Fitness, sim. Exageros, não

Criado por Letícia Castro em em 05/09/2013

exercicios_fisicos_exageros

Se você pratica exercícios físicos puxados regularmente e não está familiarizado com os termos “overtraining” e “vigorexia”, cuidado: você pode colocar sua saúde em sérios riscos.

O overtraining, ou excesso de atividade física, acontece quando um indivíduo fica ansioso para alcançar os resultados desejados ou compete em excesso, lançando mão também de uma dieta inadequada. Dentre os sintomas dessa doença estão a perda de apetite e do peso, insônia, cansaço, estresse, agressividade e depressão.

Diante desse quadro, a pessoa demonstra predisposição a um segundo malefício da malhação exagerada: vigorexia. O transtorno, explica a equipe da academia Edge Life Sports, em  São Paulo, pode estar relacionado a uma distorção da autoimagem. Nesses casos, o indivíduo tende a treinar muito, por estar obcecado por sua aparência. Também fica propenso a ingerir anabolizantes e recorrer a outros métodos poucos saudáveis para sanar sua insatisfação com a própria imagem.

A síndrome leva as pessoas a projetarem, diante do espelho, uma imagem fora da realidade, vendo-se fracos, quando são fortes, fenômeno parecido ao que acontece com quem sofre de anorexia, ao achar-se acima do peso, mesmo em condições de extrema magreza. Em casos mais graves, essa condição pode levar à insuficiência renal, hepática e problemas vasculares e o paciente deve procurar a ajuda profissional de um médico, psicólogo e nutricionista para reequilibrar sua vida.

Ser acompanhado por um junta multidisciplinar é fundamental para quem pratica qualquer exercício físico. É recomendado passar por uma avaliação física periódica e ter o treinamento adequado para cada caso. Só assim você poderá alcançar a forma física que tanto almeja com segurança e saúde.

Imagem: Letícia Castro

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60