Divulgação online – Babel.com analisa as redes Orkut, Linkk, Blogblogs e Rec6/Via6
Desde o sábado passado, o Babel.com traz uma série de posts em que analisa e tenta dar uma idéia aos demais parceiros de redes de propaganda para blogs. No texto de hoje, uma avaliação mais profunda do Orkut, Blogblogs, Linkk e Rec6/Via6. Conheça um pouco mais sobre esses sites e aprenda como usá-los para divulgar o seu blog. No final, o Babel mostra o ranking, adicionando o diHITT, tema da semana passada, dos indexadores que melhor funcionam por aqui. A série completa ficará armazenada na seção “Melhorando o seu blog”, na barra lateral.
Com um número bem amplo de perfis e comunidades interagindo, não demorou muito para que o Orkut também se tornasse uma boa rede de divulgação para sites e blogs. Basta fazer uma pesquisa com a palavra “blog” e aparecem várias comunidades relacionadas, desde aquelas específicas das plataformas (Blogger, WordPress, etc.), até as regionais, separadas por estado ou cidade. A Blogger Brasil “Os Melhores”, com mais de 11.000 usuários, e a Blogger Brasil® Blog, mais de 9.000, são as duas maiores da rede. O único detalhe é que praticamente todos os usuários que fazem parte de uma também estão na outra, o que impossibilita a precisão em relação aos números e variação de participantes.
Para fazer propaganda, os participantes das comunidades podem desenvolver ações como divulgar atualizações e o link do blog, avaliá-los com notas e visitá-los para postar um comentário. No entanto, a impressão que se tem é que a publicidade gerada pelo Orkut é forçada e não espontânea, ou seja, se você não realiza as ações, recebe poucas visitas ou quase nenhuma. E ainda corre o risco de participar da brincadeira e receber os famosos “calotes”, isto é, ficar sem a visita correspondente ao seu blog. Quanto à fidelização, o Babel.com tem tido uma experiência positiva com o Orkut. Cerca de 70% do seu blogroll veio de lá e o contato continua constante e recíproco, o que faz a divulgação pelo meio compensar. O blog ainda consegue transformar a maioria das visitas provenientes do Orkut em leitores regulares. Vale a pena fazer uma busca e inscrever-se na comunidade de sua escolha.
Linkk: um dos que menos faz alarde e mais razoavelmente funciona na blogosfera. O Linkk é um diretório de indexação de notícias colaborativas, que são enviadas e votadas pelos próprios usuários que promovem a sua aparição na página principal do site. Atualmente com pouco mais de 27.000 usuários, o Linkk não oferece dispositivos de interação social ou profissional, além da disseminação e popularização de notícias. Sua função se resume a de vitrine de exibição e busca de informação. Além disso, as opções de funcionalidades para o perfil dos usuários são limitadas, permitindo que os mesmos apenas enviem, comentem e votem nas notícias. O usuário não dispõe, inclusive, da opção de subir um logotipo ou foto no perfil. Contudo, devido ao número elevado de cadastros, o Babel.com tem obtido melhor exposição e retorno de visitas através do Linkk do que do próprio Blogblogs. O resultado, porém, poderia ser bem mais satisfatório se o Linkk promovesse mais interatividade.
Nesta semana, o Babel.com também esteve em apuros com o Blogblogs, pois, devido às reformulações em andamento do site que prometem novas facilidades e melhor desempenho, o Babel desapareceu do indexador e não conseguia fazer o login. Contudo, foi prontamente atendido, ainda que tenha levado algum tempo até a solução definitiva, através dos tickets de ajuda (seqüência de mensagens entre o usuário e a equipe técnica), devidamente registrados e identificados por números. Rec6/Via6: o Rec6, em realidade, é o diretório de indexação de notícias da Via6, uma rede ampla de disseminação de conteúdo profissional online. Para inscrever-se no Rec6, é necessário ter uma conta na Via6 e, a partir daí, divulgar suas notícias. Considerada por alguns o Digg nacional, o principal objetivo dos serviços da Via6 é fazer com que a vida profissional do usuário se aprimore por meio de novos conhecimentos e informações, assim como aumentando sua rede de relacionamentos. “Tais atividades lhe proporcionarão também novos empregos, clientes, fornecedores e parceiros”, como o site define. Com cerca de 308.000 cadastrados, a Via6 é um portal amplo no qual o usuário pode anexar tudo o que considerar relevante a fim de relacionar-se profissionalmente: currículos, documentos, foto (desde que de caráter profissional, fotos pessoais não são aceitas), artigos, notícias e todos os seus dados. Portanto, a Via6 é uma rede social de cunho profissional, mensagens, recados e discussões com conteúdo pessoal não podem fazer parte das comunidades, assim como ofensas e propagandas spam de qualquer tipo. A Via6 esclarece que tais comportamentos implicam a expulsão imediata do perfil do usuário. A razão para o surgimento da Via6 está na teoria formulada nos anos 70 pelo então psicólogo da Universidade de Yale, EUA, Stanley Milgram, conhecida como “Mundo Pequeno” (“The Small World Problem”, nome original da pesquisa em inglês). Nela, Stanley comprova, com 60 indivíduos, que entre uma pessoa e outra existem no máximo 6 graus de separação. A teoria consistiu em entregar a um candidato um pacote que deveria chegar às mãos de um destinatário final, desconhecido do primeiro. A única regra seria passar o pacote adiante para uma pessoa que pudesse de alguma forma entrar em contato com o destinatário e ficou confirmado que a pessoa final foi encontrada por até seis outras pessoas, depois que o pacote foi entregue ao participante inicial. A teoria de Stanley comprovou, então, que cada pessoa precisa de uma corrente social de apenas 6 outros indivíduos para alcançar seus objetivos. Usando a mesma tecnologia, a Via6 procura promover a interação entre os cadastrados, com um jeito inovador de compartilhar temas relacionados ao trabalho. As regras de participação são bem rígidas e todo o conteúdo que entra é monitorado pela equipe técnica. Os usuários também podem votar nas notícias favoritas, fazendo com que ganhem visibilidade e possam aparecer na página principal. No entanto, deve-se ter paciência para adicionar o conteúdo, pois o site restringe o número de uploads por vez, durante algumas horas, para evitar spams. Apesar de já ser uma rede bem estruturada, a publicidade da Via6 poderia ser mais agressiva, pois a maioria dos bloggers, por exemplo, não conhece o sistema, que acaba gerando um número mínimo, mas constante de visitas, pela experiência do Babel.com. Por enquanto, o Babel não teve problemas técnicos de nenhum tipo e, por tudo o que oferece, a Via6 merece ser mais bem divulgada.
