Você deixa os clientes encontrarem a sua empresa?

Criado por Letícia Castro em em 04/04/2014

cafe

por Ana Alice Vercesi

Não basta abrir as portas, garantir a qualidade dos produtos e treinar funcionários: o serviço que sua empresa oferece está também na comunicação que ela faz. A divulgação é parte fundamental na percepção do valor que o cliente pode ter do seu produto.

O serviço nada mais é do que oferecer uma solução a um problema. Portanto, se um cliente em potencial está com um problema que sua empresa pode resolver, ele precisa saber. Seus consumidores conseguem descobrir isso?

Procure no Google

Um exemplo simples: um empresário possui uma lavanderia localizada no centro da cidade X (com boa visibilidade, portanto). Um cliente em potencial passa diariamente com o seu carro a três quarteirões da empresa. Ele tem como descobrir que pode desviar um pouquinho o caminho e garantir a roupa lavada e passada de todo dia?

Ou então: se um cliente digitar “lavar roupas”, “centro” e “cidade X” no Google, ele vai descobrir um site, uma página no Facebook ou outra forma de contato com a empresa que pode solucionar o problema de lavanderia dele?

Veja algumas dicas de como facilitar a vida de quem adoraria obter seus produtos e serviços, mas, antes de tudo, precisa encontrar a sua empresa:

  • Você tem um novo negócio e precisa começar na região? Flyers, anúncios em jornais locais e a inserção em geolocalizadores (Google Maps, Google+, Foursquare) são fundamentais.
  • Precisa consolidar seu negócio? Um bom website é o ponto de partida ideal. Ele não precisa ser caro, nem mesmo o mais bonito, mas precisa ser eficiente: ter informações atualizadas, com um conteúdo que leve a uma busca correta no Google (o caso das palavras-chave da lavanderia). Uma outra estratégia que deve ser levada em conta é investir em comunicação com a imprensa e tornar-se fonte de noticias do setor.
  • Garanta a reputação: marcas que se comunicam com seus consumidores garantem um valor altíssimo ao seu negócio e ainda ganham relevância nos buscadores do Google. Mantenha um blog atualizado, converse com seus clientes nas redes sociais e ofereça a chance de ser encontrado online sempre que seus consumidores precisarem de você.

E, aqui, a primeira lição de casa (você pode se surpreender!):

busca empresa google

 

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