Agora que o ano começou: O que você espera de 2011?

Criado por Letícia Castro em em 09/03/2011

Bom, agora que a Beija-Flor já ganhou o campeonato (de novo?) e o Carnaval já (quase…) terminou, é hora de começar o ano. E aí, fica a pergunta: o que você espera de 2011? Se começou o ano meio confuso com essa história de Carnaval em março, amigo, réveille-toi! Exatamente, o dia de Réveillon é hoje e é para valer.

No plano prático, todos já temos alguma coisa determinada, reservando espaço para as “surpresas” que a vida traz. À parte do que já está escrito (comprar carro novo, terminar os estudos, se casar, etc etc), 2011 é uma folha em branco e isso me lembra um tema de redação de vários anos atrás da FUVEST: “É dia do seu 18o. aniversário. De presente, você recebe uma folha em branco: o que vai escrever nela?” Ou algo assim. A redação nota 10 (segundo o professor de português do ETAPA) resolveu a questão assim: “Tic-tac, tic-tac, tic-tac, tic-tac, tic-tac… BUM!” E você, o que pretende fazer?

Eu começo todo ano querendo fazer a diferença. Nâo é demagogia, até porque fazer diferença na vida dos outros ou no planeta (e lutar pela paz mundial, como diria qualquer Miss Universo que se preze) não nos compete, ao menos em termos de planejamento. Há que se contar com o livre-arbítrio e o desencadeamento dos acontecimentos, nossos e deles, raras vezes o permite.

Então, eu tento lay it low. Onde dá para fazer a diferença? Levantando uma hora mais cedo e indo fazer aquela super caminhada naquele maravilhoso parque perto de casa? Prestando atenção se estou sorrindo mais ou menos durante o dia? Dando um animado “bom dia” a todos indistintamente (e eu espero que você faça isso a todo instante!)? Pensando duas vezes, respirando fundo antes, passando a mão no telefone para dizer: “Eu te amo!”?

Que clichê, não? E quem é que vive sem eles? Enfim, há algum tempo uma mensagem me acompanha por aqui, por ali, pelo éter. “Let go“, ela diz. Na verdade, nos últimos tempos, era mais um “Let go, you moron!“, mas, agora, anda assim: “Way to go, girl!”. Percebe a diferença?

A verdade é que não há o que se fazer. Você planeja, propõe e deixa tutto a posto. Mas, sabe o que vale mesmo? Aqueles momentos em que a vida te tira o fôlego, diria outra frase que rola por aí. E para esses, amigo, há que preparar-se. Ah e como!

O primeiro passo é cuidar de si mesmo “mesmo”! Sabe por que? Porque tudo o que importa na vida vem de dentro para fora. Não adianta esperar que isso ou aquilo aconteça. A felicidade não é feita de momentos, como reza o populacho. Ser feliz é uma constante perene e diária. Você decide assim e liga ou desliga o interruptor. É auto-ajuda, mas, amigo, no final, é você com você mesmo. Portanto, se pretende fazer desse curto espaço de 365 dias (bem menos a essa altura) algo diferente, comece pelo próprio umbigo, ou nariz, ou cabelo, como eu vou fazer amanhã. Mas, olhe para si e não pense que não dá para virar à esquerda dessa vez, porque os passos são seus.

Sabe no que eu acredito? Já há algum tempo, venho acreditando na força do desejo bom. É um conserto que tenho com Deus. Tenho percebido que, quando tenho um desejo muito forte e ele é bom, para o bem, Deus me traz esse presente e o traz de maneira melhor do que aquilo que eu havia pedido originalmente. Portanto, deseje! Mais que planejar, sonhe, deseje e prepare-se. Se for bom, há de ser de lei. Experimente para ver.

Se quiser uma ajuda para as primeiras e tímidas resoluções, te deixo aqui um “presente de Ano Novo”. Um poema de Fernando Pessoa (e quem resiste?) que já me salvou algumas vezes e me fez me lembrar quem eu sou, colocando um chão embaixo dos meus pés. Se ainda não o conhece, fico feliz pela grata surpresa que você terá. Se já foi agraciado com esse momento mágico, viva-o de novo. Afinal, não é todo o dia que temos a chance de nos depararmos conosco mesmos depois de um longo caminhar buscando o que não nos convinha.

O meu desejo é que 2011 te traga exatamente o despertar que Pessoa nos brinda, com sua pena generosa, nesta obra-prima da poesia mundial (clique aqui). Bom Réveillon para você.

Quer ficar por dentro de tudo o que rola aqui no Babel? Siga-me no Twitter! Se quiser, também podemos ser amigos no Facebook! Eu vou adorar!

Ah, a sua praia é o vídeo? Então, inscreva-se no nosso canal no YouTube e veja tudo o que o Babel está rodando por lá. Estou te esperando!

