Exposição virtual retrata imigração alemã no Brasil

Criado por Letícia Castro em em 04/08/2014

Foto: Acervo Instituto Martius-StadenFoto: Acervo Instituto Martius-Staden
Por Ana Alice Vercesi

Um rico acervo de fotografias, ilustrações, mapas, dados e documentos retrata o primeiro desembarque e o primeiro assentamento oficial de imigrantes alemães no Brasil. E o melhor: tudo ao alcance de um clique. O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão lança a exposição virtual “Viagem por uma São Paulo Alemã: do primeiro assentamento a 1930”.

O material permite conhecer a trajetória dos primeiros colonos e suas ocupações iniciais, as inovações e empreendimentos trazidos pelos imigrantes à cidade, as diferentes experiências religiosas aqui partilhadas, a vida comercial, aspectos sobre educação, saúde e a vida cultural, os acontecimentos durante a Primeira Guerra e Revolução de 1924 e a expansão rumo ao interior do Estado.

Esta é a terceira exposição virtual promovida pelo Instituto Martius-Staden, uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Elas podem ser visualizadas no site do Instituto (http://www.martiusstaden.org.br/). Já o acervo do Instituto, que também é aberto ao público, pode ser visitado de segunda à sexta, das 8h às 16h, na sede localizada dentro dono Colégio Visconde de Porto Seguro (unidade Panamby), na Rua Itapaiúna, 1.350, em São Paulo.

Escreva um comentário