Por que investir em líderes é essencial para as empresas?

Criado por Letícia Castro em em 09/10/2014

formar-lideres-empresasda Redação

Carisma, determinação, disciplina, criatividade e comprometimento são apenas algumas das características que um bom líder deve ter. Alguns já nascem com estas habilidades, enquanto outros precisam de tempo e alguma prática para desenvolver a liderança. “O trabalho deste profissional é motivar e influenciar pessoas para trazer resultados positivos. Por isso, o papel dele é fundamental em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte”, explicam as coaches Mariana Stachiu e Melissa Camargo Kotosvki, diretoras da Potencial Desenvolvimento Humano.

Apesar disso, o mercado brasileiro está carente de líderes. Uma pesquisa realizada em junho de 2014 pela consultoria Kienbaum Brasil com mais de 18 mil profissionais de 49 diferentes segmentos constatou que nossos executivos estão abaixo da média em liderança e gestão de mudanças. “Nas universidades, não existe nenhuma formação voltada para a liderança. Por isso, uma das saídas que as empresas brasileiras encontraram foi investir em cursos, treinamentos e planos de carreira que despertem os talentos”, contam as coaches.

Ao entrar para o mercado de trabalho, a gerente de relacionamento Natália Abadie Quadrado, 28 anos, não se sentia preparada para exercer a liderança. Por isso, a profissional partiu em busca de um curso promovido pelas coaches. “Meu cargo exige que eu me relacione com pessoas de diferentes níveis hierárquicos constantemente. Antes, isso era um pouco complicado, pois nem sempre conseguia me fazer entender. O curso me proporcionou um conhecimento maior sobre meu perfil profissional e meu papel como líder”, diz Natália.

O coaching é indispensável para quem busca desempenhar a liderança. Durante o processo, são identificados os potenciais do profissional e criadas estratégias que estimulam uma maior performance no trabalho. Relacionamentos interpessoais, comunicação efetiva, desenvolvimento de carreiras, gestão de pessoas e motivação são algumas das habilidades trabalhadas com os líderes.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60