E participe da campanha: #euqueroganharalola e você vai me ajudar! Ajude esta “calorosa” jornalista a ganhar uma cachorrinha! Saiba de tudo aqui. :D

Aqui se fala português.
Comentários (6)
  1. Fábio C. Martins comentou, em 10/03/2011:

    Letícia, também penso da mesma forma. Fazer o dia ser um “novo” dia. Tentar coisas novas, se descobrir, mesmo que ao final, você descubra que poderia ter feito diferente, mas que naquela hora não havia melhor escolha. E assim, aprendendo o que devemos ou não fazer.

    Para 2011 eu espero um recomeço, uma nova jornada, nem que pra isso eu precise aprender a andar novamente. É isso que eu espero, pois, quando ao final chegar, saberei exatamente do que sou capaz.

    Beijos e obrigado pelo poema! Excelente é pouco!

    Responder
  2. Wander Veroni comentou, em 10/03/2011:

    Oi Lê!

    Hoje, 2011 começa oficialmente. Acho que os os primeiros que antecedem o carnaval é uma avant premiere do que pode ou deve acontecer daqui pra frente. É como vc disse: todos os dias, ao acordamos, temos uma folha em branco para escrever a nossa própria história. Também faço a minha força daqui para ter um ano repleto de realizações, que possa fazer a diferença no mundo e em mim mesmo.

    Sei não, mas pelo menos para mim, 2011 é o ano da mudança. Afinal, tudo muda o tempo todo.

    Saudades de passar aqui no Babel, cumade!

    Beijos,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  3. Mayara Caparroz comentou, em 10/03/2011:

    Oi, Lê!

    Excelente texto, como sempre. :)
    Ano novo começando e todo mundo meio que “viajando” ainda, meio sem noção do que fazer, hehe.
    Para mim, 2011 é um ano de muitas mudanças e principalmente, um ano para eu “crescer”. Sabe, terminei o Ensino Médio ano passado e estou à procura de um lugarzinho no mercado de trabalho, para FINALMENTE poder realizar o meu sonho de ir para a faculdade – cursar jornalismo, lembra? rs.
    Bem, chega de falar de mim ou desse futuro que nos espera! Vamos aproveitar ao máximo o presente, ou melhor, essa vida maravilhosa que, mesmo quando não percebemos, passa muiiiito rápido.

    Um beijão para você, minha comadre! :)
    http://aterradeninguem.blogspot.com

    Responder
  4. Edegard comentou, em 10/03/2011:

    Ola Amiga
    Adorei a sua matéria, eu tenho em mente que tenho que ser melhor a cada instante que vivo, não importa as diversidades.
    Beijos

    Responder
  5. Mikasmi comentou, em 10/03/2011:

    Olá Letícia

    Começa hoje o 2011? Quer dizer que para vocês o ano tem menos uns tantos dias? Que bom!rsrsr

    Volta e meia sigo o seu conselho, decreto um dia completamente dedicado a mim mesma, para me compensar do que me faço de mal.

    O meu desejo para 2011 vem sendo o mesmo há já uns anos, é um desejo forte que tem custado a concretizar-se, mas vai indo devagarinho, tenho esperança que vou lá chegar.
    Desejo-lhe um ano pleno de sucessos.
    Abs

    Responder
  6. LETÍCIA CASTRO comentou, em 12/03/2011:

    Ô meus amigos queridos, vocês sabem o quanto eu adoro encontrá-los todos por aqui, né? Vamos lá, um por um:

    Fá querido, se quiser, pode me dar a mão e passamos pelos bocados mais difíceis desse novo caminho, viu? Também estou aqui para as vitórias que você inevitavelmente irá angariar a cada dia desse ano novo. Conte comigo!

    Compadre, meu amor, já está sendo um ano libertador para todos nós, não é mesmo? Estamos a caminho da nossa evolução e os passos tem pressa. Tenho o privilégio de dividir esses momentos com você e sim, fazia muito tempo que você não passava por aqui, ai ai ai…

    Minha comadrinha querida, pois é! E quando é que você vai deixar essa jornalista sair de vez de dentro de você? Quanto mais você a aprisionar, com mais força ela via explodir no seu coraçãozinho, portanto, não demore. Peça, mas peça com muito desejo e a porta vai se abrir. Você sabe do que eu estou falando. Quanto a mim, no que precisar, estou aqui, tá bom? :D

    Isso mesmo, Edegard, meu amigo querido, melhorar sempre. Vigiar e agir no bem, não é mesmo? Nós dois compartilhamos esse pensamento já faz tempo. ;)

    Emília, minha amiga do além-mar, pois é, você vê como são as coisas aqui? rs O brasileiro espera o Carnaval primeiro e aí, sempre dizemos: O ano só começa depois do Carnaval. Enfim, idiossincrasias. rs Eu tenho certeza de que você vai chegar lá e a sua paciência e sabedoria vão ajudá-la a superar cada dia até o grande momento da sua realização. :)

    Amores, um beijo enorme em cada um de vocês e o dia ficou mais alegre com a sua visita. Adoro vocês!

    Responder

Escreva um comentário