Caos aéreo na Europa: Vulcão na Islândia causa paralisação de voos em massa

Criado por Letícia Castro em em 19/04/2010

Uma nuvem de fumaça, expelida pelo vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, é a responsável pelo cancelamento de mais de 20 mil voos até agora na Europa, desde 14 de abril último. O caos aéreo atinge cerca de 12 países (Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Polônia, Holanda, Eslováquia, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Bélgica) e deixa milhares de pessoas espalhadas pelos aeroportos das principais capitais do continente. O incidente já está sendo comparado à pane no sistema aéreo norte-americano, em virtude dos ataques do 11 de setembro em 2001.

Veja o trajeto da nuvem que se espalha pelo território

A paralisação das atividades aéreas foi necessária porque, segundo especialistas, o fenômeno pode produzir estragos nas janelas e estruturas dos aviões, além do risco de interrupção do funcionamento das turbinas em pleno voo. Uma mistura de pó, gás, vapor de água e silício foi lançada com força pelo vulcão e já atinge 10 km de altura.

Ontem, foram reabertos os aeroportos da Espanha em sua totalidade e parcialmente os do sul da França, Alemanha Segundo o jornal inglês, The Sun, os voos estarão cancelados até quarta-feira, 21, e o caos ainda pode se arrastar por meses.
Imagem 1: Folha de São Paulo
Imagem 2: BBC News (modificada por BABEL.com)

Aqui se fala português.
Comentários (6)
  1. Mr.Jones comentou, em 19/04/2010:

    Nossa, ninguem percebe os sinais. Agora é tarde, a tendência será piorar.
    abçs

    Responder
  2. Max Martins comentou, em 19/04/2010:

    Oi, Letícia!

    Já reparou como nos tem chegado notícias sobre a natureza? No caso de um vulcão que ainda está em atividade, é normal. Esse ainda estava em atividade, né?
    Me diz uma coisa: como é que se pronuncia o nome desse vulcão? Mal consegui ler…rs

    Abraços

    Responder
  3. Principe Encantado comentou, em 20/04/2010:

    Nunca tinha visto algo semelante, impressionante mesmo.
    Abraços forte

    Responder
  4. Mayara Caparroz comentou, em 20/04/2010:

    Olha só, que coisa…

    O Babel anda cobrindo muitas notícias ultimamente e, infelizmente, más-notícias, como tragédias de enchentes. Mas as reportagens estão ótimas, mesmo!

    Abraço, comadre. :)

    Responder
  5. Jorge Fortunato comentou, em 20/04/2010:

    Oi Lê
    Tem horas que a gente fica com medo né?
    Graças a Deus, das diversas vezes que viajei nunca passei por situação assim. Meu único problema até hoje foi ter que passar mais uma noite na França por conta de um overbooking. E espero que continue assim…será o fim dos tempos???

    Responder
  6. Minhas Poesias Irradiantes comentou, em 09/05/2010:

    Parabéns pelo post e as belas fotos que demonstram bem a situação…

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60