Os benefícios da internet para encontrar um imóvel

Criado por Letícia Castro em em 03/02/2014

procurar-imovel-online-webA web como principal ferramenta do mercado imobiliário

da Redação*

A expansão do mercado imobiliário também passa por transformações tecnológicas. Com o intuito de checar o maior número de informações possíveis, o consumidor brasileiro acaba recorrendo às facilidades da internet na hora de comprar ou alugar um imóvel. Segundo uma pesquisa do IBOPE, a busca por um novo lar na web já supera os classificados de jornais impressos: cerca de 50% da população usa a rede mundial de computadores para procurar um empreendimento, contra 44% daqueles que recorrem ao velho anuncio no jornal.

Para lidar com esse novo cenário, empresas do setor e corretores autônomos precisam se adequar às mudanças. De acordo com o diretor-geral do Google-Brasil, Fabio Botelho, a internet se transformou na principal ferramenta do mercado imobiliário. “Hoje em dia, quem não anuncia na internet e nas redes sociais acaba perdendo grandes oportunidades de negócios. A rede ajuda o cliente a ter mais informações no processo de decisão como comparar preços, visualizar fotos e vídeos”, diz.

Segundo ele, é necessário que os profissionais estejam preparados e entendam as necessidades do mercado. “Com tanta concorrência, o corretor precisa mais do que nunca saber que cada tipo de consumidor está em um estágio diferente de compra. Alguns querem uma residência menor e piscina no condomínio. Outros, buscam mais quartos por conta dos filhos. A internet nos fornece isso em tempo real, tanto para pesquisa quanto para captação de cliente.”

Um modelo de empresa antenada às novas tecnologias é o trabalho que faz o pessoal da Plugimóveis. No mercado há 3 anos, ela auxilia o corretor a trabalhar de forma online. Como parceiro, o corretor e a imobiliária terão a alternativa de fazer anúncios de forma automática, economizando tempo e dinheiro. Além disso, os associados podem encontrar proprietários (particulares) que tem interesse em vender seus imóveis, facilitando então a captação dos mesmos.

Vale ressaltar que os internautas brasileiros passam mais tempo online por mês, em média, que os demais internautas de outros 8 países latino-americanos. Segundo uma pesquisa da comScore, empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços, são 27 horas conectados por mês, sendo que sites de redes sociais capturam a maior porcentagem deste tempo (36%). O Facebook é líder da categoria, com quase 44 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2012, 22% a mais que no ano anterior.

*Nota: A expressão “da Redação” aparecerá no BABEL.com sempre que indicar a republicação de matéria recebida através de assessoria de imprensa. O texto passará por revisão, antes de ser apresentado aos leitores deste blog.

Escreva um comentário