Semana que vem: pente-fino no Digg e no Technorati. E não pára por aí, ainda na mira: del.icio.us, Reddit, Central dos Blogs, Dignow e outros. Confiram!
1o. diHITT
Oi, Lê!
Fantástico a sua repotagem sobre os sites de relacionamento que os blogueiros podem utilizar no processo de divulgação.
Excelente, minha amiga. Digna do caderno de informática da Folha. Pode oferecer lá, pq se o editor não comprar ele é um banana que não sabe perceber o bom material que tem…sem brincadeira, liga para os jornais e oferece!
Creio que o Orkut vingou aqui no Brasil pq, no início, a plataforma dele era mto simples – e não tinha tantos recursos como tem hj. Mta gente vê no Orkut uma agenda de contatos e de bilhetinhos com os amigos…é sério!
Mto bacana a sua idéia de criar esta série de reportagens, parabéns!
Bjs,
=]
___________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com
Muito bem detalhada sua análise. Para mim a que está dando mais resultado é o dihitt.
Adorei a análise das principais comunidades da internet.
Apareça no meu blog,
Bjs,
JVinee
Letícia,
Fantástica série! Nos ajudará muito em nossa caminhada. Concordo quanto ao Orkut. Ele cria uma publicidade e visitação forçadas, que de pouco valem para o objetivo de angariar internautas fiéis. Mas espero conseguir reverter este quadro.
Parabéns e continue nos brindando com seus posts, sempre qualificados e interessantes.
http://semfronteirasnaweb.blogspot.com
http://olharalternativodiario.blogspot.com
Leticia,
Visitei os outros sites anunciados e explanados,e fiquei sem duvidas,que o diHITT tem mais qualidade.
E que ela está na forma participativa dos seus usuários,com os seus conteúdos,e no facto do diHITT valoriza-los.
Abraço amiga,
joao
Que pesquisa bem feita, Lê!
Olha, mais uma vez, esse blog está de parabéns!
Realmente o orkut é a coqueluche, rs! Sou viciadinha e sempre tô dando uma espiada pra ver se tem algum recadinho! Pena q as pessoas usam o orkut pra passar virus e tal, mas é o risco que se corre!
Beeeeeeeeeijoooo
Oi,
A-do-rei!!! Não só o post que está bem pesquisado e informativo com também seu blog! Lindo, muito bom!!
Bjs.
nOSSA MUITO BOM!!!
SEU BLOG É D+ , TEM MUITA ENFORMAÇÃO ALEM DE MUITOS TEXTO’S…
BOMS
PRA LER E SE DESTRIR!
MUITO BOM MSM!
10O TEMPLATE MASSA!
OS TEXTOS BEM ESCRITOS!
>>RÁDIO BAGACEIRAhttp://radiobagaceira.blogspot.com/
muito bom seu texto.o blog eh organizado sempre traz bom conteúdo.vlaeu!
Texto legal demais, oferece o panorama completo de cada uma das redes. Vou me ater ao Orkut: o sucesso deste site de relacionamentos se deve à praticidade. Suponho que deve haver outros similares no mundo virtual, mas o fato é que é muito simples criar, compartilhar e entrar em contato. E as inovações (embora algumas sejam inusitadas) também contribuem.
Até mais!
http://pordentrodomundodabola.blogspot.com
http://repercutiu.blogspot.com
Oi Let?cia,
Muito Obrigada pela visita!! Gostei da pesquisa, muito bem elaborada e escrita. Espero que voc? goste do filme!!
J? adicionei o seu blog aos meus favoritos e sempre virei at? aqui para ler seus posts.
Beijoooo
nossa. pesqisa bem elaborada MESMO !
nao tive tempo de ler tdoo… pqe to indo pra escola fazer trab. mas depois eu volto pra terminar…
brigada pelo coment. eh realmente, acho qe tenho qe concordar com vce ! ;]
http://bejomeliga.blogspot.com
mUITO INTERESSANTE!!!Faltava uma materia boa sobre como e quais sao os bons veiculos para divulgar um blog, nao conheco a maioria dessa lista, vou olhar em e cadastrar!
Adoro o diHTT e o blogblogs
bem interessante, eu uso todos citados acima e tenho recebido bom resultado.