Facebook tem em 2014 seu melhor ano para marcas e engajamento

Criado por Letícia Castro em em 07/07/2014

da Redação

Na comunidade de marketing do Facebook não se fala em outra coisa se não a forma como as mudanças algorítmicas no feed de notícias andam prejudicando o alcance orgânico das postagens. Os números da Socialbakers dizem o contrário: as marcas nunca tiveram melhor oportunidade de ter seu conteúdo exposto para tantas pessoas.

A empresa, líder em métricas e otimização do desempenho de marcas em mídias sociais, traz informações sobre a performance do Facebook. A empresa observou o número real de interações, em amostra significativa em relação às páginas (as três milhões maiores); seu engajamento de mídia e outros dados (ver gráficos).

Como a base de usuários do Facebook tem crescido, as marcas, assim como os profissionais de marketing e anunciantes também têm aderido ao espaço. E, da mesma maneira em que acontece com qualquer lugar que esteja cheio de gente, agora ficou mais difícil ter sua voz ouvida.

A Socialbakers explica as razões por trás disso: o crescente número de ‘curtir’ nas páginas, e o fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas a seus amigos e parentes. E como o feed de notícias não conta com um espaço infinito, é relevante para o Facebook garantir que os usuários vejam apenas o que ele considera como melhor e mais relevante conteúdo.

Otimizar o Feed de notícias é um dos deveres fundamentais do Facebook para com seus usuários, que têm, ao longo do tepo, se comprometido com a qualidade dos posts da timeline. Seguindo essa filosofia, para que uma marca seja vista, ela precisa produzir conteúdo de muita qualidade.

O que realmente está acontecendo com o engajamento no Face

A Socialbakers estudou recentemente* alguns dos top criadores de conteúdo, observando como um elevado número de interações – sinal de conteúdo relevante – pode se relacionar com o crescimento orgânico.

Em primeiro lugar, a empresa observou o número real de interações que aconteceram no Facebook durante o ano passado em uma amostra significativa de páginas – as maiores, de 1 a 3 milhões- e descobriu que as interações aumentam consistentemente no Facebook.

Ver gráfico: https://workflow.comunique-se.com.br/ViewImage.aspx?image=xzfESR9Ri5Pv8RkoZbqVFg==

De fato, desde janeiro de 2014, as interações subiram 30%, o que mostra que o engajamento das marcas no Facebook não está em declínio. Para todas as previsões apocalípticas, parece que o Facebook segue na mesma direção, como sempre – para cima, de forma constante.

Meios de comunicação e o potencial do conteúdo relevante

Os meios de comunicação prosperaram a partir da utilização do método storytelling, que incorpora vários elementos de design visual, gráficos, etc em seu conteúdo. O Facebook é um ótimo espaço para experimentar inovação rápida, e um reduto de inteligência para as marcas que queiram ver como as novas formas de contar histórias repercutem junto aos fãs. Aqui, é possível ver como o engajamento de mídia explodiu em 2014.

Ver gráfico: https://workflow.comunique-se.com.br/ViewImage.aspx?image=Qu+/ajQp2ZySlNhMhSxXxg==

Os meios de comunicação sempre têm alguma coisa para falar. As marcas são menos propensas a oferecer um número alto de notícias para os fãs de suas páginas – por isso o que mais importa não é tentar dizer mais, mas dizer coisas de uma forma mais cativante.

Ao deixar a mídia liderar o caminho, as marcas se beneficiam deste ato de experimentação como um teste beta. Fazer isso cria oportunidades futuras no ecossistema – e também mostra que a qualidade do conteúdo no feed de notícias é a chave para atingir fãs com sucesso. É importante notar que o sucesso da mídia não impede o sucesso das marcas.

Dicas quentes

Qualquer tipo de página pode ver aumento no impacto que causa aos usuários, lembrando que:

1) Criar conteúdo atraente conduz ao engajamento;
2) Postar é só o começo – é preciso fazer a medição do impacto das postagens no conhecimento da marca, conversões e / ou visitas;
3) Ampliar seus posts para o público certo – que vai se engajar com seu conteúdo.

* Business Insider: CHART OF THE DAY: How Interactions Affect One’s Reach On Facebook

Escreva um comentário