Marketing de conteúdo: a conversa mais eficaz da sua marca com os consumidores

Criado por Letícia Castro em em 14/04/2014

Foto: dcJohn/CreativeCommons Foto: dcJohn/CreativeCommons

 

por Ana Alice Vercesi

Você está em um happy hour de negócios e o prospect dos sonhos sentou-se justamente do lado oposto ao seu na mesa. Você precisa chegar a ele de alguma forma, em meio ao barulho do restaurante, as conversas paralelas e o vaivém de garçons.  Um megafone está fora de cogitação: além de deselegante, não vai atingir o seu objetivo. E agora?

De repente, você se lembra de uma matéria que viu sobre a empresa desse futuro cliente, narrando um problema nos negócios, e consegue inserir na mesa um case de sucesso em que solucionou uma situação parecidíssima. E percebe, com aquela sensação de vitória, que seu prospect enfim está atento ao que você pode oferecer.

Filosofia de bar? Não, marketing de conteúdo. Em meio ao burburinho de informações do dia a dia, captar a atenção de consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, está cada vez mais disputado.  Para se tornarem relevantes a uma audiência exigente, as marcas estão investindo menos em megafones e mais em uma conversa profunda e consistente com um público-alvo –  cada vez mais interessado em empresas que oferecem soluções -  e experiente o suficiente para filtrar quem entende do que está falando de quem não está.

Como funciona?

Para garantir que seus clientes tenham uma verdadeira experiência com a marca, é importante descobrir onde seu público está. As redes sociais e a internet são ferramentas rápidas que, se bem usadas, podem encurtar a distância entre sua mensagem e o destino final.  Além disso, marcar presença na internet garante relevância para sua marca em sistemas de busca e recomendação, especialmente se você investir em conteúdos inovadores, que conversem diretamente com a sua audiência.

Mais do que criar um site, um blog ou fan pages nas redes sociais, o marketing de conteúdo eficaz consiste em uma conversa direta com o universo do seu consumidor.  Por isso, antes de colocar a mão na massa, defina exatamente com qual tipo de audiência pretende falar. Quem é essa pessoa? Como ela se comporta? O que mais lhe interessa? Quais são os problemas que ela enfrenta no dia a dia? Não pense em como sua empresa pode simplesmente atender um ou mais desejos do seu cliente, e, sim, como fazer parte de sua rotina. Esse é o pulo do gato.

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