Conheça a CG Filmes: um sonho projetado na telona

Criado por Letícia Castro em em 29/01/2009
O tamanho de um sonho. É possível delimitar essa força motriz detentora da vontade humana? Todos os dias, ao acordar, o ser humano só tem um pensamento: conseguir realizar seus sonhos em meio às obrigações do dia-a-dia. Ele pode ter a forma de uma situação momentânea ou da aquisição de um bem, mas está sempre ali, empurrando para frente. Há quem jogue a vida inteira para o alto por aquilo por que bate o coração. Há quem espera e deixa a vida passar. E há os que encaixam o sonho, sem desculpas, no meio do cotidiano, da maneira que podem, no tamanho de suas mãos.


Os responsáveis pelas produções da CG Filmes

É o que fazem Rozangela Melo e Cleiton Guimarães, em Viamão, RS, em nome de sua paixão: o cinema. O casal que já produziu alguns curtas de maneira amadora, mas com muita preocupação com a qualidade e o conteúdo das filmagens – que geralmente abordam temas sociais que convidam à reflexão – envolve a família toda em seus projetos e tem planos de chegar mais longe. No ano passado, participaram do Festival Claro Curtas, com a produção, Ensejo Digital. Há algumas semanas, o Babel se deparou com essa lição de perseverança e traz hoje, em primeira mão, a saga da família que persegue a sétima arte. Ao melhor estilo Cinema Paradiso, Rozangela e Cleiton nos contam agora um pouco de sua história. Vamos a eles.

Ensejo Digital, participante do Claro Curtas, 2008

BABEL.com: O que representa o cinema na vida de vocês?

Cleiton Guimarães: Cinema é nossa paixão, na maior parte do nosso tempo livre, estamos envolvidos com cinema, seja assistindo a um filme, pensando em algum roteiro, vendo locações, quando estamos andando pela rua, e respondendo aos comentários que são postados em nosso blog, o CG Filmes.

B.com: Como começou tudo? Desde quando há esse interesse na área?
C. G.: Desde o inicio do nosso casamento, assistimos a muitos filmes e sempre comentamos sobre o roteiro, a edição e o som. Em meados de agosto de 2008, tomamos a iniciativa de comprar uma filmadora, pois já tinhamos o computador em casa. Comecei então a ensaiar pequenas edições no computador com vídeos de teste, usando apenas fotos com música. A Rozangela é apaixonada por escrever, inspirada em muitos livros, pois adora leitura. Eu sempre reparei nos filmes, na imagem, no som, na parte visual, observando o andamento e o toque do diretor em cada cena. Em setembro de 2008, surgiu então nosso primeiro curta-metragem, chamado: Identidade. Nunca fizemos nenhum curso relacionado a cinema.

B.com: Qual é o papel que desempenha cada uma das pessoas envolvidas nos projetos?
C. G.: Eu, Cleiton, sou diretor, editor e ator, cinegrafista e responsável pelo projeto CG Filmes. A Rozangela é a roteirista, assistente de direção, cinegrafista e responsável pela divulgação. A Larissa Melo e a Aline Melo, nossas filha e sobrinha, respectivamente, são as atrizes-mirim das produções.

B.com: Qual é o equipamento utilizado para as filmagens?
C. G.: Usamos um filmadora Samsung MX10, resolução 720x480i pixels, um computador Positivo Pentium Dual Core 1.8, 512MB de memória RAM e o programa de edição Windows Movie Maker. Gostaríamos muito de adquirir uma filmadora HDTV 1920×1080 pixels sd card, 3 tripés, um kit para iluminação, um curso para o programa de edição Sony Vegas Pro e o upgrade da memória RAM de nosso computador, pois já temos mais roteiros prontos de curtas e um longa.

