e analistas e
- Assistentes

Peça fundamental para uma boa gestão empresarial
Armando entende que a Prodiet usa o envolvimento de pessoas capazes de transferirem suas expertises para o desenvolvimento de sua área de atuação, a fim de que as ações sejam próximas a um espelho do planejado.

“A visão holística da organização é requerida, pois cabe em muitos momentos o uso de diversos ‘chapéus’ e isto é uma demanda imperativa na Prodiet”, conclui.

 

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60