Futuras mamães: A importância do exercício físico durante a gravidez

Criado por Letícia Castro em em 13/02/2014

exercicios-fisicos-gravidezControle dos níveis de glicemia, alívio dos desconfortos musculares e relaxamento estão entre os principais benefícios para a gestante que se exercita.

 

da Redação

A prática de exercícios físicos, com a devida orientação de um profissional de educação física, e realizada de forma segura, provoca diversos benefícios na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida de um indivíduo, em todas as fases da vida. Mas, durante a gestação, algumas mamães deixam de lado o hábito de se exercitar por falta de apoio ou de programas específicos que as incentivem a continuar com a prática.

Segundo a coordenadora do Programa Gestante, da Unique Fitness, Ana Flávia Rangel, as gestantes que se exercitam podem usufruir de inúmeros benefícios, não somente para a saúde delas, mas também para a dos bebês. “Durante a gestação, as mamães sofrem diversas alterações hormonais e posturais. Com os exercícios físicos, elas se sentirão mais dispostas e ativas até o momento do parto, além de ajudá-las na recuperação pós-parto”, explica.

No caso dos exercícios aquáticos, por exemplo, Ana Flávia explica que a prática melhora a circulação sanguínea da mãe e ainda ajuda na saúde do filho. “As mães que praticam exercícios aquáticos também fazem com que o bebê receba uma quantidade maior de oxigênio e de nutrientes”, conta.

Segundo Flávia, as modalidades mais recomendadas para a prática de atividades físicas durante a gestação, são: hidroginástica, alongamento, ioga e natação. Os benefícios vão desde a manutenção da capacidade aeróbica ao controle de níveis de glicemia.

 

Respeitando o limite

Como todo aluno, as gestantes também devem ter cuidado para não exagerar nas atividades físicas. “O principal cuidado que elas devem tomar é justamente à intensidade dos exercícios. Após a liberação da obstetra, a mãe deve manter uma atividade física moderada, sem impacto e sem riscos de queda, além de evitar a sobrecarga da coluna vertebral, causando frouxidão dos ligamentos e aumentando os riscos de lesões”, explica a profissional de Educação Física.

“Mesmo após o parto, as mamães continuam zelando pela saúde e bem-estar delas e dos bebês através do programa ‘Pós Parto’, sempre com a devida autorização do obstetra”, explica a coordenadora Ana Flávia. No Programa Pós-Parto, as mamães voltam para a academia, com seus bebês, e participam de aulas de ginástica, psicomotricidade, musicalização e natação, tudo com a devida segurança do ambiente e dos profissionais.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60