Com cupons de desconto, lojas garantem faturamento milionário no e-commerce brasileiro

Criado por Letícia Castro em em 05/02/2014

cupons-descontos-e-commerceda Redação*

O e-commerce no Brasil não para de crescer e a cada ano bate recordes em vendas. Somente na última Black Friday do setor, em 29 de novembro de 2013, mais de R$ 430 milhões foram vendidos pelas lojas virtuais em um único dia de ofertas e promoções com descontos agressivos de até 90%, quase o dobro do faturamento do ano anterior.

As razões para os números impressionantes do crescimento do e-commerce brasileiro, que vive um boom na contramão dos indicadores retraídos de consumo e no desempenho aquém do esperado das lojas físicas de shoppings e grandes centros comerciais, são em grande parte explicadas pela variedade de produtos e marcas.

Outras vantagens são a possibilidade de comparar preços rapidamente entre diferentes lojas, comprar sem filas ou burocracia, conseguir preços mais baixos que no comércio tradicional com ou sem uso de cupons de desconto. Estes mecanismos de compra costumam também trazer especificações e reviews dos produtos mais completos e confiáveis nos sites das lojas, em comparação à dificuldade de obtenção de informações nas lojas físicas.

O uso de cupons de desconto, muitas vezes aliado a ofertas agressivas, pode ser considerado um dos maiores catalisadores desta explosão sem precedentes do volume de compras em lojas virtuais. “Nas lojas físicas, há dificuldades e até vergonha em pedir desconto para o vendedor ou gerente, enquanto no comércio on-line você tem alguns sites especializados somente em agrupar cupons, descontos, ofertas e promoções, facilitando a vida do consumidor que quer economizar”, segundo Thiago Rodrigo Carneiro, sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto, segundo maior site brasileiro de cupons. O site angariou R$ 8 milhões em vendas a partir das ofertas e descontos disponíveis somente na última Black Friday.

“Para nós, varejo, moda, esporte, perfumes e até viagens lideraram a pesquisa por cupons de desconto neste ano de 2013. A tendência é de crescimento nas vendas on-line com a realização da Copa do Mundo em 2014, além do maior alcance de consumidores pela internet e da criação do hábito de uso da rede nas diferentes etapas que compõem o consumo”, ressalta Carneiro.

A tendência para 2014 continua sendo o incremento nas compras online, seja pelos atuais e-consumidores, seja pela adesão de novos consumidores às compras on-line. Espera-se alcançar a cifra de R$ 24,4 bilhões em vendas para este ano para mais de 30 milhões de compradores, o que representa metade do volume de toda a América Latina.

*Nota: A expressão “da Redação” aparecerá no BABEL.com sempre que indicar a republicação de matéria recebida através de assessoria de imprensa. O texto passará por revisão, antes de ser apresentado aos leitores deste blog.

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