Profissões virtuais: conheça atividades online que geram renda

Criado por Letícia Castro em em 19/07/2017

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A massificação da internet originou um novo mercado, cheio de oportunidades para profissionais criativos e sedentos por uma rotina de trabalho mais livre e autônoma. Consolidaram-se, assim, as profissões virtuais. Focadas na venda de (info)produtos, prestação de serviços, consultoria e ensino, elas são caracterizadas pelos baixos custos de produção e pela informação como principal fonte valor e, consequentemente, renda. Neste artigo, falaremos um pouco sobre algumas das principais profissões virtuais e o que fazer para aderir a elas.

1. Freelancer

O trabalho como freelancer é um coringa das profissões virtuais, pois pode abarcar e adaptar ao universo online várias profissões do “mundo real”. Quem trabalha como freelancer, geralmente, participa de projetos isolados de quem contrata. É uma ótima opção de carreira para redatores, revisores, designers, programadores, tradutores, jornalistas, publicitários, entre outros.

Como me tornar um freelancer

?

Para se tornar um freelancer, você precisa de um bom portfólio, focado nos seus principais trabalhos, e de uma boa rede de contatos. Hoje em dia, o freelancer pode recorrer, ainda, a plataformas que dispõem de projetos aos quais ele pode se candidatar. Este sistema funciona da seguinte maneira: na plataforma, há dois tipos de cadastro – profissional e cliente.

O cliente posta projetos para os quais precisa de freelancers, enquanto o profissional cria um perfil que coloque em evidência as suas especialidades e seus trabalhos anteriores. O freelancer, então, procura por projetos que lhe interessem e faz uma proposta ao cliente, que, por sua vez, escolhe o melhor profissional para o seu projeto.

Algumas plataformas de serviço para freelancer

s são a Prolancer, Workana e CodeFreelas. Todas elas funcionam no sistema freemium e são convenientes por cuidarem de todo o processo, da proposta ao pagamento, garantindo que o acordo entre cliente e profissional seja cumprido.

2. Consultor e coach

Consultores e coaches são profissionais que tivera

m o alcance expandido graças ao advento e massificação da internet. Eles usam suas próprias experiências e especialidades para guiar pessoas que passam por situações similares ou precisam de ajuda com algo que eles dominam. As sessões de consultoria e coaching podem ser feitas pessoalmente, por telefone ou via Skype.

Como me tornar um consultor ou coach?

Para trabalhar como consultor, tudo o que você precisa é

ser um expert e aprender a transmitir o seu conhecimento aos seus clientes, sabendo ouvi-los e guiá-los para que alcancem seus objetivos. O trabalho de coach, por sua vez, requer mais estrutura. Por ser mais voltado às atitudes do cliente, o coach deve passar por um curso de capacitação que o habilite a exercer a profissão com maestria.

3. Problogger

Esta é uma das profissões mais conhecidas do mundo virtual. O problogger é capaz de gerar renda através de um ou mais blogs utilizando recursos como conteúdo, programas de afiliados, vend

as, guest posting, entre outros. Trata-se de criar um negócio online, que gire em torno de resolver os problemas de seus clientes, transformando-os em uma comunidade – com interesses comuns – por meio das ferramentas fornecidas pelo blog.

Como me tornar um problogger?

Ao contrário do que muitos pensam, ter um blog não faz de você um problogger. Para isso, você precisa saber como gerar renda através do seu blog de maneira consistente e contínua. Se você tem interesse em se tornar um problogger, procure por cursos – há muitos deles online – que lhe ensinem as artimanhas do marketing digital e da criação de conteúdo para web. A partir daí, crie um negócio que gire em torno dos seus interesses e, ao mesmo tempo, ajude outros – estes serão os seus clientes.

4. Analista de

mídias sociais

Este profissional monitora estas comunidades, analisa a importância da empresa para a qual trabalha para estes grupos e propõe ações que visam, entre outros resultados, o melhor relacionamento entre empresa e comunidade.

Como me tornar um analista de mídias sociais?

Para se tornar um bom analista de mídias sociais, é necessário ter um bom conhecimento de como essas plataformas funcionam e se dispor a olhar para elas com um olhar analítico e crítico; além

de criar variadas métricas e sugerir ações que gerem bons resultados. Novamente, a melhor maneira de se iniciar neste mercado é recorrer a cursos online que contemplem este tipo de conhecimento de maneira prática.

5. Instrutor de cursos online

Uma das poucas certezas que temos na vida é que sempre há algo a ser aprendido. Logo, sempre há algo a ser ensinado. No mundo virtual, isso não é diferente. Entre tantas outras funções, o computador pode ser, também, uma sala de aula. Com tanto conteúdo a ser apreendido e tantos internautas em busca de conhecimento, ganharam projeção os cursos online e uma nova profissão: o instrutor de cursos online. Neste caso, o expert se transforma em um professor virtual, criando o seu próprio curso e colocando-o à venda em plataformas específicas.

Como me tornar um instrutor de cursos online?

Para se t

ornar um instrutor, tudo o que você precisa é de um computador, uma câmera e conteúdo de qualidade. Transforme o seu conhecimento em um conteúdo sistematizado, dividido em módulos práticos e de fácil apreensão, grave as videoaulas e submeta-as a uma plataforma de cursos online. Estas plataformas são otimizadas para abrigar os cursos e permitir que cada estudante crie seu próprio fluxo de aprendizado.

No Brasil, o Curseduca Pro desponta como uma plataforma nacional a se dedicar à hospedagem de cursos online, permite que qualquer pessoa possa ter sua própria escola online, com sua identidade visual e atrair mais clientes com a criação de landing pages atrativas. A empresa também possui serviços design de cursos, produção de videoaulas, criação de vinhetas e acompanhamento especial com experts em e-learning.

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