São Paulo 460 anos: Fonte multimídia do Ibirapuera tem programação especial para o aniversário da cidade

Criado por Letícia Castro em em 19/01/2014

fonte-multimidia-ibirapuera*da Redação

Para comemorar os 460 anos da Cidade de São Paulo e dez anos de inauguração da Fonte Multimídia do Ibirapuera, a população da cidade poderá assistir a um novo show de imagens e luzes gratuitamente. Com realização do Pão de Açúcar, o espetáculo terá apresentações entre os dias 18 e 26 de janeiro, sempre em dois horários: às 20h30 e às 21h.

Uma das novidades para este ano é a gravação de um hip hop composto e musicado especialmente para o evento, pelos integrantes do Clickbox. O rapper paulista James Ventura gravou a música que será incluída na trilha das apresentações.

Outra grande atração é a sincronização das águas e músicas com um dançarino de rua. Ele gravou uma coreografia especialmente para o show, que será projetada no ecram (“tela” de água onde aparecem as imagens) e que dá a sensação ao público de que ele está controlando os movimentos das águas durante o espetáculo.

Além do hip hop, outros ritmos musicais também estarão presentes, como a valsa, o rock, o repente, a MBP e a música erudita. A trilha sonora foi concebida com o conceito “São Paulo, Capital da Música”, consagrando Sampa como o maior radar histórico da música de todos os gêneros. O público poderá ouvir músicas de Rita Lee, Adoniran Barbosa, Beethoven, Alberto Nepomuceno e George Gershwin, este em uma inusitada fusão com heavy metal.

Após a introdução de dança de água e cores, as primeiras imagens mostrarão paisagens, personagens e construções que simbolizam a fundação da cidade e seus sucessivos movimentos econômicos e urbanos, o ritmo e o romance de São Paulo, a migração e imigração, que tanto enriqueceram a cultura paulistana e a variedade gastronômica oferecida pela cidade. Neste item, uma música é inteiramente dedicada mostrando a variedade das comidas e bebidas de Sampa.

O trabalho de mixagem sonora tem finalização da Sometoys Audio Boutique e as imagens executadas pelo famoso coletivo de arte urbana Visualfarm, ambas empresas paulistanas coordenadas pela Divina Comédia, responsável pela produção do show. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de São Paulo.

Sobre a fonte multimídia
A fonte foi doada pelo Pão de Açúcar para cidade de São Paulo em 2003 e foi inaugurada em 23 de Janeiro de 2004, como uma das homenagens em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo.

Localizada no maior lago do Parque, trata-se de uma instalação flutuante de 110 metros de comprimento por dois metros de largura que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto. Cada torre de água da Fonte é capaz de lançar 24 jatos verticais com até quinze metros de altura, formando uma cortina de água para exibição de imagens em alta definição. Além da possibilidade de realizar até 15 coreografias especiais, a fonte tem capacidade de projetar um gêiser de 60 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares. Oito setores de iluminação possibilitam a geração de 60 tonalidades diferentes de cores. O projeto de sonorização (10 mil Watts de potência) foi dimensionado de forma que a difusão do som se restrinja única e exclusivamente ao perímetro do lago.

*Nota: A expressão “da Redação” aparecerá no BABEL.com sempre que indicar a republicação na íntegra de matéria recebida através de assessoria de imprensa.

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60