Retrospectiva Babel 2008: os posts mais comentados e mensagem especial de fim de ano

Criado por Letícia Castro em em 30/12/2008

O ano de 2008 marcou o nascimento do BABEL.com. E, de março até agora, 146 posts foram publicados por aqui – entre notícias, artigos, crônicas – em cinco idiomas, com mais de 2400 comentários. Para celebrar estes nove meses de vida, o Babel faz hoje uma retrospectiva, com uma seleção de artigos, dos mais variados temas. Também estão os posts mais lidos por idioma e algumas participações do Babel no projeto Blogueiro Repórter do diHITT. Confira agora os posts que mais agradaram aos leitores ao longo do ano e não se esqueça de deixar seu recado no final. Boa leitura!

Retrospectiva Babel 2008

Março – Em seu mês de nascimento, o Babel traz à tona a questão do problema do trânsito de São Paulo e de como o investimento no transporte público, especialmente o metrô, pode ser a solução para o caos da cidade. Além disso, o post número 1 do nosso blog e a razão de ser desta salada de propósitos e línguas. Antecipando o megaevento do ano, o Babel também esclarece por que os chineses gostam tanto do número 8 e o que o algarismo representa na cultura popular do país.

Abril – A situação dos índios e o direito à terra ganham espaço para a ocasião do dia 19 de abril. Afinal, como devem ser considerados os nativos do Brasil é a questão que o Babel levanta. Já que estamos tratando dos problemas da terra, uma crítica ao mau uso da língua portuguesa na blogosfera que virou discussão entre os leitores e acabou se disseminando por várias blogagens rede afora. Não podia passar em branco também a comemoração dos 200 anos da chegada da família real no Brasil, com uma entrevista bem-humorada com o líder que motivou a mudança de lá e de cá.

Maio – A América do Sul cria o bloco da Unasul para se fortalecer diante da tendência de aglomeração dos países do planeta. Durante o mês, está nas telas o filme “Homem de Ferro”, inspirado no herói dos quadrinhos da Marvel, com o ator Robert Downey Jr. no papel protagonista.

Junho – Em 05 de junho, comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Para homenagear a data, nada melhor do que pensar em cuidar bem do planeta e o Babel embarca numa onda ecológica, com dicas para o melhor aproveitamento dos recursos e materiais dentro de casa. No dia 18, a imigração japonesa completou 100 anos de chegada no Brasil e o blog comemora a data com os amigos nipônicos. O mês também é significativo em termos de blogagem, pois em junho o Babel começa a série de análise das redes sociais que permitem divulgação para sites e blogs. Além das redes, leia os demais posts sobre dicas e tudo que se refere a este universo no link correspondente.

Julho – O Babel conta a história do profeta e poeta Gentileza que eternizou suas mensagens pintadas em pilastras, na cidade do Rio de Janeiro. As frases chegaram a ser cobertas pela prefeitura, mas foram restauradas devido à iniciativa de professores e estudantes universitários e agora fazem parte do conjunto do patrimônio da capital.

Agosto – Olimpíadas de Pequim. O mundo parou para ver como os chineses tratariam o maior evento esportivo do planeta, dentro de um clima de pouca liberdade individual e num sistema político de cerceamento. Na cobertura dos jogos, o Babel faz o inusitado: copila uma a uma todas as fotos dos medalhistas de ouro dos países participantes e monta um incrível quadro de medalhas ilustrado. Vale a pena ver! Festa em Pequim, xenofobia na Itália. O governo Berlusconi persegue os ciganos, numa tentativa de identificá-los segundo critérios raciais, para o horror do resto do mundo.

Setembro – Um exemplo de superação. Assim foram as Paraolímpiadas de Pequim em que o Brasil conseguiu sua melhor classificação na história dos jogos, com um honroso nono lugar e uma chuva de medalhas douradas. Para celebrar os campeões, um novo quadro de medalhas ilustrado, desta vez, apenas com os heróis nacionais. O Babel também cobre a exposição em comemoração aos 50 anos da bossa nova, no Ibirapuera, e o aniversário de 75 anos do Mercado Municipal de São Paulo. Ainda em setembro, chegamos ao centésimo post!

Outubro – O Brasil vai às urnas para eleger novos prefeitos em mais de 5500 municípios. Ainda neste mês, o Babel conversa com o diretor Bruno Barreto em uma entrevista sobre a indicação de seu filme “Última Parada 174” para tentar concorrer ao Oscar.

