3o. dia: Marketing no LinkedIn e Social Business Strategy são os destaques da SMWSP

Criado por Letícia Castro em em 26/09/2013

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No terceiro dia do evento, desmistificando o LinkedIn e papo sério sobre como potencializar sua marca/negócio nas redes sociais. Ah, meta cumprida: dois cappuccinos de sabores variados. Veja aí tudo o que rolou:

 

marketing-no-linkedin-social-media-week-spLígia Ishida, do LinkedIn Brasil

“Tempo passado em uma rede profissional é tempo investido”. Esta foi uma das primeiras declarações que Lígia Ishida, gerente de marketing do LinkedIn do Brasil, fez ao abrir sua palestra: “LinkedIn: novidades, dicas e truques”, durante a Social Media Week SP. E se você, assim como eu até ontem, tem um perfil na rede até que bem completo, com um número razoável de conexões, mas não faz nada além de atualizar o conteúdo e adicionar mais pessoas, saiba que está utilizando cerca de apenas 30% do seu potencial.

A divulgação de conteúdos, focados no universo profissional, é o que impulsiona a plataforma hoje em dia. Segundo Lígia, “busca por emprego [no LinkedIn] não é o principal. O engajamento por conteúdo é seis vezes maior.”

Ishida lembrou também que o LinkedIn tem “audiência qualificada e direcionada” e “um em cada três profissionais do mundo” (mais de 238 milhões), o que aumenta a possibilidade de uma campanha de marketing bem sucedida. Os brasileiros somam pouco mais de 1% dos participantes, com um número superior a três milhões de perfis criados.

Para aproveitar esse alcance, “pode ser interessante criar um espelho do seu perfil em inglês”, sugeriu Lígia. Ela indicou ainda a leitura de “The Start-up of you” (ou “Comece por você”, na versão brasileira), do fundador da rede Reid Hoffman (em parceria com Ben Casnocha) para aqueles que queiram fazer um mergulho de profundidade nas possibilidades que a plataforma oferece.

 

social-business-strategy-social-media-week-spDéborah De Mari e Edney de Souza, antes da palestra

Na segunda rodada do dia, o BABEL.com assistiu a apresentação “Social Business Strategy: propósito e valor na nova era do engajamento digital”, dada pela Déborah De Mari, estrategista digital e de social media da Natura. Veja alguns destaques do que ela disse:

“Não é suficiente apenas pensar no calendário de posts da semana: é preciso pensar em qual mensagem a empresa quer passar no longo prazo.”

“O que a minha marca quer falar para as pessoas? Qual é a mensagem maior que eu quero construir com essa conversa?”

“Os consumidores dão sinal o tempo inteiro de com o que eles querem se engajar.”

“Todas as pessoas, dentro da empresa, querem saber qual é a parte das redes que conversa com elas.”

“Olhar primeiro para os objetivos do negócio: onde é que essas redes sociais vão causar mais impacto para eles.”

“É preciso pensar em uma estratégia que envolva planejamento, processo e pessoas.”

Logo mais, estarei no último painel que verá nesta edição do #SMWSP: “Social paquera, fantasias online e amor líquido” (conheça os palestrantes). Se interessar, acompanhe o próximo post e saiba como foi. Até lá!

Imagens: Letícia Castro

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