O que as artes marciais podem ensinar aos negócios?

Criado por Letícia Castro em em 17/10/2014

Business FighterSegundo o sócio-diretor da Agência Estilo7, e também praticante de Hapkido, Fernando Monreal, praticar uma arte marcial é muito mais que estar bem com o corpo. Os benefícios vão desde o hábito da disciplina e concentração, vivenciadas nas outras atividades do dia a dia, até o equilíbrio e perseverança, que devem ser aplicados aos negócios.

O praticante de artes marciais sabe que as derrotas fazem parte do processo de aprendizado, sendo que este não se deixa abater pelas dificuldades, dores e quedas dos treinos. Assim como os praticantes do esporte, o empreendedor deve se manter focado em seus objetivos e comprometido em alcançá-los, “o reconhecimento de cada erro e o aprimoramento da técnica, o levará cada vez mais a perfeição. E isso vale tanto para o “artista marcial”, quanto para o empreendedor”, afirma Monreal.

As adversidades também serão muitas e inevitáveis, diante disso, o empreendedor deverá ser resiliente a ponto de lidar com facilidade às adaptações, principalmente a situações de alto estresse e exaustão, qualidades estas também exigidas do praticante da modalidade.

De acordo com Monreal, “as habilidades adquiridas nas artes marciais são válidas para toda vida e as analogias que podemos fazer aos negócios são inúmeras”, comenta.

Para quebrar uma madeira com um soco, por exemplo, o artista marcial é treinado a focar além do objeto que pretende quebrar. Da mesma forma, para se obter o sucesso desejado nos negócios, o empreendedor necessita visualizar além da meta, se quiser fazer a diferença.

Para um praticante, respeitar e aprender com os mais graduados e ensinar com generosidade os menos graduados é fundamental para a evolução técnica e espiritual. Da mesma forma, o empreendedor deve ser respeitado pelos seus colaboradores e parceiros, por ser aquele que compartilha suas experiências e também anseia em conhecer mais, através das experiências vivenciadas em seu negócio

Todos estes adjetivos, fazem parte do vocabulário e do dia a dia de um artista marcial e também devem estar presentes na rotina de um empreendedor. O caminho até a faixa preta não é fácil, assim como construir um negócio. “Portanto, fique atento ao conhecimento que possam ser adquiridos fora do ambiente de negócios. Muitas vezes, você já passou ou ainda passará por situações, que podem ser aplicadas também em sua rotina de trabalho”, conclui Monreal.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60