Você conhece o seu joelho?

Criado por Letícia Castro em em 17/02/2014

cuidados-joelho-meniscoMais um semana começa e a segunda-feira é o dia mundialmente preferido de início ou retomada da dieta. Aliada aos cuidados alimentares, está também a prática de exercícios físicos, geralmente intensa nesse dia da semana. E se você se exercita correndo ou malhando na academia, de forma a trabalhar as pernas, é fundamental pensar na proteção dos joelhos, especialmente nas lesões que envolvem o menisco, comuns nesse caso.

Para saber, o menisco é uma estrutura presente no interior dos joelhos e funciona como um preenchedor articular que garante maior estabilidade para a articulação. Entre as diversas funções desta estrutura temos:

- lubrificação: ajudando a distribuir o líquido sinovial para a nutrição da cartilagem articular

- estabilização do joelho

- absorção de 40 e 60% do peso na posição de pé

As lesões traumáticas dos meniscos são causadas mais comumente por rotação com o joelho parcialmente dobrado. O local mais comum de lesão é a parte posterior do menisco. O tipo mais comum é a lesão longitudinal. Alguns fatores predisponentes à lesão são:

·         Formação cística periférica

·         Anomalias meniscais congênitas (menisco discóide)

·         Áreas degeneradas

·         Alteração do eixo dos membros inferiores

·         Articulações com frouxidão e musculatura inadequada

Após a lesão do menisco o paciente pode apresentar:

·         Travamento

·         Inchaço do joelho

·         Insegurança no joelho

·         Dor

Depois de um exame físico minucioso, pode-se solicitar exames complementares como ressonância magnética para confirmação do diagnóstico de lesão meniscal. O tratamento depende das características da lesão. Em algumas lesões menores e estáveis pode-se realizar tratamento não cirúrgico com fisioterapia. Já as lesões maiores e instáveis podem ser tratadas com cirurgia artroscópica com sutura ou retirada de parte do menisco lesado.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60