“Profissão: Famoso” aborda estratégias de marketing no universo artístico

Criado por Letícia Castro em em 10/07/2014

profissao-famoso-livro-autoraPublicitária analisa a construção de imagem de artistas e dá dicas profissionais para essas e outras carreiras

 

Por Ana Alice Vercesi

Ser famoso é profissão? Para a publicitária Karla Ikeda, não resta dúvida.“Tendo o artista sua própria imagem como instrumento de trabalho, suas atividades, relações e postura tornam-se também responsabilidades profissionais”, explica no livro “Profissão: Famoso – Como gerenciar imagens de sucesso”, que ganha lançamento no mês de julho.Publicado pela Editora E-papers, a obra expõe ao público os bastidores do universo artístico, traçando um paralelo entre o gerenciamento de carreira dos famosos e as técnicas de marketing e branding utilizadas pelas grandes empresas.

O projeto nasceu do fascínio da autora pelo universo das celebridades unido ao entusiasmo pelas estratégias de comunicação descobertas na faculdade de Publicidade e Propaganda e na pós-graduação em marketing. A publicitária também acompanhou de perto o desenvolvimento da carreira artística do grupo de pagode Jeito Moleque, para o qual trabalhou como assessora. Assim, pode reunir os estudos e a experiência profissional no projeto. No caso dos artistas, explica Karla, “a pessoa física é também a jurídica e a fama deixa de ser uma condição, um golpe de sorte ou reconhecimento de seu talento. Ser famoso torna-se profissão”.

 

Construção de marca pra artistas e empresas

O livro ressalta a importância de construir uma identidade condizente com a essência do indivíduo para que ele não apenas conquiste espaço na mídia, mas, principalmente, cative os públicos e mercado publicitário, fortalecendo a marca pessoal e tornando-a apta à competição como marca empresarial. Para trabalhar com o conceito de identidade, Karla Ikeda pesquisou a trajetória de figuras de destaque na mídia e buscou referências teóricas na área da comunicação, além de realizar entrevistas com profissionais do show business, como o ganhador do concurso musical da versão brasileira do programa “Ídolos” (TV Record), Rafael Barreto, o ex-Br’Oz (programa “PopStars”, SBT), André Marinho e o ex-diretor de edição do reality show “A Fazenda” (TV Record), Flávio Queiroz.

“Karla me fez questionar e entender que muito do que ela diz no livro tem a ver com minha história e com a história de tantos outros artistas”, descreve o humorista Marcelo Marrom no prefácio. “Numa linguagem fácil, me fez refletir sobre marcas, uso de imagem,celebridades, subcelebridades, possibilidades no mercado publicitário e principalmente me fez dar descaso ao acaso e crer que quase tudo que acontece nesse meio é fruto de algo que alguém plantou”, completa.

A repercussão do projeto extrapolou o meio artístico. Desde que iniciou os estudos para o “Profissão: Famoso”, a publicitária tem sido requisitada também como palestrante no gerenciamento de marcas para empresas e profissionais liberais. “Em um universo online de constante vigilância como ao que estamos expostos por meio das redes sociais e outras ferramentas de comunicação, o gerenciamento de imagem torna-se fundamental para fortalecer as marcas”, finaliza a autora.

 

Sobre a autora

A publicitária paulistana Karla Ikeda é formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Marketing pela mesma instituição. Iniciou sua carreira em agência de publicidade como redatora e, em seguida, migrou para o marketing, área em que se estabeleceu após atuar com atendimento veículo de comunicação e em assessoria de comunicação em eventos. Nas empresas por onde passou trabalhou com assessoria de imprensa, promoção, redes sociais, comunicação interna e relacionamento com diferentes tipos de público. Com verdadeiro fascínio pelo universo artístico e pela redação, mantendo um blog de variedades e após quase três anos trabalhando em assessoria de comunicação musical, percebeu como os conceitos aprendidos na faculdade poderiam ser aplicados ao gerenciamento de carreiras artísticas. Uniu suas paixões pela literatura e celebridades e, em 2012, iniciou o projeto que se transformou no livro “Profissão: Famoso – Como gerenciar imagens de sucesso”, lançado em 2014 pela Editora E-papers.

 

Sobre a E-papers

A E-papers Serviços Editoriais foi criada em 1999 no Rio de Janeiro, com o objetivo de difundir o conhecimento técnico-científico gerado nas universidades e instituições de pesquisa, utilizando-se da Internet como principal veículo de comunicação. Hoje, a E-papers distribui aproximadamente 574 títulos de cerca de 414 autores.

Lançamento do livro “Profissão: Famoso – Como gerenciar imagens de sucesso”

Quando:16.07.2014 (quarta-feira), das 18h00 às 21h30

Onde:Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Mezanino da loja de artes

Avenida Paulista, 2.073 – Consolação

 

Mais informações:

www.profissaofamoso.com

www.facebook.com/ProfissaoFamoso

 

À venda no site da E-papers:

“Profissão: Famoso – Como gerenciar imagens de sucesso”

 

Assessoria de Imprensa

BABEL.com Agência de Comunicação

www.babelpontocom.com. br

Escreva um comentário