4 erros que você quer evitar ao escrever um release

Criado por Letícia Castro em em 21/07/2014

press-release-dicas-o-que-nao-fazer

da Redação

Ao contrário do que muitos jornalistas e assessores de imprensa pensam, escrever um bom press release não é difícil. Já trouxemos aqui algumas dicas de como cumprir a tarefa atingindo o alvo na mosca. Mas, se você ainda tem medo de enviar um comunicado importante que não irá emplacar do jeito que precisa entre os colegas, aqui vão mais quatro dicas do que não deve fazer ao criar o texto. Veja:

1) Tem foco: é preciso pensar no alvo em seu release. De qual assunto se trata exatamente? Tentar colocar muitas informações em um único texto só irá levar seu release para as lixeiras. Não tente apelar para diferentes audiências em um único comunicado. Faça um trabalho de qualidade e direcionado, com informações suficientes para que o jornalista entenda sua sugestão de pauta.

2) Escrita artificial

Jargões corporativos distanciam o texto do público e fazem com que ele seja esquecido rapidamente, sem que haja nenhuma diferenciação entre esse release e a outra pilha de comunicados que a mídia recebe todos os dias. Para que sua sugestão de pauta seja reconhecida, é necessário criatividade e informações interessantes, colocadas de maneira natural e objetiva.

3) Textos muito longos

Como a maioria dos releases é encaminhada por meio de e-mails, escrever um texto gigantesco é uma péssima escolha. Dificilmente o jornalista irá ler seu texto até o final se ele possuir mais do que três parágrafos, sua meta deve ser a objetividade. Para um material muito extenso é interessante anexar um arquivo com o texto completo e deixar as informações mais relevantes no corpo do e-mail. Imagens também tornam a leitura menos cansativa, então, uma boa opção é incluir fotos relacionadas ao cliente/empresa e assunto tratados no texto.

4) Assunto não atraente

Tenha atenção especial para o assunto da mensagem. Ele será a primeira e mais importante impressão que o jornalista terá de sua sugestão e pode ser a diferença crucial entre transformar-se em uma notícia ou ir para a lixeira. Seu release deve se destacar na caixa de entrada do e-mail, caso contrário, é muito provável que ele seja descartado sem nem mesmo ter sido aberto.

Comentários (1)
  1. ana lucia nicolau comentou, em 25/07/2014:

Escreva um comentário