Sono: Pesquisa de Harvard revela que noite bem dormida traz os mesmos benefícios que treino

Criado por Letícia Castro em em 21/01/2014

dormir-peso-fitnessDormir bem: receita de saúde e boa forma

Horas de repouso e sono são tão importantes para o corpo quanto qualquer exercício físico. É nesse período que o organismo realiza funções com consequências diretas na saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória e, claro, o relaxamento e descanso dos músculos.

Além de trazer qualidade de vida e bem-estar, uma boa noite de sono ajuda a manter a forma reduzindo os riscos de obesidade e diabetes. É o que afirma pesquisa realizada pela Harvard Medical School e do Brighamand Women’s Hospital, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, o comprometimento da qualidade do sono, horas reduzidas ou irregulares, aumentam o risco de as pessoas desenvolverem as duas condições.

Em tal pesquisa, observou-se que a interrupção prolongada do sono normal afeta a produção de insulina, aumentando a glicose no sangue, o que leva algumas pessoas a serem consideradas pré-diabéticas. Além disso, há uma queda das taxas metabólicas o que pode também levar ao aumento do peso.

Na reversão da situação, ou seja, quando a pessoa volta a dormir com qualidade, além de o quadro se normalizar, reduzem-se todos os riscos já citados, assim como também há uma melhora no humor, no nível de atenção e no estresse.

Veja dica de alimentos que ajudam a conciliar o sono e, por serem saudáveis, ainda dão uma mão para você manter a forma:

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