Novembro – O Museu da Língua Portuguesa é o único no gênero a congregar em um só lugar a história do idioma, como ele se desenvolveu no Brasil e a trazer exposições dos maiores nomes da literatura lusófona. Sem dúvida, parada obrigatória para os que falam e apreciam a língua.

Dezembro – O Babel fecha o ano com chave de ouro, participando como palestrante do II Congresso de Comunicação da Revista PQN. Todos os detalhes abaixo.

A Babel

Os artigos em outras línguas também tiveram vez entre as postagens do Babel e abaixo estão os mais populares, cada um em seu idioma.

Il mio rapporto con Italia: l`amicizia tra i fogli del basilico é uma crônica sobre amizade sem fronteiras e recordações culinárias da Itália.

Antes do estalar da crise, o Babel faz uma reflexão sobre o estranho e simbólico episódio da queda no palco, pelo segundo ano consecutivo, da Miss Estados Unidos, em pleno concurso de Miss Universo. Em The rise and fall.

A língua de Piaf não poderia faltar e para celebrá-la, nada melhor do que música. Em francês, de origem tupiniquim.

A banda mexicana Maná veio ao Brasil para uma série de shows em três capitais do país. E o Babel registra tudo.

Blogueiro Repórter

O Blogueiro Repórter, do diHITT, também marcou presença pelo blog, já que o Babel cuidou da edição do projeto por pouco mais de um mês. Abaixo, dois artigos publicados por lá.

Para quem ainda não conhecia o blog, fica uma mostra do que foi feito por aqui durante o ano. Para os “frequentadores regulares”, um agradecimento especial e a certeza de que em 2009, o Babel continuará antenado e multilíngüe, dividindo o que há de interessante com os amigos da rede.

E por falar em 2009…

A EPTV é a emissora afiliada da Rede Globo para as regiões de Campinas, Ribeirão Preto e sul de Minas Gerais e, desde dezembro de 2007, desenvolveu uma mensagem de fim ano, com um vídeo motivador em que se ouve o poema “Receita de Ano Novo“, de Carlos Drummond de Andrade, na voz do ator Lima Duarte (há outras versões com diferentes vozes).

O vídeo já se transformou em viral na internet, mas o Babel o traz a quem ainda não teve a oportunidade de vê-lo para que a mensagem do grande poeta permeie as nossas vidas em cada dia deste novo ano.

E que tudo de melhor aconteça é o que deseja o BABEL.com.

FELIZ 2009!

Crédito do vídeo: YouTube

Comentários (15)
  1. Arthurius Maximus comentou, em 31/12/2008:

    Desejo a você muito mais sucesso e conquistas nesse ano que se inicia. Talento e qualidade não faltam.

    Um abraço.

    Responder
  2. Jorge Fortunato comentou, em 31/12/2008:

    Letícia
    Todo final de ano eu envio A Receita de Ano Novo para os meus amigos. Já é uma tradição. Descobri este poema de Drummond nos anos 90, através de uma colega de trabalho. Mais uma vez feliz ano novo e sucesso para o nosso BABEL.
    bjs
    Jorge

    Responder
  3. Luciano comentou, em 31/12/2008:

    Parabéns ao Babel.com!
    Mesmo, ainda, tendo uma curta trajetória (não completou nem um ano de vida) conseguiu consolidar-se, com muito êxito na “blogosfera”, arregimentando diversos amigos/leitores.
    Desejo que 2009 multiplique os louros conquistados em 2008, e com certeza estarei aqui para render as minhas homenagens, como faço agora.
    MAIS SUCESSO, MAIS VITÓRIAS E MAIS REALIZAÇÕES!!!
    Um grande beijo,

    Responder
  4. Wander Veroni comentou, em 31/12/2008:

    Oi, Lê!

    Lendo o seu post, por meio da retrospectiva tão completa que você fez, paro para pensar o quanto 2008 foi um ano de trabalho, de alianças, de parcerias. Sei lá, pode até parecer coisa da minha cabeça, mas sinto que 2009 será o ano das realizações…e é isso que desejo para você e para todos os seus leitores: um ano novo que se inicia cheio de realizações!!!

    Adorei o vídeo da EPTV!!! Ficou maravilhoso…UHRUUUUL!

    Beijão,

    =]
    ——————–
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder
  5. Rodrigo Piva comentou, em 31/12/2008:

    Que show de retrospectiva, Lê!
    Me possibilitou ler artigos que não conhecia e reler outros para matar a saudade.