B.com: Como é a produção dos filmes?
C. G.: Os cenários e locações que usamos até o momento foram: Fazenda João Guimarães (propriedade do meu pai), a nossa casa, o centro de Viamão e alguns pontos turísticos de Porto Alegre, como o Barco Cisne Branco. Os atores são os membros da família. Toda a produção é feita em casa de maneira simples e a partir de nossas conversas.

B.com: Como são escolhidos os roteiros?
C. G.: Gostamos de tratar de assuntos relacionados ao cotidiano, mensagens espiritualistas, positivas, de amizade, sentimentos humanos e principalmente idéias que desenvolvam a reflexão após o filme.

B.com: O que pensam os demais membros da família sobre o projeto?
C. G.: Larissa e Aline gostam de participar e ver no vídeo o resultado. Eu trabalho como comérciário em Porto Alegre e meus colegas me tratam como um visionário e apóiam bastante essa paixão. A Rozangela é professora e passa seu tempo livre divulgando e escrevendo roteiros.

A família já produziu quatro curtas no total e, no momento, está rodando o seu próximo filme que se chamará À procura da verdade (
assista o trailer). Para entrar o contato com Cleiton e Rozangela e saber mais sobre suas produções, acesse o CG Filmes ou mande um e-mail para rozangelamelo2008@gmail.com.

Leia também:
Onde mora a poesia (sobre curta indiano)
“Última Parada 174″: BABEL entrevista o diretor Bruno Barreto

Aqui se fala português
Comentários (47)
  1. Marco comentou, em 29/01/2009:

    Parabéns Leticia, realmente o sonho não tem preço tem determinação e é isso que esta família esta fazendo.
    Muito interessante a entrevista filme e tudo mais.
    Adorei.
    Beijos.

    Marco.

    Responder
  2. Arnaldo Reis Trindade comentou, em 30/01/2009:

    Muito legal essa história Letícia.
    sou apaixonado por cinema,filmes e será que um dia eu conseguirei fazer o que essa familia conseguiu?
    Parabens pela história e agora vou escrever sobre um filme que acabo de rever na Globo, Quase Famosos que é uma espécie de autobiografia de Cameron Crowe,diretor de cinema que eu adoro.
    são 3:26 da manhã aqui, aí provavelmente 4:26, mas estou acordado por causa de dois vícios, cinema e teu blog.

    Abraço
    beijo e parabéns de novo, cada dia melhor isso aqui.

    Responder
  3. Viviane Righi comentou, em 30/01/2009:

    Eu já passei antes pelo blog da Rozangela e do Cleiton e sempre admirei o que encontrei lá, principalmente a garra e a determinação com as quais realizam seu sonho. Parabéns a eles pelo feito inovador e parabéns a você, Letícia, pela iniciativa de divulgar um belo trabalho como o que eles fazem.

    Abraços!

    Responder
  4. Wander Veroni comentou, em 30/01/2009:

    Oi, Letícia!

    Ôh, que coincidência! Dois compadres falando de cinema…hehehe. Se fosse combinado não sairia melhor…hehehe

    Lê, a Rosângela visita o Café freqüentemente. Daí, quando fui retribuir a visita, me deparei com uma proposta tão legal, tão interessante, que chega até me emocionar.

    Parabéns a você por trazer uma pauta tão rica, cheia de histórias e bons personagens da vida real. O exemplo que fica é que nunca devemos abandonar um sonho, por mais que haja adversidades ou limitações. Ôh, faço o convite para que ano que vem a Rosângela e o Cleiton levem os curtas para a Mostra de Tiradentes, em MG.

    Além do evento ser gratuito, lá eles poderão fazer uma série de oficinas para aperfeiçoar o dom e fazer vários contatos profissionais.

    Parabéns pela matéria, pela entrevista e pela excelente pauta!

    Beijos

    Responder
  5. Tico Esteves comentou, em 30/01/2009:

    Linda a história e chamar de post é pouco. Esse é o típico texto em que dizemos:

    Que belo ARTIGO!

    Lindo mesmo!

    Parabéns minha amiga, bjs!

