Lanche saudável na volta às aulas

Criado por Letícia Castro em em 10/02/2014

lanche-escola-saudavelO lanche ideal deve conter um alimento de cada grupo: carboidratos, proteínas e vegetais

da Redação*

Com a volta às aulas, os pais devem atentar para os lanches que as crianças e os adolescentes consomem no intervalo dos estudos. A alimentação saudável é a responsável por garantir o crescimento, o desenvolvimento e a saúde infanto-juvenil. Além disso, previne a ocorrência de doenças como diabetes, obesidade, pressão alta, anemia e até mesmo alguns tipos de câncer.

A nutricionista da Medicina Preventiva da Unimed Porto Alegre, Paula Barbosa Corrêa, explica que um lanche equilibrado reúne um item de cada grupo de alimentos: energéticos (pães, bolos, biscoitos ou cereal matinal); construtores (leite, iogurte ou queijos) e reguladores (frutas ou sucos de fruta).

Ela aconselha os pais a aproveitarem o momento de preparar a lancheira para explicar aos filhos a necessidade de se alimentar bem. “Paciência, persistência e dedicação resultam em crianças mais saudáveis e mais flexíveis na hora da comida”, destaca a nutricionista.

Paula indica estabelecer um acordo com os jovens e reservar um dia da semana para a cantina. Nos casos em que a alimentação na escola é inevitável, ela orienta a escolha por sanduíches, suco natural e iogurte ou vitamina. “Mesmo se alimentando na cantina, os lanches podem ser mais leves e nutritivos, é uma questão de escolha por parte dos jovens”, completa.


Confira, a seguir, algumas dicas para ajudar a equilibrar a refeição da meninada:

- Estimule o consumo de frutas: ofereça três frutas diferentes ao longo do dia, selecionando principalmente as da estação e respeitando o gosto da criança

- Dê preferência aos óleos vegetais e gorduras derivadas do leite. Leia os rótulos e evite alimentos que possuam gordura vegetal hidrogenada (gordura trans)

- Seja persistente: insista na oferta do mesmo alimento, em apresentações diferentes. Para aceitar um novo alimento a criança precisa experimentá-lo, pelo menos, de 8 a 10 vezes

- Elimine os conservantes: prefira alimentos naturais, sem adição de açúcar e leia o rótulo das embalagens para não oferecer à criança alimentos que contêm aditivos e conservantes artificiais. Há praticidade nos alimentos industrializados, mas devemos evitá-los para ter uma vida saudável no futuro

- Faça em casa: monte a lancheira com bolos e biscoitos preparados em casa, utilizando farinha integral, farinha de aveia, farinha de linhaça e acrescentando frutas

- Invista nos lanches naturais: prepare sanduíches com alface, tomate e cenoura, entre outros

- Explore sua criatividade: use a imaginação e faça kits com cores variadas

- Evite refrigerantes e refrescos em pó: prepare sucos no liquidificador. Mamão com laranja, maracujá com acerola, melancia, melão, limão e abacaxi com hortelã são combinações saborosas e refrescantes

- Armazenamento: além da lancheira térmica, pode-se usar o papel alumínio para embalar lanches e frutas. Outra dica é preparar o lanche logo cedo, pouco tempo antes de a criança sair. Leites e sucos podem ser armazenados em garrafas térmicas

- Higiene: é importante higienizar diariamente a lancheira com álcool, água e sabão.

*Nota: A expressão “da Redação” aparecerá no BABEL.com sempre que indicar a republicação de matéria recebida através de assessoria de imprensa. O texto passará por revisão, antes de ser apresentado aos leitores deste blog.

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