8 motivos para usar o Instagram como ferramenta de marketing de sua marca

Criado por Letícia Castro em em 13/03/2014

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As mídias sociais caíram de vez no gosto dos brasileiros. O Facebook não para de crescer (mais de 1,2 bilhão de usuários no mundo, 76 milhões apenas no país), mas também outras redes sociais experimentam crescimentos significativos entre os internautas tupiniquins.

O Instagram é uma das plataformas que rapidamente vem conquistando o gosto dos usuários. Adquirido pelo Facebook em abril do ano passado, a rede social de compartilhamento de imagens já tem mais de 130 milhões de usuários ativos que postam, diariamente, milhares de fotos e vídeos. Já são mais de 4 bilhões de imagens publicadas.

Com tanta aceitação entre o público em geral, projetar sua empresa nas redes sociais é tarefa imprescindível nos dias atuais.

Ao combinar duas grandes tendências da tecnologia e comunicação entre pessoas, mobile e imagens, o Instagram tem muita chance de se tornar uma das principais mídias sociais em um futuro breve.

Muitas empresas já estão usufruindo da proximidade entre marca e seguidores proporcionada pelo Instagram, para cativar e fidelizar clientes.

Um exemplo de case de sucesso no Instagram é o da estilista Cris Barros, que lançou uma campanha criativa para sua grife, usando a rede como ferramenta. A grande sacada de Cris foi criar uma microssérie com 12 filmes que estão sendo publicados diariamente no Instagram da marca, que já tem mais de 34.000 seguidores. O elenco dos episódios é composto por 8 mulheres, entre elas, a apresentadora Didi Wagner.

Se você ainda não começou a divulgar sua marca no Instagram, aí vão algumas dicas para ajudar a transformar o seu perfil na rede social em uma ferramenta de marketing:

1. Escolha bem as imagens, pois no Instagram fotos falam mais do que palavras. Poste fotos do seu dia a dia, de viagens inesquecíveis ou fatos curiosos que você vê na rua.

2. Use hashtags (#) antes de palavras-chave e legendas para explicar melhor suas fotos. As palavras corretas ajudam suas fotografias  a aparecerem nas pesquisas da rede. Quanto mais de nicho for, mais chances de seu perfil ter muitos seguidores.

3. Siga perfis de pessoas relevantes para sua marca e produtos. Dessa forma você vai estar atraindo público-alvo segmentado e, muitas vezes, formadores de opinião.

4. Curta e comente as fotos de seus seguidores e também de pessoas que você não conhece. O mínimo que você vai estar fazendo é iniciando uma comunicação que pode se tornar um relacionamento.

5. Incentive seus seguidores a postarem fotos com seus produtos como forma de espalhar a marca. Para estimulá-los, ofereça brindes, através de promoções e sorteios.

6. Adicione a URL do seu site ou da sua página oficial no Facebook na descrição do seu perfil no Instagram. As pessoas interessadas em saber mais sobre você irão clicar no link, ampliando suas chances de fazer uma conversão. Além disso, no caso do BABEL.com, há um aumento de visitas significativo no site, com o Instagram aparecendo entre as seis primeiras fontes de tráfego.

7. Crie estratégias cruzadas entre suas diferentes redes sociais. Por exemplo, lance uma promo do Instagram na página do Facebook, com link redirecionando para o seu perfil, e dê RT em tudo no seu Twitter para expandir suas possibilidades de angariar novos seguidores.

8. Se faz a gestão de várias mídias sociais para uma mesma marca, certifique-se de adaptar as imagens para a linguagem da plataforma. Para começar, as imagens do Instagram devem ser sempre quadradas e, muitas vezes, não dá para apenas cortar a foto que você usou no Facebook. Mude, use os filtros, faça alguma arte com tipografia diferente. Lembre-se de que a imagem é o carro-chefe do sistema. Se ela não atrair de primeira, toda sua estratégia poderá ir por água abaixo.

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O BABEL.com tem alguns perfis na rede, cada um para um propósito diferente. Veja aí:

@castrolele e @anaalicevg: os perfis pessoais do staff do BABEL.com, onde postamos coisas do nosso cotidiano, como as fotos dos nossos babies Lola e Zumbi até nossas experimentações na cozinha. Bons shots de bebidinhas e viagens por aí. Você vai curtir!

@babelpontocom: o IG da firma

@deunhaseesmaltes: um IG que criei para uma paixão que tenho. O nome diz tudo (meninas, muitas dicas de #nailart, corram lá!)

@gonnaflynowbr: outro Instagram de nicho, sobre #fitness e #vidasaudável

Você é bem-vindo para nos seguir, há grandes chances de te seguirmos de volta!

 

Comentários (2)
  1. ana lucia nicolau comentou, em 14/03/2014:

    Oi Letícia, ótima informação, bjs

    Responder
  2. Pingback: BABEL.com » Redes sociais: 5 motivos para criar um perfil oficial da sua empresa

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