    Responder
  6. Online na wb comentou, em 30/01/2009:

    Olá Letícia, deixei um comentário através do Openid mas não sei deu certo. Abraços

    Responder
  7. DANY Z... comentou, em 30/01/2009:

    Oi Letícia,

    Sabe, é tão bom ler, ouvir ou ver histórias como estas em que pessoas vão atrás de seus sonhos e persistem sempre até que um dia o realizam… E quando este dia chega, não há sacrifício que não seja recompensado…

    Parabéns pelo blog…

    Um ótimo final de semana para vc…

    Bjs!

    Dany Z.

    Ps.: Não sei se deu certo o outro comentário, por isso estou reenviando, qualquer coisa, é só deletar este…

    Responder
  8. Leandro Vitor comentou, em 30/01/2009:

    Fui lá conhecer o blog do CG Filmes!

    Responder
  9. CG Filmes Cleiton Guimarães comentou, em 30/01/2009:

    Letícia

    Ficamos extremamente emocionados ao ver nossa história contada aqui. Qualquer outra coisa que escrevermos aqui é pequena e não consegue descrever o que sentimos ao ver nosso trabalho exposto dessa maneira fiel e carinhosa por você!

    Muito Obrigado!
    Cleiton Guimarães & Rozangela Melo
    CINEMA AQUI É PAIXÃO
    http://www.cgfilmes.blogspot.com

    Responder
  10. Rosana Marcondes comentou, em 31/01/2009:

    Parabéns a essa família que de uma forma tão bonita faz com que o cinema fiquei vivo e se renove. Adorei o artigo e a entrevista.
    Beijos

    Responder
  11. Mayara Silva Couto Maior comentou, em 31/01/2009:

    Nossa senhora….o curta é lindo! Não sei se entendi bem, mas a menina é cega e o pai adpatou o computador pra ela? É isso mesmo? Gente, foi a coisa mais linda que já vi num blog. Parabéns a essa família que vive cinema em todos os sentidos e a você pela matéria.

    Responder
  12. Inez comentou, em 31/01/2009:

    Parabéns Letícia pela entrevista com o Cleiton e a Rozangela, excelente.
    Parabéns pelo blog está ótimo, bem organizado e bastante interessante.
    Bjus

    Responder
  13. Elaine Reis comentou, em 31/01/2009:

    Muito bom o seu blog Leticia, mto linda a história!!!
    bjs
    http://nana-reis.blogspot.com/

    Responder
  14. João Alcântara Machado comentou, em 31/01/2009:

    Ao ler esse belíssimo artigo lembrei-me da frase do Glauber Rocha, que era mais ou menos assim: Cinema é uma ideia e uma câmera na mão. Parabéns a vc ter trago essa excelente pauta no blog e a família por mostrar que o cinema se renova sempre. O curta é digno de um prêmio. Abraço

    Responder
  15. grupo gauche comentou, em 31/01/2009:

    Aeeee Lindo o reconhecimento e linda a entrevista! Leticia parabens e o pessoal da CG filmes, Rozangela, BRAVOOO! Que continuem conquistando muitas coisas! um abraço da galera do Gauche pra vcs

    Responder
  16. Felipe Ferraz,Prazer xD comentou, em 31/01/2009:

    Não gostei muito naum.

    Responder
  17. kbritovb comentou, em 31/01/2009:

    Interessante até

    Responder
  18. Rozangela comentou, em 31/01/2009:

    Deixei um comentário no post ” Acordo ortográfico”
    Beijinhos!!

    Responder
  19. x3 comentou, em 31/01/2009:

    sem duvidas parabéns, continuee !
    e parabéns pelo empenho e convicção!
    http://x3crise.blogspot.com/

    Responder
  20. Marcelo Leite comentou, em 31/01/2009:

    Muito bem!
    Jornalistas que nao lêem aqui, perdem pontos com a profissão!

