Liberi Libris: Projeto promove doação de livros nas ruas de São Paulo

Criado por Letícia Castro em em 19/01/2015

liberi-libris-doacao-de-livros-SP

Por Ciça Reis, a convite do BABEL.com

Por mais que o mercado de produção de livros tenha crescido nos últimos anos, com muitos autores – alguns estreantes – atingindo um público que antes não era foco de grandes produções literárias, o Brasil está ainda muito aquém de outros países, onde o hábito de ler é introduzido na educação dos filhos desde o seu nascimento. Eu fui criada assim e sou apaixonada por livros…

Pensando em uma forma de incentivar o prazer da leitura e ajudar as pessoas a criarem o hábito da leitura, tive uma ideia: por que não doar livros em locais onde podemos encontrar pessoas em seu momento de lazer? Nessas horas, elas estão mais relaxadas, felizes e mais abertas ao novo, às novas ideias! Foi assim que nasceu o Projeto Liberi Libris.

O projeto oferece livros de literatura infantil, juvenil e adulta, autoajuda, religiosos, didáticos (ensinos fundamental, médio e superior), cursos livres e literatura estrangeira, entre outros.

Sua proposta é a doação de livros de forma itinerante, a cada dois meses. Podemos voltar a algum lugar onde o retorno tenha sido bom ou buscar novos lugares. A divulgação de data e local será sempre pelo Facebook do Projeto, além do envio de e-mails para o mailing que vem se formando. Estamos criando o site do projeto e os domínios já foram adquiridos (www.projetoliberilis.com.br e www.liberilibris.com.br).

QUANDO, COMO E ONDE?

liberi-libris-primeira-edicao

A edição piloto do Projeto Liberi Libris aconteceu em 24 de agosto de 2014. Postamos uma prévia da ideia na minha página pessoal do Facebook no início do mês e, em menos de duas semanas, conseguimos arrecadar mais de 230 livros. Recebemos romances, livros de autoajuda, religiosos, atlas, dicionários, literatura filosófica e livros de direito. Adicionamos alguns didáticos de temas variados (fotografia, cinema, redação, criação publicitária) e outros do ensino médio. Estava pronto o primeiro acervo do Projeto Liberi Libris.

No dia marcado, às 9h, acompanhada de meu esposo e uma amiga, chegamos à entrada oeste do Minhocão (Elevado Costa e Silva) com um pacote de “livros, sorrisos e esperança”. De início, ao ouvirem “doação de livros”, as pessoas entendiam que era um local para doarem. A surpresa vinha quando ouviam “é grátis, pode pegar”. Muitas questionavam se não seria cobrado nada, se não teriam que devolver depois…

Como resposta, ouviam duas frases:
1 – Os livros são de graça, somente dois por pessoa.
2 – Se puder, passe-o adiante quando terminar de ler e, se tiver mais, doe também.

Simples assim.

liberi-libris-segunda-edicao

No projeto piloto foram doados mais de 200 livros, entre sorrisos, conversas, fotos (aqui na página) e abraços. E a esperança

renovada para que o projeto seguisse seu rumo, crescendo cada vez . E cresceu!
Para a segunda edição, realizada na Praça da República em 26 de outubro, arrecadamos mais de 900 livros. Com um acervo tão grande, resolvemos começar a cataloga-los para poder identificar quantos haviam, quais iriam e quantos voltaram. Recebemos a doação de 6 caixas plásticas (tipo engradado) para poder transportá-los, imprimimos banner e mini-cartões de visita, mandamos fazer uma camiseta para mim e uma para o meu esposo e fomos. Como haviam títulos repetidos, levamos 730. Foram doados 476 livros!!! Mais do que o dobro da primeira edição.
Na segunda edição, contamos com o apoio dos Aprendizes do CIEE, além das orientadoras das turmas de hotelaria e logística. Houve também a participação de um ilustrador que fez caricaturas das pessoas enquanto escolhiam seus livros.
Para a terceira edição, contamos com 2 mil livros em acervo, mas levaremos cerca de mil (afinal, somos só 2 pares de braços fixos no projeto – eu e o meu marido).

QUAIS SÃO AS REGRAS

• Não é um evento de troca. Vamos ao local para doar livros, mas, se alguém quiser levar alguns para entregar, serão aceitos.
• O limite será sempre dois livros por pessoa, não importa a faixa etária ou o tema dos livros escolhidos.
• Crianças só poderão levar se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Para que o projeto permaneça ativo, precisamos de ajuda e apoio de pessoas, instituições, empresas, livrarias… enfim, todos que puderem nos ajudar a manter a ideia viva.

Para saber como ajudar, entre em contato: projetoliberilibris@gmail.com

Fotos: Divulgação

Comentários (1)
  1. Jair Sampaio Boaventura comentou, em 10/07/2016:

    Adorei a forma de incentivar as pessoas a lerem sem ter que pagar nada, e poder levar os livros para casa, e ao mesmo tempo doar os livros que já foram lidos.parabéns…

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60