    Tenho certeza que em 2009 seu sucesso vai aumentar cada vez mais, pois tudo o que cuidamos com carinho dá frutos, e os seus serão merecidíssimos!!

    Beijão e um Feliz 2009!!!
    Felice Capodanno!!! :-)

    Responder
  6. Marcelo França comentou, em 31/12/2008:

    Oi Letícia, parabéns bela retrospectiva bem elaborada, quem não viu agora irá ver!

    Parabéns e um ótimo ano novo para vocÊ

    Beijão!
    :D

    Responder
  7. Daniel Leite comentou, em 31/12/2008:

    Seu trabalho é inteiramente fantástico, Letícia. No entanto, serei obrigado a destacar a galeria dos campeões olímpicos de Pequim. Afinal, o resultado foi excepcional, deve ter lhe tomado bastante tempo e, ainda, foi através dela que eu conheci o BABEL.com. Definitivamente, é uma iniciativa que deu certo!

    Parabéns e Feliz 2009, parceira!

    Beijos!

    Obs.: o vídeo traz a mensagem perfeita.

    Responder
  8. Jorge C. Reis comentou, em 31/12/2008:

    Passei para, em cima da hora, desejar um BOM ANO.

    Responder
  9. Guilherme Freitas comentou, em 31/12/2008:

    Letícia, conhecer o seu trabalho esse ano foi uma grata surpresa. O Babel.com é um excelente blog, sempre com novidades e muita cultura. Que seu trabalho em 2009 seja cada vez melhor. Beijos.

    Responder
  10. Edegard comentou, em 31/12/2008:

    Ola Amiga
    Se com 9 meses está tão forte e grande assim, imagine daqui a alguns anos. Meus parábens e de coração muito sucesso porque por tráz do Babel têm uma pessoa muito linda e forte.
    Um grande beijo, muita saúde, paz, harmonia e luz.

    Responder
  11. Daniela Figueiredo comentou, em 31/12/2008:

    Letícia, um feliz 2009, que ele seja muito próspero. Eu te desejo, além de amor, paixão, saúde, paz e felicidade, muita inspiração e criatividade. Persistência nos teus objetivos, força de vontade para realizálos e muita coisa boa.
    Beijos e sucesso, sempre!

    Responder
  12. blogdocatarino.com comentou, em 31/12/2008:

    Parabéns pela excelente evolução do seu blog.
    Tenha um ano novo repleto de realizações.

    Responder
  13. SILVIA comentou, em 01/01/2009:

    Oi filha,

    Acabamos de comemorar o final de um ano e a entrada de 2009.
    2008 foi um ano de grandes conquistas e realizações para você.
    Espero que em 2009 voce conquiste novos amigos e parceiros e que cresça essa amizade que já existe entre esses amigos que jáz parte do seu dia a dia. A você e a todos esses amigos que aprendi a conhecer através dos comentários aqui deixados, desejo de coração muito sucesso, prosperidade, saúde, paz, novos projetos e grandes realizações, tudo isso com as bençãos de Deus e de Jesus Cristo, que Eles iluminem o caminhar de todos vocês.

    beijos do meu coração para os corações de todos vocês.
    AMO VOCÊ minha filha.

    tu mamita

    Responder
  14. André Martins comentou, em 01/01/2009:

    Oi, Lê.. quanto tempo não comento aqui no Babel.. rs.

    Lê, a retrospectiva tá show de bola. Acho difícil apontar o melhor post que li aqui no Babel e digo isso não para massagear o seu ego.. longe disso. É a mais pura verdade! Eu simplesmente adoro o que você escreve.

    Tenha certeza de que você é uma referência para mim.

    Quero te desejar um Feliz Ano Novo. Que 2009 reserve grandes e prazerosas surpresas a você, é o que desejo do fundo do peito.

    Um beijão e sucesso sempre!

    Responder
  15. Atreyu comentou, em 01/01/2009:

    O meu começou em junho eu acho… foi! Deve ter sido, só sei que roubaram a senha e alguém deletou meu blog =(
    Aí comecei tudo de novo em Dezembro! =D
    Conheci o diHITT e prefiro o BLOG que eu tenho agora… rsrsssssrsrsrsrsrs…
    Gostei do seu blog!

    Responder

Escreva um comentário


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 7

Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/babelpontocom/www/wp-content/themes/default/template-pre-footer.php on line 60