    Responder
  21. Nathália :) comentou, em 31/01/2009:

    nossa, muito bom! Essa história eh um exemplo!

    Responder
  22. Avassaladoras Rio comentou, em 31/01/2009:

    Querida amiga avassaladora… Rosangela… Já somos fãs do CG e adoramos a ideia dos curtas.
    sucesso!
    venha nos visitar e votar no TOP 30
    http://avassaladorasrio.blogspot.com

    Responder
  23. Daniel A. S. comentou, em 31/01/2009:

    É verdade, o que move o ser humano é a vontade de realizar seus sonhos.

    Um abraço!

    http://daniel.a.s.zip.net

    Responder
  24. Leo Pinheiro comentou, em 31/01/2009:

    Pq se chamavam homens – e mulheres ;) - tb se chamavam sonhos e sonhos não envelhecem

    Tb sou da área e sei o quanto produção cultural aqui na Suíca é difícil…

    Mas a gente chega lá! Forza!

    Responder
  25. Suellen Nara comentou, em 31/01/2009:

    Ótima entrevista.
    Não cheguei a ver o video por motivos técnicos no meu pc.
    Tentarei voltar uma outra hora, ou nao.

    É interessante a idéia de fazer um filme sobre aquilo que você gostaria de guardar pra vida toda. Além de ensinar e inspirar as pessoas que assistem.

    Abraço.

    Responder
  26. Gabriel Henrique comentou, em 31/01/2009:

    Eu já passei no blog deles, e é realmente íncrivel o trabalho deles…Uma determinação, que raros tem…
    Parabéns pela história, pela entrevista, e pelo blog…
    E também a Rozangela e ao Cleiton…
    Abraços…

    Responder
  27. Fábio comentou, em 01/02/2009:

    Caramba , Rozangela que trabalho maravilhoso!!!!!!
    fiquei apaixonado pelo o seu blog , até a escolha musical é perfeita.
    parabéns!!!!!!!

    Responder
  28. Groo comentou, em 01/02/2009:

    Eu deixei um comentário no blog CG filmes, onde expressei minha admiração pelo trabalho realizado por vocês, mesmo que eu não seja um dos maiores fãs de cinema ( mas “O Corretor” é bem legal).

    O bacana da internet é isso: podemos escrever, desenhar e fazer filmes sem intermediários para divulgação e distribuição. Isso é o mais fascinante da internet.

    A entrevista está muito boa, méritos também à jornalista! Parabéns à CG filmes!

    abs

    Responder
  29. Hora de Baixar comentou, em 01/02/2009:

    Legal a história.
    Muito boa a entrevista filme e tudo mais.
    Parabéns.

    Beijos.

    Responder
  30. Fernanda Maria comentou, em 01/02/2009:

    Oi,
    Gostei muito do post e do blog…sabe que ja tinha ouvido falar desse projeto? verdade,acho muito lega, o que fazem e torço pra que eles cresçam e tenham muito sucesso.
    Parabens pelo blog

    Responder
  31. Celso R. Costa (Digo) comentou, em 01/02/2009:

    Muito boa a entrevista Letícia. A história desta família é igual a de muita gente por aí. A diferença é que eles estão colocando a mão na massa, com os equipamentos que possuem.

    Responder
  32. Marcus Alencar comentou, em 01/02/2009:

    Muito interessante a entrevista, melhor ainda é a paixão pelo cinema aliada a inciativa mais do que merecedora de aplausos. Longa vida ao projeto do pessoal da CG Filmes, aproveitem da melhor forma possível esse espaço que é a internet.
    Parabéns a Letícia pela entrevista.

    Responder
  33. Carlos Junior comentou, em 01/02/2009:

    Parabens mulher

    realizei o meu ano passado tb

    Responder
  34. Canto do Lufa comentou, em 01/02/2009:

    É verdade o sonho não tem preço!

    A persistência e foco são cruciais

    Responder
  35. Manúh =* comentou, em 01/02/2009:

    putz parabéns vc escreve mt bem

    siga em frente com determinação! *_*

    bJO

    Responder
  36. Felipe Ferraz,Prazer xD comentou, em 01/02/2009:

    Parabéns …admiro muito essa ligação que tem com cinema..

    meus parabéns.

    http://felipeferraz.blogspot.com/

    Responder
  37. Cris comentou, em 01/02/2009:

    Muito interessante isso! Eles fizeram bem ter/fazer essa iniciativa com o que eles mais gostam, produzindo curtas. Também amo cinema! Adorei o seu blog, porém logo ao entrar tem uma “musiquinha”. Não que seja chata, mas queria parar e na hora não achei o player para parar. Não que eu queira parar por parar a música, mas no momento estou escutando outra música e fica estranho sua música e ao fundo uma legião urbana, certo? Depois de um tempo encontrei o tal player, mas nem parece um player, é muito pequeno. Seus leitores agradecem. Bjocas,
    Cris.

    Responder
  38. LETÍCIA CASTRO comentou, em 01/02/2009:

    Ô meu povo distraído!!! Cris, a primeira frase, logo abaixo do título, diz: desabilite a música aqui! Nem precisava procurar, né? Bastava ler.
    Mas, tudo bem, fazer o que?
    Beijos!

    Responder
  39. LETÍCIA CASTRO comentou, em 01/02/2009:

    Eu tb agradeceria que alguns leitores tivessem mais atenção, assim como tem disposição de atirar uma pedrinha, sem ter razão.
    A gente pode combinar assim, tá bom?
    ; )

    Responder
  40. Móó legal comentou, em 01/02/2009:

    q bacana!
    acho muito legal cinema e é bem bacana isso q vcs tem feito!
    legal!
    parabéns!


    http://www.moolegal.wordpress.com

    Responder
  41. KaKa Fuinha comentou, em 01/02/2009:

    adoro historias de gente que foi atras do seu sonho… são uma inspiração pra quem procura algo
    um exemplo como disse um cara ali em cima

    xD

    http://blogdatolinha.blogspot.com/

    Responder
  42. Ananda comentou, em 01/02/2009:

    é uma pena pessoas assim não ter o valor que merece
    :]

    http://opniaoinutil.blogspot.com/

    Responder
  43. Milouska comentou, em 02/02/2009:

    Olá, Letícia!

    Um relato de como se realiza um sonho.
    Como diz um poeta português: “o sonho comanda a vida”.
    Um beijo,

    Milouska

    Responder
  44. Equipe Conquistadores comentou, em 02/02/2009:

    Parabéns para eles. Eu estive veja o blog e fiquei bem interessado. Eu até perguntei sobre se eles aceitam roteiros. Estou desenvolvendo alguns e vou mandar para eles. Muito legal a idéia.

    Responder
  45. Pingo de Leite comentou, em 02/02/2009:

    Parabéns pela iniciativa, vcs são a prova viva de que os sonhos devem ser “perseguidos” até alcançá-los… Vcs animam pessoas que desistiram de muitas coisas, muitos sonhos com essa iniciativa…
    Obrigada pela visita ao meu blog (http://pingo-de-leite.blogspot.com)

    Responder
  46. Elaine Reis comentou, em 02/02/2009:

    Parabéns pelo blog, te indiqueei o selo OLHA
    QUE BLOG MANEIRO. Espero que goste passa no meu pega-lo
    http://nana-reis.blogspot.com/

    Responder
  47. Avassaladoras Rio comentou, em 01/03/2009:

    Querida amiga avassaladora…
    Já conhecemos otrabalho do pessoal do CG e gostamos muito, tanto qeu seguimos o blog!Mais uma vez parabens pela iniciativa de apoiar e divulgar gente talentosa….
    venha nos visitar tb, já somos suas seguidoras!

    Responder

Escreva um comentário